Futurismo

O Que é Futurismo?

O movimento artístico e literário conhecido como futurismo teve o seu início oficial no dia 20 de fevereiro de 1909 tendo como marco a publicação do Manifesto Futurista no jornal francês Le Figaro. O manifesto é de autoria do poeta italiano Filippo Marinetti. A base do movimento estava em deixar para trás o gosto pelo passado e pelo moralismo.

As obras tinham como temas centrais a velocidade e a tecnologia que estava em grande difusão nos anos finais do século XIX. Ainda podemos observar nas primeiras obras futuristas temas como violência e a guerra. O movimento futurista estendeu sua influência em todas as artes e influenciou diversos artistas que deram origem a outros movimentos de cunho modernista. O grande tema do movimento foi as cores e surgiu na França.

O Slogan do Futurismo

A publicação do manifesto futurista que ocorreu em 1909 no Le Figaro trazia o slogan do movimento que era Les mots en liberté (“Liberdade para as palavras”). Esse slogan tinha também uma abordagem em referência ao design de tipografia daquele momento na publicidade e nos jornais. Para os futuristas não havia mais diferença entre o design e a arte de maneira que a propaganda passou a ser tida como uma forma de comunicação.

O futurismo foi um movimento de caráter bastante lúdico e que vinha com a proposta de quebrar com a tipografia tradicional com um gosto especial por usar onomatopeias. As experiências do futurismo repercutiram em outros movimentos como o concretismo, dadaísmo, design gráfico pós-moderno entre outros.

A Pintura do Futurismo

Nesse movimento a pintura foi manifestada através de estilos como o cubismo e a abstração, contudo, o que predominou mesmo foi o uso de cores vivas e com grande contraste. Também se valeu do uso da sobreposição de imagens que tinha como objetivo dar mais dinâmica e/ou deformar objetos.

Os artistas futuristas não viam os objetos com contornos aparentes e entendiam que a imagem dos objetos com suas características deveria se interpenetrar num único tempo. O estilo visa passar o movimento atual registrando a velocidade pela descrição das figuras. O movimento acontece no espaço, para um artista futurista não é importante pintar um carro, por exemplo, mas sim o movimento que o carro produz no espaço. A plástica do movimento é o que se busca passar nas obras.

Características Principais

Dentre as principais características do movimento estavam a desvalorização do moralismo bem como da tradição e o maior valor ao desenvolvimento tecnológico e da indústria. Para os futuristas a propaganda era a forma de comunicação principal, as onomatopeias passaram a ganhar mais importância.

Nas poesias eram utilizadas frases em fragmentos com o objetivo de passar a ideia de velocidade que era tão valorizada. Nas pinturas era possível observar cores bastante vivas e com grande contraste. Havia ainda a sobreposição de imagens, deformações e traços para que a obra ganhasse mais dinâmica.

O Movimento Futurista no Brasil

No Brasil o futurismo exerceu influência sobre vários artistas que deram origem a outros movimentos de caráter modernista. Anita Malfatti e Oswald de Andrade tiveram grande contato com o Manifesto Futurista e com o próprio poeta Marinetti quando realizaram viagens para a Europa em 1912.

O contato com Marinetti e com o Futurismo foi interrompido devido ao advento da Primeira Guerra Mundial, mas logo essa relação foi retomada. Com certeza uma das grandes influências para a Semana de Arte Moderna de 1922 foi o futurismo. Dentre as bases da semana estavam conceitos como esquecer o passado para que o futuro pudesse ser criado e não ser uma mera cópia do que já existe.

Arte Brasileira

A influência do futurismo foi interessante para os artistas brasileiros como Oswald de Andrade que tinham como objetivo de criar uma arte brasileira. Podemos dizer que os conceitos do futurismo caíram como uma luva para o desejo desses artistas brasileiros. A arte legítima brasileira teria como temas e conceitos a grande diversidade cultural como a coexistência de diferentes culturas como dos índios e dos negros. Os fundadores dessa proposta de arte nacional entendiam que existia grande vantagem em somar todas essas influências para criar uma arte única.

O Futurismo em Portugal

Quando foi publicado no Le Figaro em 1909 o Manifesto Futurista foi traduzido para português e publicado no Diário dos Açores, contudo, nem foi considerado. Os portugueses ficaram a par do movimento em março de 1912 por meio do anúncio de Aquilino Ribeiro em que ele falava sobre o movimento.

O futurismo apenas se mostrou como movimento em Portugal depois do segundo número da Revista Orpheu que era dirigida por Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa. Nessa edição foram publicados quatro trabalhos de Santa-Rita Pintor e ainda a Ode Triunfal de autoria de Fernando Pessoa. No dia 04 de abril de 1917 foi encenada no Teatro República localizado em Lisboa uma apresentação do futurismo para o público do país.

Nesse evento artistas como Santa-Rita Pintor e Almada Negreiros fizeram a leitura de alguns textos do poeta Marinetti bem como de outros artistas do movimento. Nos meses de novembro e dezembro de 1917 foi preparado o lançamento da Revista Portugal Futurista. Essa revista foi acabou sendo apreendida quando estava indo para a tipografia devido ao fato de ser considerada subversiva e obscena em alguns dos seus textos. Quando Santa-Rita faleceu e Amadeu foi para Paris em 1918 o futurismo acabou em declínio em Portugal.

Movimento

O que define o movimento do futurismo pode ser resumido na palavra movimento que é tão importante. Há ainda a rejeição pelo passado pensando em construir um futuro original e sem que esteja preso a algo que passou. Porém, como bem sabemos é muito difícil deixar todo o passado para trás quando se está pensando em construir o futuro.

Seja como for o futurismo foi um movimento de bastante força e que deixou várias obras importantes para quem gosta de pensar a respeito da vida e sobre as maneiras de se manifestar e mostrar as suas influências. O futurismo é um movimento bastante peculiar e interessante que vale a pena ser conhecido.

Entre os muitos estilos de arte o futurismo surgiu no ano de 1909 devido a um manifesto futurista que foi escrito por Filippo Marinetti que era um poeta italiano que trabalhava no jornal francês Le Figaro. Quando o movimentos surgiu os primeiros adeptos relatavam em suas obras a guerra e a violência.

O futurismo acabou atingindo diversas áreas e influenciou muitos artistas fazendo com que o acervo de pinturas e esculturas ficasse riquíssimo, cheio de grandes toques. Nesse estilo os artistas tentam transmitir através de suas obras um movimento atual, eles querem pintar a velocidade que possui um carro no espaço e não o veículo em si. As cores vivas se sobreposições fazem com que a obra fique dinâmica, muita deformação e não materialização ajuda a compor o estilo. As principais características do movimento futurista são: desvalorização da tradição e do moralismo, a valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico, nas poesias são usadas palavras que possua sonoridade imitando ruídos, sons, vozes e isso são chamado de onomatopeias e propaganda como principal forma de comunicação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *