Vasos Artesanais para Plantas

Os amantes das plantas sabem muito bem que elas exigem muito cuidado e dedicação, e que diversos fatores interferem na qualidade de vida de sua planta, tendo também cada espécie suas especificidades.

Um dos fatores determinantes de saúde da planta é o tipo de vaso em que ela é colocada. Há diversos tipos de vasos que podem ser usados para a plantação de flores, e plantas no geral, esses vasos, e a manutenção dos mesmos, interferem diretamente na saúde da planta, e na forma como ela irá se desenvolver.

Por isso, ao conhecer os tipos de vasos que existem, é possível escolher o melhor para a espécie de planta que você deseja cultivar, dessa forma fazendo com que ela cresça bem e com saúde.

Um ponto importante a se falar sobre os vasos antes mesmo de falar dos materiais que eles podem ser feitos, é sobre o tamanho e o formato do vaso. É importante lembrar sempre que quanto maior é o espaço disponível para a planta, mais ela terá de espaço para se desenvolver, por isso, plantas que se desenvolvem muito devem ficar em vasos maiores, já plantas que se mantêm menores podem ficar em vasos pequenos e mais delicados.

Em relação ao formato, isso depende muito do material em que o vaso é feito, há vasos retangulares, que geralmente são feitos de madeira ou vidro, e também vasos redondos, mais comuns entre os vasos de polietileno, cerâmica, metálicos e de cimento. Há também vasos em formatos diferentes, das formas mais originais que você possa imaginar, vasos em formato triangular, no formato de uma caveira, um animal, ovais, dentre diversos outros. Cada tipo de formato se encaixa melhor em uma decoração, os vasos quadrados são bem modernos, os vasos redondos são clássicos e rústicos, dependendo do material, os vasos cônicos, triangulares, são despojados e combinam com decorações mais inusitadas.

Tipos de Vasos

É impossível falar de todos os materiais que um vaso de planta pode ser feito, mas abaixo, iremos falar sobre os tipos de vasos mais comuns:

Vasos De Cerâmica Natural

Os vasos de cerâmica natural são bem comuns, e é possível encontrar eles nos mais diversos formatos. Esse material é comum entre aqueles que fabricam vasos, que podem surgir com as mais variadas peças. Sendo os mais comuns os redondos de todos os tamanhos.

Os vasos de cerâmica retêm umidade, pois a matéria prima para as criações em cerâmica é a argila. Isso faz com que ao longo do tempo, quando deixado na sombra, o vaso fique com uma crosta esverdeada ao seu redor, formada a partir da criação de musgos e líquens, o que pode ser um fator que incomoda visualmente para alguns, mas para outros pode ser um charme a mais, dando um visual rústico.

Isso ocorre por que os sais contidos no barro são exsudados. Para aqueles que não gostam, a crosta pode ser removida se esfregar o vaso com uma escova de aço. Quando esses vasos são mantidos por muito tempo ao sol, criam-se manchas brancas por ele, e após um tempo,  a cor de todo o vaso pode se alterar, ficando em um tom de ferrugem escura, ou ainda em cores mais claras que a sua original, como um pêssego.

Esse material também resseca no sol, isso faz com que a terra do vaso seque mais rapidamente, o que faz mal as plantas que serão mantidas nesse tipo de vaso. Porém, se você lembrar-se de manter a terra do vaso sempre úmida, isso não será um problema. O ponto positivo nesse tipo de vaso é que a terra se mantém fresca por muito tempo.

O ponto mais importante do vaso de cerâmica natural com certeza é a sua resistência, para a sua criação, o barro é secado lentamente a sombra, onde se retira a maior parte da água do material, depois, a peça é moldada e então ela é secada em altas temperaturas, o que deixa o produto final com rigidez e resistência extremas.

Uma variação possível ao vaso de cerâmica natural é o vaso de cerâmica esmaltada, que também são chamados de vasos vietnamitas. Esse tipo de vaso é ainda mais durável que o outro, não contrai manchas ao longo do tempo, e nem resseca a terra que está presente nele. É um tipo de vaso mais caro, mas ótimo para o plantio de árvores frutíferas. Além de ser ótimo para a saúde das plantas, os vasos de cerâmica esmaltada são muito bonitos e chamativos, e podem ser um ótimo item de decoração para a sua casa.

