É natural pensar em algumas imagens específicas quando se está falando a respeito de pinturas em tela como a Mona Lisa ou a Moça Com Brinco de Pérola. Algumas obras conseguem se manter conhecidas e relevantes mesmo depois de séculos de sua produção. Pensando exatamente nisso elaboramos uma lista com as pinturas em telas mais famosas do mundo, que tal começar a conferir?
Pinturas em Telas Mais Famosas do Mundo
Abaixo você poderá conferir um verdadeiro desfile de obras famosas que venceram o tempo e se mantém no imaginário das pessoas de uma maneira geral, independente do tamanho do seu apreço por arte.
Mona Lisa
A pintura mais famosa do mundo é considerada como a obra-prima de Leonardo da Vinci. Ao contrário do que muitos pensam se trata de uma tela pequena (tem somente 77 cm por 53 cm) e foi realizada entre os anos de 1503 e 1517.
O sorriso enigmático e o fato de que pouco se sabe sobre a mulher retratada fez da obra também chamada de Gioconda um símbolo do Renascimento. Há uma naturalidade diferenciada na maneira como essa mulher está retratada. Trata-se de uma pintura a óleo sobre madeira, atualmente, está exposta no Museu do Louvre, em Paris.
A Ronda Noturna
A obra que data de 1642 do holandês Rembrandt retrata um grupo miliciano, nessa época era algo bom fazer parte desse grupo cuja função era proteger Amsterdã. A pintura de 3,63 metros por 4,37 metros foi uma encomenda da Corporação de Arcabuzeiros de Amsterdã. Atualmente, a tela está exposta Museu Rijksmuseum, em Amsterdã.
As Meninas
Um quadro do pintor espanhol Diego Velázquez em que está representada uma cena cotidiana da corte da época de 1656. O trabalho de óleo sobre tela mede 3,18 m x 2,76 m e tem como grande curiosidade a representação do próprio pintor numa das laterais. O quadro está exposto no Museu do Prado, Espanha.
Moça Com Brinco de Pérola
A obra mais famosa do holandês Johannes Vermeer foi criada sem estudos prévios, todos os ajustes de luz e sombra foram feitos durante o processo de desenvolvimento da tela. A pintura data de cerca de 1665 e não há registros de quem seria a moça retratada, alguns historiadores acreditam ser a filha de 13 anos do pintor. É curioso o fato dele ter pintado a moça com um turbante haja vista que esse era um acessório pouco usado na época. Com medida de 44,5 cm por 39 cm a obra está exposta museu Mauritshuis em Haia, Holanda.
A Noite Estrelada
Vincent van Gogh é um dos maiores pintores da história, mas infelizmente morreu sem ter esse reconhecimento. Há várias obras do artista que são conhecidas pelo mundo como seus autorretratos (incluindo aquele em que está sem a orelha que ele mesmo decepou), Os Girassóis entre outras. Contudo, ‘A Noite Estrelada’ tem um significado importante considerando que foi pintado a partir da vista que Van Gogh tinha da janela do seu quarto do hospício de Saint-Rémy-de-Provence em que se internou por vontade própria após o episódio da orelha.
As espirais pintadas no céu remetem aos traços do impressionismo, algo bastante interessante. Essa pintura a óleo sobre tela, do ano de 1889, mede 73,7 cm × 92,1 cm e está atualmente em exposição no MoMA, em Nova Iorque.
Ponte Sobre Uma Lagoa de Lírios de Água
Essa tela de Claude Monet de 1899 destaca-se entre as pinturas impressionistas fazendo parte da produção dos últimos anos de vida do pintor que recebeu o nome de Nenúfares. Com medidas de 93 cm por 74 cm, essa tela, está exposta Metropolitan Museum of Art. A paisagem retratada na tela é o jardim do próprio Monet numa comunidade rural chamada Giverny, na França.
O Beijo
A imagem que transcendeu o tempo é de autoria do austríaco Gustav Klimt e faz parte da sua chamada fase dourada. Nessa tela é possível sentir um extremo aconchego vindo do casal protagonista. Uma curiosidade é que a tela foi pintada com tinta a óleo e folhas de ouro. Klimt trabalhou bastante a afetividade em suas pinturas, alguns acreditam que o casal dessa tela é o próprio pintor e sua companheira Emilie Flöge. A pintura data de 1899 e tem 180 cm por 180 cm. Está exposto na Galeria Belvedere da Áustria, na cidade de Viena.
O Grito
Uma imagem que já ganhou inúmeras releituras tendo grande relevância para a história da arte. A primeira versão desse quadro do norueguês Edvard Munch foi criada em 1893, ao longo do tempo ele foi elaborando novas versões com técnicas diferentes até 1910. Um dos quadros dessa série está na Galeria Nacional de Oslo, na Noruega e tem medidas de 91 cm por 73,5 cm. Há duas versões dessa obra expostas no Museu Munch na capital da Noruega.
A Traição das Imagens
A obra do surrealista René Magritte possui 63,5cm por 93,98cm e nos apresenta a representação gráfica de um cachimbo com a seguinte frase embaixo: “Ceci n’est pas une pipe” (Isso não é um cachimbo). A ideia principal da série de pinturas “A Traição das Imagens”, da qual essa faz parte é discutir os limites da representação.
Afinal o que está na tela não é um cachimbo e sim a representação de um cachimbo. A tela foi pintada entre os anos de 1928 e 1929, atualmente, está em exposição Museu de Arte do Condado de Los Angeles.
Abaporu
Essa obra de Tarsila do Amaral se tornou a grande representante da arte brasileira no exterior. O quadro pintado em 1929 foi oferecido por Tarsila como um presente para o escritor Oswald de Andrade, o seu então marido. O símbolo da fase antropofágica da artista mede 85cm x 72cm. Está exposto no Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires.
Gótico Americano
O pintor Grant Wood retratou, em 1930, o regionalismo americano e criou uma imagem icônica. Essa pintura a óleo não tem grandes dimensões, mede 78 cm por 65.3 cm, mas tem muita força representativa. O mais interessante é o fato dele ter ido contra o estabelecido da época de fazer representações tipicamente europeias, ele escolheu retratar o que era mais relevante no seu país. A casa que aparece na tela realmente existiu tendo sido descoberta em Iowa do Sul. O quadro está em exposição no Instituto de Arte de Chicago.
A Persistência da Memória
A principal imagem relacionada ao surrealismo, esse quadro de Salvador Dalí, é de 1931. Trata-se de uma pintura a óleo que mede cerca de 24 cm por 33 cm e está em exposição no MoMA, em Nova Iorque. A obra foi criada em apenas algumas horas enquanto a esposa do pintor e alguns amigos estavam no cinema.
Guernica
Nessa pintura a óleo de Pablo Picasso, do ano de 1937, é possível ver um pouco do horror do bombardeio da cidade de Guernica, país Basco no dia 26 de abril do mesmo ano. Embora apresente grande complexidade essa obra levou somente um mês para ficar pronta. A tela mede 349 cm por 776 cm e está exposta museu Reina Sofia, em Madrid, Espanha.
Composição Número 5
A grandiosa tela de 2,44 m por 1,22 m é de autoria de Jackson Pollock, referência quando o assunto é pintura abstrata. Composta em 1948 essa tela foi feita com tinta líquida sobre um painel de fibra. Vendida por US$ 140 milhões de dólares tem muita força visual. Tem uma curiosidade sobre essa obra, como Pollock fumava enquanto pintava é possível encontrar no quadro alguns traços de cinza de cigarro.
Quais são as suas pinturas em tela favoritas dentre essas da lista?
lindas…lindas.parabéns!!!!
lindas