De fato, a novela da Rede Globo (Senhora do Destino) não teria a mesma cara e alto nível de amor se não fosse pela presença de Giovanni Improtta, que chegou a organizar inclusive um enredo se samba em homenagem a sua grande amada durante a batalha pelo amor. O filme em si retrata uma história com o mesmo personagem de José Wilker e já causou grande impacto na crítica especializada, positivo e negativo.
História do Filme Giovanni Improtta
Durante a metragem o malandro e contraventor tem um sonho, aumentar de nível social. Há anos vive com a sua amante em delírios de amor e algumas brigas que apimentam ainda mais a vida amorosa. Ele enxerga na morte de um colega a oportunidade que faltava a entrar para um clã compostos apenas por nomes de contraventores que negociavam de forma forte e com diversos contanto do mundo magnata dos cassinos no Brasil, uma atividade considerada ilícita de acordo com a Constituição do país.
Empolgado com a ideia começa a investir na imagem no sentido de entrar para o corpo do clube com maior nível de badalação dentro da sociedade. Porém, as pessoas do local exclusivo fazem de tudo para não tê-lo por perto por causa da sua vida no jogo do bicho.
Como de prática o personagem está de modo frequente envolvido com as mulheres e por consequência perdendo a razão por causa do amor para todas. Para entrar no clube precisa da ajuda da filha de um dos conselheiros chefes cujo nome é Patrícia. As coisas estão bem até o momento em que ele percebeu que ela estava apaixonada por sua figura, o que acaba por prejudicar de modo sério o casamento que tempo com a Marilene.
Entre a vontade de entrar no clube e resolver problemas do casamento Giovanni descobre que existe um plano realizado para tirar o mesmo de circulação e colocá-lo na prisão. Assista o trailer oficial:
Produção do Filme Giovanni Improtta
Apesar da enorme expectativa que os produtores tinham com a ideia de fazer um filme com o destaque da novela Senhora do Destino acabou por não se refletir nos cinemas na temporada de 2011. O número de bilhetes vendidos não ultrapassou a cada dos 180 mil. Necessário levar em conta que para fazer o filme foram gastos seis milhões de dólares.
De acordo com a expectativa positiva formar a história do conto não seria difícil de levar em conta que esse personagem surgiu de personagem desconhecido do trabalho literário de autoria do prestigiado Agnaldo Silva. Com o sucesso da novela das oito existia certa garantia do filme explodir nas vendas de bilhetes, o que na prática foi algo que não aconteceu para a surpresa de grande parte da imprensa especializadas em coberturas culturais.
Resposta Negativa!
Parecia um sucesso imediato ao ponto do próprio ator principal resolver arriscar sua carreira também como diretor pela primeira vez na vida de artista. Talvez a explicação para o não sucesso esteja no fato da metragem estrear apenas depois de quase uma década da época de Senhora do Destino. O filme também conta com problemas de estrutura, conforme aponta parte dos críticos.
Filme do Giovanni Improtta: Entrevista de José Wilker
Antes de o filme estrear o ator José Wilker chegou a comprar o filme como a série da Família Soprano, que faz sucesso no mundo inteiro. O ator estrou no filme representando o personagem que foi inspirado pelo escritor Agnaldo Silva. Em entrevista o protagonista-diretor disse que estava debochando e que não essa não representa uma proposta de tese acadêmica.
Na mesma entrevista o conhecido ator da Rede Globo apontou que existe certo nível de violência da metragem, mas não com base nos exageros de tiros, assassinatos ou mesmo sangue espalhado pelos cenários. Esse é um filme de humor, acima de tudo, diz Wilker. De fato o principal fato de atrocidade acontece contra a inclusão de Giovani no clube de elitizados.
Wilker diz que entre as diversas ideias que aplicou ao filme vale o destaque por apresentar como funciona o Rio de Janeiro contemporâneo ao começo do século XXI no aspecto social. Para falar sobre o assunto sem soar como mais um acadêmico que fala sem ninguém entender procurou se expressar na figura popular do personagem principal.
Outro ponto que Wilker afirma quase sempre que perguntado sobre o filme está no fato da TV se unir com o cinema, visto que Giovanni ficou famoso nos dois meios de comunicação. Ele acredita que com o passar dos anos as duas estruturas procuram se fundir para realizar trabalhos d qualidade.
Giovanni Improtta em Busca do Sucesso
Em um personagem com base no estilo brega e milionário se pode esperar que o exagero como parte da base do filme em si inclusive para os momentos em que o humor se faz presente. Dentro do seu corto possui colchões luxuosos com cores vivas ao extremo, assim como a composição da estrutura do seu roupão. Quase sempre é uma figura que usa gravata borboleta e procura estar sempre com os braços abertos e um sorriso que vai de orelha a orelha.
As personalidades e os atos do personagem principal que é um bicheiro estão ligados de forma direta ao humor. Interessante notar que o livro de Aguinaldo Silva que surge a figura principal do bicheiro milionário foi escrito do começo da década de setenta do século XX. Outro ponto curioso está no fato de que a filha do ator-protagonista participou da elaboração do roteiro.
Na prática o principal objetivo de Giovanni está em entrar na elite do Rio de Janeiro. No cenário estão presentes traços dos milionários que habitam a cidade maravilhosa, como as mulheres da elite alienadas e dos donos de banquetas do bicho que possuem não apenas maior carisma como também força do que o poder público.
O principal ponto que a crítica aponta para descredenciar o filme está no excesso de representação que existe em cada personagem de metragem. Porém, para parte do público essa característica simboliza o ponto de sucesso do trabalho cinematográfico. E você, o que achou de Improtta? Deixe o seu comentário.