A leitura já foi reconhecida pelos brasileiros como algo vital para o sucesso pessoal e profissional, mas mesmo assim, seja pelos elevados preços dos livros ou pela cultura brasileira ainda ser predominantemente oral, o hábito de ler um livro continua sendo pouco comum no cotidiano da população.
Alguns títulos são mais lidos pelos adeptos da leitura ao redor do mundo e não divergem muito dos populares aqui no Brasil.Apesar de a Biblia e o Alcorão estarem no topo da lista dos livros mais lidos, abaixo uma breve descrição de dois dos livros mais lidos no mundo. Aproveite e escolha um título para ser adicionado à sua estante.“Crime e Castigo”, de Dostoiévskié, um romance publicado em 1866 que conta a história de Raskolnikof, um sujeito atormentado que decide matar uma mulher, mas é surpreendido pelo destino, tendo que cometer outro crime, vivendo seus dias repletos de culpa. Repleto de crises existenciais humanas, o livro marca qualquer leitor que tenha contato com ele.
“As Viagens de Gulliver” mostram algumas críticas aos seres humanos e sua moral com comicidade. Escrito em 1726 por Jonathan Swift, o livro conta como foram as viagens de Gulliver a lugares como Liliput, Brobdingang e Laputa com personagens vaidosos, falsos e ensimesmados. Aos poucos destrincha os defeitos humanos e finda nos Yahoos, povo que se assemelha muito à nossa sociedade.
Um livro que está na boca e nos bolsos do povo é a trilogia “Jogos Vorazes”, romance escrito em primeira pessoa pela norte-americana Suzanne Collins. Publicado em 2008, narra em primeira pessoa a história de uma adolescente que vive em mundo pós-apocalíptico, em uma sociedade que se mantém organizada graças a jogos anuais entre adolescentes que representam seus países em uma batalha mortal. O jogo é televisionado e somente um adolescente deve sair vitorioso – vivo.