A arte no Brasil sofreu muita influência das manifestações artísticas européias devido a colonização. Mas desde antes da chegada dos europeus em nossas terras, os indígenas nativos daqui já cultivavam uma cultura artística.
A arte indígena é uma arte utilitária. Todos seus instrumentos são obras para nós, e para eles é a manifestação artística de um objeto está na sua perfeição. Por exemplo, um arco para caçar não é arte, já um arco cerimonial, feito com todos os detalhes de maneira cuidadosa e enfeitado com plumas, é uma obra de arte. As pinturas corporais indígenas também são uma forte expressão artística de sua cultura.
No período colonial, a expressão artística no Brasil seguiu a tendência barroca. Dos vários nomes relacionados com expressões artísticas desse seguimento, destacam-se nomes como Gregório de Mattos, o Boca do Inferno, conhecido por seus poemas provocantes e nada sensatos. Ao longo dos anos foi de desenvolvendo o cubismo, o surrealismo, o expressionismo e a arte brasileira foi ganhando mais força e independência.