Vaso De Concreto Ou Cimento

Os vasos feitos de concreto ou então de cimento existem em diversos tamanhos e formatos, e possuem um preço bem baixo. A maior desvantagem desse tipo de vaso com certeza é o seu peso, que faz com que eles sejam bem difíceis de transportar, por isso, o ideal é coloca-los em um local fixo, como uma laje bem estruturada ou em um quintal gramado.

Esse tipo de vaso combina perfeitamente com áreas externas, como nos quintais ou em jardins, isso por que possuem uma ótima durabilidade.

Uma dica é sempre pegar um vaso maior do que o tamanho recomendado para a espécie, pois os vasos feitos de cimento ou concreto possuem um espaço interno reduzido, já que a camada das duas bordas é bem larga. Os vasos nesse estilo ficam lindos com plantas bem grandes, na entrada de alguns locais, sendo um item de decoração moderno e ao mesmo tempo rústico.

Vasos De Madeira

Os vasos de madeira não são exatamente vasos, pois para plantar algo neles é preciso de algo no seu interior, geralmente usa-se um vaso de plástico ou ainda uma caixa de zinco.

A grande vantagem dos vasos de madeira é que são leves e versáteis. Com o seu visual bem rústico, combinam com a decoração interna e externa de diversos ambientes, sendo um incremento a mais em qualquer local.

Vasos De Vidro E Fibra De Vidro

Os vasos de vidro geralmente são usados para sustentar flores ou arranjos temporários, que já foram cortados de suas raízes. São ideais para serem mantidos em centros de mesas, prateleiras e enfeites no ambiente interno da casa. Quando é usado dessa forma, deve-se trocar a água uma ou duas vezes na semana, mas no geral as plantas de corte geralmente não vivem por muito tempo.

Uma dica para usar esse tipo de vaso é utilizar um pote de plástico interno com furos no fundo, assim é possível que ele seja usado para plantio também, e não somente para arranjos. Mas isso irá exigir uma manutenção muito maior que os outros tipos de vaso, além de que esse tipo de vaso é bem mais caro.

Os vasos de fibra de vidro são feitos a partir da aglomeração de micro filamentos de vidro, e a adição de resina poliéster ou outro tipo de resina. Esses pequenos filamentos de vidro são extremamente flexíveis.

Nesse caso, são vasos com beleza extrema e ótima durabilidade, sendo eles ideais para o plantio. Esse tipo de vaso é mantido tanto em ambientes externos como internos, havendo modelos dele de grande porte que ficam lindos com plantas maiores.

Vasos De Polietileno

Os vasos de polietileno possuem muitas vantagens diante dos outros, são de fácil manutenção, além de seu material ser bem leve. O mais legal desse tipo de vaso são as diversas possibilidades de acabamento, que podem fazer com que ele se assemelhe a vasos de cimento, de madeira, e de outros.

O ponto fraco desse tipo de vaso é que o material pode desbotar com o tempo, mas em contrapartida, é resistente e bem fácil de manusear, o que faz com que eles sejam uma ótima escolha mesmo com o seu único ponto fraco. Se você deseja colocar esse tipo de vaso em ambientes externos, que recebem muito incidência do sol, uma boa opção é procurar por vasos que possuem proteção ultravioleta, o que faz com que a cor se mantenha por mais tempo.

Com os mais diversos acabamentos, é um tipo de vaso que pode ser usado em ambientes externos e internos, sendo a escolha entre vasos mais simples ou outros bem mais trabalhados.

O polietileno é um dos plásticos mais usados na atualidade, possui estabilidade térmica e química, além de ser bom para trabalhar, ser um material flexível, e possuir alta resistência a quedas e impactos.

Vasos De Plástico Comum

Os vasos de plástico comum são provavelmente os mais usados, isso por ser um estilo de vaso fácil de encontrar, e com preço bem em conta. São leves, e também possuem vários tamanhos e formatos, mas não possuem uma durabilidade muito boa.

Os vasos de plástico comum geralmente são usados como a base para o plantio dos vasos de madeira e de vidro.

O ponto negativo dos vasos de plástico é que esquentam demais quando expostos ao sol, e o calor contido no plástico pode ser transferido de forma rápida ao solo, o que pode prejudicar a saúde da planta. Mas isso não quer dizer que esses vasos não devem ser utilizados, uma boa dica é usar eles até adquirir um vaso de outro material.

Vasos Metálicos

Os vasos metálicos são leves, chamativos e extremamente modernos. Eles geralmente são vendidos com rodízios (para serem transportados) ou com pés fixos, e também possuem modelos com caixa para recolhimento de água e outros sem.

Ele é ideal para ser usado em áreas que não suportam muito peso, em detrimento, por exemplo, de um vaso de cimento. Esse tipo de vaso pode ser reforçado nas bordas e em suas laterais, para que se torne ainda mais resistente.

O ponto mais negativo desse tipo de vaso é o seu custo, que é realmente muito alto em relação aos outros modelos, mas pode ser compensatório se ele for usado como o principal item de decoração de algum ambiente.

A fabricação dos vasos de metal é a partir de chapas metálicas que galvanizadas, e terminam sendo pintadas com uma pintura eletrostática.

Vasos De Pedra

A pedra é claramente um material poroso, o que faz com que os vasos feitos a partir dela, precisem de um revestimento interno, sendo o mais comum um vaso de plástico na sua parte de dentro, onde a planta será contida.

Esse tipo de vaso é bem pesado e geralmente não estão disponíveis em formatos e tamanhos muito inovadores.

Mas não se pode negar que os vasos de pedra são bem bonitos, e ficam lindos como decoração de um ambiente interno ou externo. Os cuidados a se manter com a planta são básicos, como ela estará contida dentro de um vaso de plástico, sendo dessa forma a sua manutenção mais fácil.

Vaso De Porcelana

A porcelana é um produto com uma vitrificação, que possui certa transparência, e é isento de sonoridade e porosidade. Os vasos feitos nesse material são brancos, impermeáveis e translúcidos.

Os vasos de porcelana são ideais para plantas menores, sendo um item que fica bonito nas prateleiras de um quarto, estantes de livro ou na sala de estar das casas.

Vasos De Fibra De Coco

A fibra de coco é um produto ecológico, que é capaz de reter a umidade da terra diretamente para as raízes. A fibra vem da fruta coco, sendo bem elástica e resistente, porém, com o tempo o vaso vai perdendo a forma, além de adquirir uma cor mais escura. Esses vasos são feitos geralmente em tamanhos limitados.

Decorando Os Vasos Citados Acima

Alguns dos tipos de vasos que falamos já sã belos itens de decoração logo quando são comprados, e por isso não necessitam de nenhuma modificação.  Já outros, principalmente os vasos de plástico comum, podem ser decorados para serem mais bem vistos em sua casa.

Uma dica muito boa para a decoração dos vasos de plástico é revesti-los com barbante ou com fio de sisal. Esses materiais irão conferir ao vaso uma beleza a mais, bem diferente do produto original.

Para revestir o vaso, basta pregar o início da corda que você irá usar com um pouco de cola quente, e ir envolvendo todo o vaso com ela, de forma que ela fique bem rente. Vá pingando em alguns pontos cola quente, para que a corda se mantenha firme no lugar. No final pregue a ponta de forma que não apareça, também com cola quente. Quando o material usado é o barbante, ele pode ser colorido das mais diversas formas, para ficar ainda mais bonito.

Além disso, você também pode fazer desenhos em todos os seus vasos a partir de tinta comum, com pincéis, ou tinta spray, usando stencil. Para pintar com a tinta comum basta imaginar algo que você deseja, como flores, bolinhas, rostinhos, e ir fazendo do seu modo. Já o stencil é feito com o recorte da silhueta de um desenho que você deseja então você usa a tinta spray nesse recorte.

Além dos vasos citados acima, você também pode usar coisas que você possui na sua casa para plantar as suas flores, vamos conferir abaixo:

Vasos De Planta Feitos Artesanalmente

Além dos vasos artesanais serem uma opção econômica, eles possuem muitas vantagens, como o fato de serem sustentável já que reutilizam materiais que iriam para o lixo, além de ser um momento bem legal quando você está criando algo, e o resultado final é algo bem bacana. Também tem a vantagem de deixarem sua casa com uma decoração bem rústica.

Vasos Artesanais Com Garrafa Pet

A garrafa PET é um item tão versátil que é até possível elencar tudo que é possível de ser feito com elas, e em relação aos vasos de planta não podia ser diferente. Há diversas ideias espalhadas por ai, sendo as mais criativas possíveis, e que sempre tem um resultado final lindo.

