Nascida no século 18, a Antropologia, tem como foco o estudo do homem como seu próprio nome indica, antropo significa homem e logia vem de logos que significa estudo. Foi somente no século 19 que a Antropologia se firmou como uma ciência passando a ter mais visibilidade. A organização realizada nesse século para convertê-la em disciplina científica contribuiu enormemente para que surgissem grandes nomes cujo foco era o estudo das sociedades humanas.
O Nascimento da Antropologia
Como destacamos acima a origem da Antropologia data do século 18 enquanto sua consolidação como ciência se deu no século 19. Foi durante o Movimento Iluminista do século 18 que nasceram as bases que deram origem as primeiras aplicações de métodos e classificações do ser humano.
Os europeus foram os precursores dessa ciência tendo sido os primeiros a estudar as histórias que eram relatadas por viajantes objetivando entender como eram os povos que habitavam os territórios recém-descobertos. Para os europeus muitos povos eram vistos como selvagens por ter um modo de vida diferente e eles perceberam que precisavam compreender a forma como essas pessoas entendiam o mundo para que pudessem empreender seus planos de conquista ou estabelecimento de comércio.
Uma nova ciência estava nascendo e talvez os envolvidos no processo nem tenham se dado conta. Era fundamental estudar e debater a respeito da condição humana para chegar a um ponto de concordância sobre como estabelecer contato.
Primeiros Estudos
O século 18 se mostrou propício para o desenvolvimento das primeiras ideias de Antropologia enquanto o século seguinte se tornou o berço dos primeiros pensadores e desenvolvimento de novas ideias. Nesse século se manteve um espaço evolutivo para ideias como a de Boucher de Perthes que realizou estudos a respeito do homem pré-histórico analisando artefatos arqueológicos.
Essa época se mostrou muito profícua tendo sido nela o desenvolvimento da distinção cultural entre diferentes momentos do homem primitivo que passou a ser dividido em períodos como Idade da Pedra, Paleolítico e Neolítico. Se observarmos com atenção esses períodos se distinguem entre si especialmente por questões culturais. Ainda no século 19 surgiu a figura de Charles Darwin e sua Teoria da Evolução. Contudo, foi no século XX que a Antropologia finalmente encontrou um posto de destaque dentre as ciências tendo a sua relevância reconhecida.
Mas, Afinal o que Estuda a Antropologia?
Sendo o foco dessa ciência o estudo do homem abrange todas as dimensões de sua influência na Terra. A Antropologia se caracteriza por ser uma ciência que se vale e depende de outras ciências para que possa chegar as suas respostas. É necessário observar uma série de questões sociais, biológicas e culturais.
Dessa forma existem diferentes braços dessa disciplina científica para que se encontrem explicações a respeito de como o homem evoluiu e como ele se tornou senhor do espaço em que vive.
Antropologia Cultural
Uma das áreas de estudo mais interessantes da Antropologia é a Cultural que permite a investigação do homem através de seus costumes, hábitos e crenças. Trata-se de uma análise social com base no modo de vida do público observado. Mitos e rituais de um povo podem dizer profundamente quem são aquelas pessoas.
Antropologia Biológica
O foco desse braço da Antropologia é conhecer mais sobre a evolução do homem num contexto histórico. O mais interessante é que podemos perceber que muito antes de existir essa ciência os grandes pensadores já fizeram reflexões nesse sentido. Na Antiguidade Clássica, por exemplo, os grandes filósofos gregos se ocupavam de conhecer e analisar em detalhes o comportamento de outras civilizações para que pudessem ter uma compreensão mais profunda do ser humano.
Antropologia Biológica
Podendo ser chamada também de Antropologia Física enfoca as diferenças biológicas e genéticas que se mostram determinantes para afastar ou aproximar diferentes povos.
Antropologia Social
Tem como objeto central o homem enquanto ser social observando como ele se desenvolve social e politicamente no seu meio. As instituições estabelecidas pelo homem para manter seu povo unido representam um dos elementos de interesse.
Antropologia Arqueológica
Ramo da Antropologia que estuda o modo de vida de povos de tempos remotos por meio da observação de artefatos.