Esculturas de Chocolate

O chocolate é um dos alimentos mais consumidos no mundo todo, e apreciado pela maioria das pessoas. Ele é derivado da amêndoa fermentada e torrada do cacau. Para além do consumo, o chocolate é um produto muito apreciado visualmente, sendo possível fazer com ele algumas esculturas, que além de deliciar os que a consumirem, em um primeiro momento irão abrilhantar os olhos de quem as virem.

História do Chocolate

O chocolate começou a ser consumido há muito tempo atrás, por volta de mil e quinhentos Antes de Cristo. Segundo os relatos os primeiros a apreciar essa iguaria foram os membros da civilização Olmecas. Depois ele começou a ser consumido pelos Maias e Astecas, que bebiam ele como uma bebida sagrada, o que era consumido por eles é bem diferente do chocolate que conhecemos hoje, eles misturavam o cacau torrado a iguarias como pimenta e mel, mas a essência do que era feito segue os mesmo princípios do que conhecemos como chocolate atualmente.

Após muito tempo, o cacau chegou na Europa por meio do comércio realizado pelos conquistadores europeus, após atingir esse continente, ele gradativamente se espalhou pelo mundo inteiro. Quando chegou na Europa o chocolate era considerado um alimento especial, por possuir um valor energético e nutricional alto. Dessa forma somente mulheres, sacerdotes e nobres o consumiam, após esse primeiro período ele começou a ser consumido pelos membros da sociedade em geral. Por volta de mil e setecentos as “Casas de Chocolate” no continente europeu eram tão comuns como as “Casas de café” (algo já tradicional).

Após a revolução industrial e a criação de diversas máquinas novas, começou a se produzir chocolate em massa, se tornando um produto bem mais comum, acessível e barato. O chocolate em pedaços foi criado em mil oitocentos e quarenta e sete, criado pela firma inglesa Fry and Sons, a partir da mistura de cacau moído, manteiga de cacau e açúcares. O chocolate que conhecemos hoje foi criado na Suíça, que é feito com uma mistura de chocolate, leite e açúcar.

Chocolate em Formato de Sapato de Salto

Chocolate em Formato de Sapato de Salto

Atualmente o Brasil é o maior produtor de cacau da América Latina, sendo o quinto maior do mundo, e sua produção sendo noventa por cento exportada. Isso devido ao clima do país, que é ideal para o cultivo do cacaueiro.

Os Tipos de Chocolate

A partir dessa primeira criação, surgiram diversas variação de chocolate presente no mercado, cada qual conseguindo satisfazer os mais diversos paladares. Vamos conhecer algumas dessas variações:

  • Chocolate em pó: Esse é o tipo de chocolate que foi primeiro inventado, era o que era consumido antes do chocolate em barra. Ele é feito a partir de uma mistura de amêndoa de cacau moída. O chocolate em pó é o escolhido para se usar em diversas receitas, pois possui um sabor marcante.
Chocolate em pó

Chocolate em pó

  • Achocolatado em pó: O achocolatado em pó é o que é consumido pelas pessoas diariamente em suas casas, misturando ele ao leite quente ou frio. Ele é mais ideal para ser consumido como bebida pois possui sabor mais adocicado que o chocolate em pó, além de um preço mais acessível. É feito a partir de uma mistura de leite, chocolate em pó e açúcares.
Achocolatado em pó

Achocolatado em pó

  • Chocolate ao leite: Consumido em barra, é o mais escolhido entre os brasileiros, sendo o que possui mais saída no mercado interno. Ele geralmente possui em sua composição cerca de vinte a quarenta por cento de cacau, e completado a receita com leite e açúcar.
Chocolate ao leite

Chocolate ao leite

  • Chocolate meio amargo: O chocolate meio amargo possui em sua composição mais cacau que o ao leite, cerca de quarenta a sessenta por cento. Ele possui um sabor levemente adocicado.
Chocolate Meio Amargo

Chocolate Meio Amargo

  • Chocolate amargo: Também é conhecido chocolate puro, ou então chocolate dark. Ele é o chocolate considerado mais saudável, por possuir em sua composição no mínimo setenta por cento de cacau, em torno de oitenta normalmente. Porém o seu sabor é bem forte, já que a sua porcentagem de leite e açúcar é bem pequena.
Chocolate Amargo

Chocolate Amargo

  • Chocolate Branco: O chocolate branco é bastante cremoso, feito a partir da manteiga de cacau, misturada a leite e açúcar. Ele possui uma coloração clara, próxima a uma cor creme, e seu sabor é bem mais adocicado que os demais.
Chocolate Branco

Chocolate Branco

Além dos chocolates citados acima, há ainda o chocolate orgânico, feito a partir de leites vegetais como o de soja, e também chocolate sem glúten, ambos destinos a pessoas com dietas restritivas. Encontramos também no mercado chocolates com porcentagens diferentes de cacau, para que possa se agradar a todos os gostos.

Utilizando o Chocolate Para a Criação de Esculturas 

O chocolate é um produto que pode ser utilizado para se fazer belas esculturas, que resultam em belas obras de arte, sendo esse um ramo muito que está em alta no mercado atualmente. Para a realização desse trabalho os tipos de chocolates ideias são principalmente o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo, pois esses são mais fáceis de se trabalhar.

O primeiro passo para a criação de uma escultura de chocolate é ter para o seu trabalho uma base sólida, para que essa possa sustentar os elementos. Para a criação dessa base você pode utilizar o chocolate amargo, pois esse é mais duro, e crie essa estrutura em torno de aros específicos para confeitaria. Uma boa dica é que se use aros de bolos ou torta, pois elas possuem o fundo removível.

Para criar essas esculturas, é mais fácil for utilizado o chocolate cristalizado, para obter o chocolate cristalizado, primeiro é preciso derreter o chocolate que você irá utilizar conforme se manda a embalagem, já que cada chocolate possui um método diferente de derretimento. Depois, você irá realizar o temperamento em três quartos do total do chocolate destinado a esse trabalho. O temperamento é feito dando um choque térmico no chocolate, em cima de um superfície de pedra, até que ele atinja trinta graus. Depois, misture o chocolate temperado ao chocolate que não passou por esse processo, para que se obtenha o chocolate cristalizado.

Para criar a escultura você precisara utilizar a sua criatividade para decidir o que pretende fazer, é possível criar uma massa de modelar, para isso basta adicionar gotas de chocolate no multiprocessador até que se crie a massa. A partir disso você pode modelar conforme a escultura que você deseja.

Se a escultura que você esta produzindo possui várias partes, você pode junta-las utilizando o fundo de uma panela limpa e quente, passando levemente nas extremidades para que elas “colem” assim completando totalmente sua escultura. Você ainda pode pintar o chocolate utilizando corantes comestíveis a base de cacau. Você pode colocar essa mistura no microondas por trinta segundo, com isso obterá uma espécie de tinta, e aplica-la na escultura com um pincel.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *