Na mitologia grega as ninfas (que se dividiam em tipos diferentes de acordo com a área da natureza na qual viviam) são divindades menores ligadas a natureza, presentes em inúmeros contos e mitos, que se relacionavam com mortais e deuses, sendo inclusive mães de vários grandes heróis, como o famoso Aquiles. Eram representadas como mulheres belas e jovens, que muitas vezes seduziam os homens.
Estavam associadas a vários deuses e faziam parte do séquito destes, como Apolo, Ártemis e Dioniso. Eram freqüentemente perseguidas por outra espécie de divindades das regiões selvagens, os sátiros.
Tipos de Ninfa
Algumas das classificações mais comuns de ninfas são baseadas na região selvagem ou elemento da natureza habitado pelas mesmas. Por exemplo as Dríades eram ninfas das árvores, as Naiades eram ninfas da água doce, as Nereidas e Oceânides da água salgada e as Oréades habitavam montanhas. Haviam também grupos de ninfas distintos pela origem familiar. Um grupo de ninfas, por exemplo, se chamava Hespérides e eram todas filhas do titã Atlas. As Híades e Plêiades também tinham origem semelhante.
Várias histórias envolvem estes seres que eram numerosos na mitologia grega.
Hilas e as Ninfas
Hilas era um dos argonautas e protegido de Hércules. Quando os argonautas aportaram em uma ilha para pegar água e suprimentos, Hilas foi seduzido pelas ninfas das águas e decidiu permanecer na ilha. Hércules e Polifemo (não o ciclope de mesmo nome) permaneceram na ilha para procurá-lo, enquanto os demais Argonautas partiram. Seus companheiros jamais o encontraram, sendo que ele permaneceu para sempre na ilha para partilhar do amor das ninfas.
Eco
A ninfa Eco amava a própria voz e tinha o dom da fala persuasiva. Conta-se que enquanto Zeus perseguia suas irmãs oréades, Eco distraía a esposa dele, Hera, com suas conversas e histórias. Quando hera descobriu o truque, a amaldiçoou fazendo com que a partir de então não pudesse mais proferir palavras próprias, mas apenas repetir o que ouvia.
Depois disso, Eco apaixona-se pelo belo Narciso, mas rejeitada, morre amargurada e só, restando apenas seu espírito e sua voz, que repete os sons que ouve.
Calipso
Calipso era uma ninfa que reinava soberana sobre a ilha de Ogígia. Ela recebe o náufrago Odisseu mas torna-se um de seus ordálios, mantendo-o prisioneiro por anos na ilha, como seu marido. Só o liberta quando é ordenada a tal pelo deus Hermes, atendendo a um pedido que deusa Atena (que é protetora de Odisseu) fez a seu pai Zeus.
As Ninfas na Atualidade
Devido a forma casual com que escolhiam seus amantes, a palavra ninfa tornou-se parte de distúrbios sexuais como a ninfomania.
Na Grécia atual até hoje permanece nos pequenos vilarejos a crendice nas nereidas, assim como acontece em pequenas comunidades de interior ao redor do mundo, que mantém vivas histórias sobre criaturas folclóricas
Massa. Eu adoro Mitologia Grega !!
Cara muito bom seu site!!
Parabéns*