Obras de Lygia Clark

Muitas vezes nós simplesmente esquecemos que o Brasil também possui muitos artistas aqui dentro, por apresentar influências europeias ou americanas é difícil dizer o quanto usamos as mesmas características. Se uma determinada roupa está famosa nesses ambientes, logo ela chega para nós brasileiros, isso diminui bastante o nosso patriotismo, dando ênfase para a maioria das produções internacionais. 

No Brasil sempre houve grandes talentos, alguns vindo da Europa outros que viveram aqui uma vida toda, totalmente diferente. Quando falamos de filmes logo pensamos em Hollywood, livros internacionais e etc, a nossa arte também precisa ser valorizada, seja o cinema brasileiro, os seus escritores ou em qualquer outro âmbito profissional.

Durante o século 20, houveram muitos nomes para serem citados como revolução no meio artístico brasileiro. Até então a influência era muito grande, e com a chegada do modernismo muita mudanças ocorreram com o pensamento arcaico anterior. Criando assim uma identidade própria a cultura brasileira. As pinturas, músicas, poemas e livros ficaram muito próximos, tratando de modo geral somente de críticas ao momento vivido pelo país.

Arte

A arte é muito importante para a história da humanidade, se fossemos analisar vamos ver que as características artísticas sempre se modificam de acordo com os passos que a humanidade trilhou para chegar até hoje.

Definir arte é complexo, muita coisa pode ser englobada, algumas podem ser deixadas injustamente para fora. Alguns fatos sobre a arte são precisos, como seus benefícios para a humanidade. Quem as pratica sempre possui uma maior leveza, seja por trabalho ou então por hobby.

Fazer arte é literalmente se divertir, criar novas coisas, imaginar até mesmo o impossível. Para criar uma definição basta unir técnicas e habilidades. Inicialmente a arte serviu como uma forma de comunicação, sendo uma atividade humana básica de sobrevivência, depois foi se tornando algo voltado para a estética e movimentos artísticos de cada época. A arte sempre abrangeu muitas variedades, entre elas a dança, o teatro, a música, a pintura, cinema e outros. Tudo que envolve um certo nível de criação e imaginação possui um pouquinho de arte envolvida.

A arte traz para o ser humano muitos sentimentos, emoções e ideias novas, envolve uma tentativa de modificar algo padrão para trazer unicidade. Ao longo do tempo podemos classificar muitas variações, cada uma delas caracterizadas por acontecimentos da época. A cultura faz com que as variações aumentem de país em país, podendo dizer assim que a construção de uma definição depende de diversos fatores.

Antes da revolução industrial o termo arte não era tão usado e a maioria das coisas produzidas eram feitas a mão, os artesãos não sabiam o quanto eram importante e por isso com a chegada das máquinas muitos deles deixaram seu trabalho. A arte só foi vista com tamanha importância e como uma definição no século XX. Os grandes trabalhos de cada escultor, de cada carpinteiro não foram reconhecidos como deveriam.

Uma habilidade especial, algo que desperta beleza e o prazer, comunicação em linguagem especial, há tantos tipos de definição, cada uma delas com uma pegada diferente. Muitas são bastante subjetivos, outros são inconsistentes, mas o que realmente é importante é o que sentimos a analisar uma arte.

Lygia Clark

Uma artista brasileira que viveu no começo do século XX, nascida em Belo Horizonte, mas se mudou alguns anos depois para o Rio de Janeiro. Para investir em sua carreira estudou primeiro com Burle Marx, viveu alguns anos em Paris e quando voltou foi muito importante para a pintura da época, fazendo sua primeira exposição em 1959.

Ao longo do tempo foi trocando um pouco das pinturas por objetos tridimensionais, com algumas construções metálicas. Algumas de suas obras ficaram bastante famosas como A Casa É o Corpo, sendo expostas em grandes lugares como no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 

Ela foi professora tanto em escolas no Brasil como no exterior, trabalhou em diversas vertentes, sempre estudando mais e incorporando mudanças como o plástico em molduras de suas pinturas, ou então a área da pesquisa sobre orgânicos.

Sempre foi muito expressiva como em Casulos que usava somente metal fixo na parede, bem focada em coisas concretas. Outras obras foram bastante importante para sua carreira como os Trepantes, Obra-Mole.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • lygia clark foi uma grande mulher e devia ser mais valorisada

    emanuelle 9 de outubro de 2013 19:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *