Foi na Itália, durante o século XV, que surgiu a Pintura Renascentista ou a definição para esse modelo de arte. Naquela época, era uma nova maneira de se fazer arte, com um jeito inovativo de criar.
A Itália sem dúvida foi o berço da pintura Renascentista, sendo o movimento mais forte em algumas cidades. Foram elas: Ferrara, Nápoles, Roma, Urbino, Veneza e Florença, as que tinham mais força. Aliás, as duas últimas cidades entre os séculos XV e XVI também se destacavam na Itália pela força cultura, social e política e por isso, a pintura ganhou tanto espaço e avançou tanto naquela época.
A pintura Renascentista não é vista como uma reprodução exata do que diz o termo usado pelos italianos, pois tem mais a ver uma uma arte variada, que assim de tudo destaca as individualidades. Ela aceita técnicas, características e estéticas diferentes.
A pintura Renascentista tem sua raiz na Antiguidade Clássica, principalmente no que diz respeito a mitologia romana e grega e a cultura daquela época. Porém, também tem referências da Idade Média, que tem o viés no senso de evolução, que pode ser observado, um destaque para essa característica na obra Giotto.
Elementos Técnicos e Princípios Que Orientam a Pintura Renascentista
Segundo a história da arte a pintura Renascentista é orientada por dois princípios, são eles:
-
O desenho é tratado de duas formas: idealizando elementos que fazem parte do Universo ou representando algo natural.
-
Com suporte de princípios matemáticos e através do sentido da ciência, a pintura ganha um espaço cênico.
Falando dos recursos técnicos usados nas pinturas de artistas Renascentistas, são eles:
-
A pintura a óleo que surgiu na metade do século XV na Itália, graças a trocas no comércio de Veneza com Flandres. Aos poucos ela foi tomando o lugar das técnicas de fresco e têmpera, como vantagem principal, o tempo que a tela ficava seca.
-
Facilitando o trabalho do pintor surge o hábito de usar cavalete e a própria tela.
-
A perspectiva é científica e rigorosa e dessa forma as telas recebem um tratamento de luz e espaço bem mais perto da realidade retratada.
-
Os pintores passam a usar outros tios de pigmentos aglutinantes e isso cria a possibilidade de fazer novas graduações de cores.
-
Se aplica a técnica do “sfumato”, que consiste em fazer a transição gradualmente da cor e também criar sombra em pontos de luz.
Principais Pinturas Renascentistas e Seus Artistas
O pintor italiano Giotto, que viveu entre 1266-1337 foi o responsável pela introdução da pintura Renascentista. Ele é considerado o pintor que criou o “elo” entre a pintura Medieval e a Renascentista.
Giotto é destacado pelo trabalho de fazer uma associação entre a figura de seres humanos e de santos, ao mesmo tempo que se consolida a visão humanista, que se destacava naquela momento da história.
Outro artista que se destacou com suas obras Renascentistas foi Botticelli, o italiano viveu entre os anos de 1444-1510. De Florença, ele estudou na escola da cidade, onde também passou toda a vida. Em 1481, trabalhou decorando a Capela Sistina.
As obras de Botticelli sempre abordaram dois temas: o Cristianismo e a Antiguidade Grega. O que os historiadores da arte chamam atenção para as obras do artista é o quanto ele faz os corpos parecem leves, como se tivessem flutuando, sem nenhuma força, concedendo leveza e graça a tela.
Um destaque das obras de Botticelli é o quadro de 1482, “ Primavera”.
Outros Artistas Renascentistas Italianos Que Se Destacaram
1- Não tem como falar de obras Renascentistas e não destacar os trabalhos de um dos seus maiores representantes, Leonardo da Vinci. O artista italiano viveu entre os anos de 1452-1519 e é considerado um dos artistas mais importante da pintura Renascentista.
Da Vinci também estudou na escola de Florença e apesar de ser um grande artista sempre se considerou, em primeiro lugar, um cientista. Aliás, o italiano imaginou muitas coisas como cientista, como máquinas voadoras, por exemplo.
Leonardo Da Vinci além da arte ainda estudou anatomia, geologia, mecânica, botânica, ótica, hidráulica e astronomia. Na arte, além da pintura, foi escultor, engenheiro, desenhista e arquiteto. Duas das suas principais obras, conhecidas no mundo todo são: Monalisa “La Gioconda” e Anunciação.
2- Ticiano, italiano que viveu entre os anos de 1490 e 1576 não estudou em Florença, mas sim, em Veneza, outra cidade italiana de extrema importância para a pintura Renascentista. As suas obras eram baseadas sempre em três temas: os religiosos, os retratos e a mitologia. Em qualquer uma delas é possível observar a vivacidade que o artista conseguia dar para as cores. Técnica essa que mais tarde serviu como base para que outros artistas desenvolvessem novas possibilidades.
A maior parte das suas obras também tinha uma outra particularidade, o apego a beleza das mulheres e à vida. Em pinturas que retratava figuras e paisagem, a natureza ganhava maior destaque.
O artista italiano entrou para a história da arte, não só como um grande representante da pintura Renascentista, mas como um dos primeiros a fazer a pintura de uma paisagem moderna.
Seus quadros de destaque são: Nicodemos e a Virgem Maria pegam Cristo no túmulo vigiado por Maria Madalena, José de Arimateia e São João Evangelista.
3- Rafael, o artista italiano que viveu entre os anos de 1483 e 1520, estudou na escola de Roma. Uma das principais características do artista é a forma delicada como se apresentam os traços da sua pintura. Além disso, ele faz a conciliação entre cristianismo e paganismo e mais, consegue imprimir um equilíbrio perfeito entre cor e linha nas suas obras.
Rafael ficou conhecido como o pintor que fazia obras destacando a beleza feminina ideal e também as madonas.
Não se pode falar de pinturas de artistas Renascentistas sem destacar Michelangelo. O italiano que além de pintor era escultor, poeta e arquiteto, viveu entre os anos de 1475 e 1564. A sua grande obra pode ser admirada no teto da Capela Sistina. Uma obra que foi encomendada pelo Papa Júlio 2. Nela, o artista retrata a criação do mundo e do homem.
Pintores Renascentistas Que Se Destacaram
Não foram só artistas italianos que se destacaram produzindo pinturas Renascentistas. Veja a lista com outros importantes artistas de outras nacionalidades:
-
Na Espanha se destacaram: El Greco, Pedro Berruguete e Alonso Berruguete.
-
Em Portugal se destacaram: Jorge Afonso, Francisco de Holanda, Nuno Gonçalvez e Vasco Fernandes.
-
Na França se destacaram: Toussaint Dubreuil e François Clouet
–
Muitos pintores se destacaram durante o período caracterizado como Renascentista quando nos referimos a arte de um modo geral, período em que obras muito conhecidas foram surgindo em meio a diversas concepções de arte. Neste período tanto o Renascimento quanto o Pré-Renascimento ficaram bastante difundidos.
Alguns dos nomes que podemos citar referente a este período da pintura mundial são: Masaccio, Piero della Francesca, Sandro Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Donatello e Fra Angélico. A naturalidade e a arquitetura eram muito valorizadas na pintura renascentista, dando uma forma interessante para os quadros.
coloque por favor o nome dos artistas.
nãoooooooooooooooooooo
não gostei
adorei as imagens!!! S2 me ajudaram no trabalho de história
Pior que a mim nem ajudou , pois não diz praticamente nada!
bom de mais ok
adorei as imagens com protetor de tela etc……………………..
mais e doido
pode deixaar o nome das obras?
renascimento legal
qd os nomes dos artistas?