A literatura sempre encontra uma forma de chegar a nossas vidas, seja por meio de um amigo, de um programa de TV e agora também pela internet.
No entanto, antigamente as coisas demoravam mais a acontecer, pois a divulgação de textos, livros e contos não era tão rápida quanto hoje, por isso eram promovidos em residências e salões, os famosos Saraus.
Alguns Saraus se limitavam a oferecer aos amigos apenas músicas, outros, porém, levavam um mundo novo através da leitura de poesias e partes de romances. Isso aguçava a curiosidade dos leitores que acompanhavam, de perto, os textos e ainda a vida dos escritores, que por inúmeras vezes liam seus próprios trabalhos.
Atualmente, não temos mais o hábito de promover os tão elegantes e instrutivos Saraus, e em razão disso, muitas escolas e instituições resolveram criar seu próprio Sarau Literário, com a finalidade de levar a jovens e adultos um pouco sobre a obra e a vida de muitos escritores.
Os Saraus atuais geralmente versam sobre autores clássicos, unidos a obras contemporâneas, para que seja feita uma comparação saudável quanto à mudança das ideias, da forma de escrita e muitas outras.
Nas escolas de nível fundamental, os saraus são promovidos para que haja uma motivação maior entre as crianças, já que muitas delas não sentem prazer com a leitura. Com isso, através da leitura de contos, de poesias, de músicas e teatro, as crianças podem perceber que o mundo literário é vasto, e acabam tendo mais ânimo em buscar os livros.
Já nas faculdades e universidades, os Saraus Literários são montados não só para o público de estudantes, mas também para toda a sociedade. Assim, pode-se arrebanhar um maior número de leitores e possíveis simpatizantes da literatura, fazendo com que retomem o hábito de ler através do gosto por poesias e até mesmo romances consagrados que leram na juventude.
Alguns Saraus ainda são promovidos para a divulgação de novos talentos e escritores que estão em início de carreira. Com isso, podem promover suas obras e torná-las públicas, conseguindo patrocínio ou mesmo leitores dispostos a partilhar suas ideias e críticas quanto aos textos lidos.
Os Saraus, apesar de ser quase uma regra, sempre são acompanhados de leituras de textos, mas há alguns que se limitam a deixar amostras em painéis e varais, vários fragmentos de romances, textos, poesias, para que os visitantes tenham acesso às obras, mas sem imposição, para que cada um leia o que tiver vontade.
Para quem é professor, o sarau literário é sempre uma possibilidade de mostrar novos autores e estilos literários aos alunos, sem uma imposição para que participem e fiquem à vontade para escolher os nomes que mais combinam com sua maneira de viver e ver a vida.