Pinturas de Navios

Aspectos Gerais Sobre a Pintura de Navios

O nome que se dá à arte de pintar navios ou coisas relacionadas a eles, como outros tipos de embarcações e até mesmo a realização de uma arte sobre o mar, por exemplo, é arte marinha, sendo abreviada como apenas marinha, no contexto sobre o tema. Além disso, a arte não necessariamente tem de ser uma pintura, podendo também estar expressa em forma de escultura ou até mesmo desenhos. De uma maneira geral, o que caracteriza esse tipo de arte é o mar.

Nesse tipo de arte ainda estão incluídas aquelas obras que representam o mar com o reflexo do sol o da lua, o que é bastante clássico. Com isso, podem ou não estar inseridas as navegações ou até mesmo faróis. De acordo com a definição, paisagens que representam a praia também entram nessa classificação, bem como esculturas ou artefatos de enfeite que representam a praia.

A origem da arte marítima é um pouco contraditória, uma vez que há quem diga que ela tenha se desenvolvido no período que compreende os séculos XVII e XIX, na região da Europa, o que faz sentido, uma vez que essa foi justamente a fase em que ocorreram as grandes navegações. No entanto, alguns cânones de origem francesa defendem a ideia de que, na realidade, esse nem deve ser considerado como um tipo de arte em específico, além de defenderem o fato de que esse estilo havia se desenvolvido bem antes na França.

Navio Cargueiro (Sandro José Da Silva)

Navio Cargueiro (Sandro José Da Silva)

Um Pouco Mais Sobre a Origem da Arte Marítima

Conforme já ressaltado, a época chamada de as grandes navegações contribuiu em muito como uma forma de estímulo para o surgimento ou para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das artes marítimas. No entanto, no tempo da Grécia Antiga já surgiram evidências do surgimento sobre esse tipo de arte, uma vez que aquela população ressaltava em muito a questão do mar e os seus elementos, o que certamente contribuiu como gatilho para o desenvolvimento da arte marítima.

Nesse período, acabaram se destacando os seguintes pintores: Claude Joseph, Joaquín Mir, Homer, Sorolla, Manet, Childe Hassam, Canaletto, Turner, Willem van de Velde, dentre outros. O tipo de arte que mais se destaca com esse tema são, sem sombra de dúvidas, são as pinturas.

Já nos tempos modernos, a região que mais promoveu o surgimento desse tipo de arte foi a Holanda, no século XVII, uma vez que, durante essa época foi esse o país que estava se mantendo em destaque no que diz respeito ao comércio marítimo e à exploração dos oceanos com o encontro de terras que, posteriormente, serviriam de colônias de exploração.

Conforme já sabemos com relação à História, após a ascenção e declínio da Holanda, quem emergiu foi a Inglaterra e isso se refletiu também na história da arte, uma vez que os principais autores acompanhavam as suas respectivas nações em termos de destaque e de declínio. No entanto, até onde se sabe, o padrão de arte, pelo menos no que diz respeito à pintura, é o mesmo independentemente da origem da obra, seguindo sempre, de modo tradicional, convenções e pautas que se utilizavam na Holanda, e isso é mantido até os dias de hoje.

Navios em Porto por Edward Moran

Navios em Porto por Edward Moran

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria que tivesse como os egipcios contruiam suas artes e algumas imagens para poder colocar no meu trabalho de historia mas infelismente nao tem quando tiver mande uma mensagem para meu email me avisando.

    jessica cardoso 14 de Abril de 2011 13:54 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *