A literatura, na origem de sua palavra, é uma arte que em sua essência guarda uma via de mão dupla. Se por um lado a literatura é a arte de escrever, de produzir textos, por outro lado também é a arte de saber, de ter conhecimentos literários e de entrar neste rico mundo que a escritura permite.São por estes dois modos de ser que a literatura abre a mente humana para o mundo e para a educação. No conhecimento propagado pelas letras – em suas mais variadas formas, na crônica, na ficção, na poesia, na prosa, e nos seus mais diversificados gêneros – as possibilidades que se abrem são inúmeras.
Em cada texto surgem informações e histórias novas, que contribuem para que o leitor seja uma pessoas mais esclarecida e que tenha instrumentos argumentativos que possam ser mais bem construídos a partir do conhecimento que recebeu da literatura à qual teve acesso.Um aspecto a ser considerado nos conhecimentos trazidos pela literatura é a sua proximidade com a História da humanidade. Pelos relatos escritos, muita riqueza de acontecimentos, de hábitos, de valores, de costumes foram conservados e trazidos ao longo dos anos, permitindo a preservação do conhecimento de nossa história, com grande riqueza de detalhes.A literatura cria a possibilidade de transportar o leitor para outros tempos e outros lugares, a partir de uma leitura ficcional ou fática da História mundial.
Além de sua função de trazer e de preservar conhecimento, a literatura também tem a possibilidade de exercitar a reflexão, de modo que a função educativa da linguagem possa se aperfeiçoar plenamente. Ao trazer novos argumentos, a literatura apura o senso crítico das pessoas e as leva a questionar o seu olhar sobre o mundo, por meio de outros olhares que lhe são oferecidos através da literatura.Esta riqueza já pode estar presente desde o início das atividades educacionais das crianças, quando já é possível e desejável que a literatura esteja presente. Os inúmeros livros infantis, que trazem cores, figuras e texturas para apreender a atenção da criança, também contribuem no aprendizado, auxiliando os pais e educadores na função de despertar o olhar da criança para o mundo.
Já quando direcionados aos jovens, os livros têm muitas vezes a função de ensinar valores aos jovens através de fábulas e contos que, através das histórias, geralmente possuem fundo moral.É justamente na faixa-etária escolar que a atenção se volta de modo mais forte para a relação entre literatura e educação. Alvo de políticas públicas do governo, o incentivo à leitura entre os jovens contribuem no processo de formação do ser humano.É na literatura, que ao lidar com os questionamentos existenciais e com a visão do mundo dos outros, podemos aprender sobre os outros, mas, principalmente, sobre nós mesmos, sobre o aspecto humano que é comum a todos.