O vaso mais simples possível de se fazer com garrafa pet é cortar o fundo da garrafa, cerca de 8 cm, e apenas pintar esses pequenos vasinhos com tinta spray. Faça furos na parte de baixo para a água vazar e pronto! Um vaso simples, mas quando colocado nele pequenas plantinhas, irá montar uma bela decoração.

Outra possibilidade é para quem quer pendurar o vasinho de garrafa PET na parede, você pode cortar o fundo e também uma parte a mais da garrafa, uma espécie de parte suspensa, onde haverá um furo e todo o vaso será pendurado por aquela parte.

Outra possibilidade linda com as garrafas PET é a criação de um jardim vertical. O jardim vertical é ideal para quem não tem muito espaço em casa, e o resultado dele é impressionante de mais. Para criar um jardim vertical você pode cortar a parte lateral das garrafas PET, e deitando ela, você terá um vaso retangular. Então, basta passar uma corda ou uma corrente dentro de cada vasinho que você deseja pendurar, sendo um de cada lado, e pronto. Basta pendurar encostados em paredes, ou ainda em locais como varandas.

Outra possibilidade é utilização de ferro de solda para a criação de algo ainda mais diferente. Isso exige um pouco mais de habilidade e também cuidados para não se queimar. Bastar cortar a garrafa PET como você deseja, e ir fazendo furinhos com o ferro de solda de acordo com o desenho que você pretende estampar. Para ficar mais fácil, recorte um molde e vá seguindo ele, que estará em cima da garrafa pet. Para pequenos desenhos, é possível também usar um palito metálico esquentado em fogo bem quente, mas com o ferro de solda a técnica fica bem mais bonita.

Vasos Artesanais Com Outros Materiais

Além da garrafa PET, há muitos materiais em nossas casas que podem ser usados para fazer belos vasinhos de planta, confira abaixo:

Garrafas de plástico no geral, como garrafões de água mineral, litros de desinfetantes e até mesmo de detergente podem ser usados para criar vasos de plantas. Para produtos químicos o ideal é que seja bem lavado, para não afetar a terra das plantas. As garrafas podem ser cortadas de diversas formas, criando vasos nos mais diversos estilos.

Uma opção bem sustentável é plantar dentro do coco, além de aproveitar a casca da fruta, você terá vasinhos parecidos e bem fofos, podendo plantar neles orquídeas, suculentas, cactos, etc.

Os pneus antigos formam belos vasos para plantas, e podem ser usados de duas formas, eles podem ser pendurados na parede e então plantar na parte interna, fazendo um pequeno canteiro, e também podem ser usados deitados no chão, fazendo um vaso mais largo.

Galochas, botas de borracha, sapatões, sapatilhas, e qualquer sapato velho que você não tem mais o outro par podem ser transformados em vasos de planta cheios de estilo, além de sustentável se torna uma decoração bem divertida, remetendo um pouco a infância.

Outro material usado para fazer vasos são os paletes de madeira, e convenhamos, qualquer coisa feita com paletes fica com um visual bem legal. A ideia é fazer vasos maiores e dentro usar vasos de plástico, para sustentar a planta.

E já imaginou um vasinho de planta feito todo com disquetes antigos? A ideia é muito boa e o resultado é muito fofo, você pode pintar os disquetes, um de cada cor, deixando o vaso em formato de cubo ainda mais divertido. Para colar os disquetes basta usar cola super bond.

Qualquer utensílio de cozinha que não está sendo mais utilizado pode virar um vasinho de planta, xícaras, chaleiras, panelas velhas, e bules darão um charme muito especial ao seu jardim, deixando ele bem feminino. As panelas feitas de ferro deixam um ar bem rústico, já os utensílios de louça, deixam tudo muito delicado.

Uma ideia muito fofa são os vasos onde se plantam mini cactos, feitos a partir de rolhas de garrafa de vinho. Atrás da rolha pode-se colar um imã, e usar os vasinhos como imã de geladeira ou para pregar fotos, ou avisos em um quadro metálico. Ficam muito delicados.

Latas antigas, como latas de tinta ou baldes metálicos ficam lindos como vasos para plantas, elas são bem rústicas, e por isso deixam uma decoração muito bacana.

Vasos sanitários e descargas antigas podem até parecer algo sem nexo nenhum para se usar como vaso, mas por incrível que pareça o resultado é muito legal, deixando uma decoração bem diferente no seu jardim.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *