Obras de Bernini

Quem Foi Bernini?

Bernini, cujo nome completo é Gian Lorenzo Bernini foi um homem nascido na cidade de Nápoles, na Itália, no dia sete do mês de dezembro, do ano de 1598. Ele foi um artista bastante consagrado no que diz respeito à fase Barroca na Itália, sendo, inclusive, um dos artistas mais requisitados na capital da Itália, Roma, para a realização de obras nessa época. Seu pai, que se chamava Pietro Bernini, era um escultor, mas da escola Maneirista. Apesar disso, foi acompanhando o pai em suas viagens para Roma que Bernini passou a pegar gosto pela arte e a desenvolver suas próprias habilidades.

Foi inclusive o Papa Paulo V, além de um outro pintor, que se chamava Annibale Carracci, que notaram a facilidade com que Bernini desenhava. Sendo assim, a pedido dessas duas pessoas, iniciou os seus trabalhos na carreira de artista, de maneira independente e de extrema admiração pelas pessoas. As suas primeiras referências artísticas foram as esculturas romanas, além das helenistas, que já existiam e que também serviram de inspiração para a produção de suas primeiras obras de arte. O financiamento de seus primeiros trabalhos se deu a partir do auxílio financeiro do sobrinho do Papa Paulo V, cujo nome era Scipione Borghese e, a partir de então, Bernini se tornou um grande escultor, em muito pouco tempo.

No ano de 1620 ele finalizou o busto do Papa Paulo V, mas, anteriormente a isso, produziu outras peças de decoração que acabaram fazendo parte do jardim do Papa, dentre elas, as seguintes obras: “Almas Danadas”, que também tem o nome de “Almas Abençoadas”, “A Cabra Amalthea” e “Zeus e um Fauno. Além da atividade de escultor, Bernini também realizou diversas outras atividades, como a pintura, que já foi citada anteriormente, desenhista, criador de espetáculos, cenógrafo, arquiteto e até mesmo criador de shows pirotécnicos.

Mais Sobre as Obras De Bernini

Algumas de suas obras se encontram no Vaticano até os dias de hoje, dentre elas há “Capela Chigi”, “Praça de São Pedro” e “O Êxtase de Santa Teresa”, por exemplo. No período em que trabalhou para o Papa Paulo V, ainda produziu diversas outras obras, além das já citadas anteriormente, como “Enéas, Anquises e Ascânio”, no ano de 1619, “O Rapto de Proserpina”, que foi feito em dois anos, entre 1621 e 1622, obra que foi esculpida em mármore. Após finalizar essa obra, emendou o início de uma outra que acabou sendo terminada somente no ano de 1625 e que tem como título “Apolo e Dafne”.

A sua obra de autoria denominada “Davi” e que foi produzida entre os anos de 1623 e 1624 ficou marcada na história, uma vez que representou a força da escola Barroca na arte de esculpir. Após Maffeo Barberini ter sido eleito como Papa Urbano VIII, no ano de 1623, a carreira de Bernini deslanchou e ascendeu, visto que o Papa Barnerini o admirava muito e fez com que Bernini se tornasse o responsável pela realização do projeto do Papa na reforma tanto urbana quanto arquitetônica da cidade de Roma, fato que fez com que a cidade, até os dias de hoje, seja uma referência artística.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olha vão cassar o que fazer seus cornos F.D.P

    ALESSANDRO 28 de Março de 2012 11:40 Responder
    • a obra de bernini e muito emteresante pois estou fazendo um trabalho sobre ele

      Nomegraziela 21 de Março de 2013 12:10 Responder
  • Meio sem conteudo vamos melhorar o contexto….

    IsabeLLa Caroline 23 de novembro de 2012 0:42 Responder
  • amei as fotos mais meu trabalho queria o nome de cada obra e aki nao tem tive que pesquisa vamos melhora o conteudo assim poderemos ter um melhor saite bjus a todos

    lara 26 de setembro de 2013 19:28 Responder
  • Eu amei a historia de Gian lorenzo bernini ,
    mas precisava do nome das obras e por isso ,
    este site não me ajudou muito. Tem que melhorar isso.
    bjs

    izabel 5 de dezembro de 2013 10:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *