Cuba é um país que desperta grande curiosidade no resto do mundo uma vez que durante décadas permaneceu completamente fechado iniciando uma abertura recentemente. A ilha foi descoberta por Cristóvão Colombo no ano de 1492 e passou então a ser um território pertencente ao Reino da Espanha do qual se tornou independente em 1898.
Na década de 1950, entre os anos de 1953 e 1959, passou pela Revolução Cubana que levou os irmãos Castro ao poder por meio do estabelecimento de uma ditadura. É a ilha mais populosa do Caribe com cerca de 11 milhões de habitantes e possui 99,8% da sua população alfabetizada.
Arte Cubana – Base em Diferentes Culturas
Cuba é um país que possui uma miscelânea cultural inegável com influência de diversos povos o que se reflete em sua produção artística. A população local passou por momentos de grande dificuldade focada na pobreza e no abandono de maneira que os primeiros artistas a serem referência eram estrangeiros especialmente os espanhóis.
Historicamente, Cuba, passou a ter uma identidade própria em sua produção de arte a partir do século 20, anteriormente a isso o país trabalhava com uma reprodução de estilos estrangeiros. Os artistas da ilha passaram por movimentos artísticos que foram pertinentes para o mundo como um todo como a arte abstrata e a experimentação que dominaram o século passado.
Base Africana e Europeia
A construção da identidade cubana se deu com a combinação de diferentes influências como a dos espanhóis que reivindicaram o território para si em 1492 posteriormente dos franceses que aportaram na ilha e também dos africanos que foram levados para lá como escravos. Antes desse encontro com os povos do velho mundo Cuba tinha um histórico de pinturas simples em estilo rupestre.
No âmbito das esculturas os povos nativos de Cuba já tinham algum desenvolvimento uma vez que produziam seus próprios objetos antes da chegada dos espanhóis. No período colonial essa arte não se desenvolveu pelo fato de que os objetos vinham de fora. Após a independência nasceu um movimento artístico voltado para as esculturas de cabeças e faces.
Música de Cuba
A musicalidade de Cuba é inegável e tem como sua base instrumentos africanos como conga e bongo e influências do velho continente que deram origem a estilos musicais como salsa, rumba, punto e són. A soma da África e da Espanha na música resultou em ritmos bem marcantes e envolventes.
Os Escritores Cubanos
Uma das características mais marcantes de Cuba é a taxa quase zero de analfabetismo, estudar é obrigatório e certamente isso influiu na construção da carreira de escritores proeminentes do século 20 como Alejo Carpentier e José Lezama Lima. Contudo, antes disso já havia nomes de destaque como José Julian Martí, José Maria de Heredia, Julián del Casal e Gertrudis Gomez Avellaneda.
Museu de Belas Artes em Havana
Para quem deseja conhecer mais sobre a arte cubana e está de visita a ilha caribenha a dica é o visitar o grandioso Museu de Belas Artes que está localizado na capital, Havana. Esse museu é dividido em dois prédios sendo um dedicado a arte local e outro a arte internacional. Na parte cubana é possível conferir obras desde o período colonial do país até dias atuais.
Galería Habana
Outro ponto turístico da capital cubana que guarda a riqueza artística da ilha é a Galería Habana em que há um acervo bastante rico. Fundada no ano de 1962 essa galeria se mostra relevante também como promotora da arte nacional e internacional.
Arte Cubana
A Republica de Cuba é localizada em uma ilha no Mar do Caribe. No século XX, Cuba era o único estado socialistas, por conta disso foi uma grande influência no papel geopolítico.
Falando um pouco de sua cultura, Cuba é rica em música, literatura e poesia e isso se dá por conta da mestiçagem.
A música cubana é constituída com os seguintes estilos: salsa, mambo, conga e entre outros. Já a sua literatura, mesmo nunca ter sido indicada com um prêmio Nobel ela enriqueceu muito o vocabulário espanhol.