Africa Setentrional Clima

África Setentrional 

Muitas pessoas não sabem, mas esse nome África Setentrional diz respeito à região Norte do continente África, afinal a palavra setentrional quer dizer Norte, portanto para um maior esclarecimento estamos falando aqui dos seguintes territórios, Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito e a porção Ocidental do deserto do Saara. 

Ao contrário da África austral, que é a porção sul africana do continente, onde a população predominante é negra, a África setentrional tem a predominância da população branca e árabe, inclusive grande parte dos habitantes dessa região segue os costumes e as religiões dessa origem, como a religião muçulmana. Algumas pessoas chamam essa região de África branca, outros de extensão do Oriente Médio. 

Independentemente das nomenclaturas, essa região é cheia de história e especificidades interessantes, além de ser tão rica em vida natural e belezas quanto o restante do continente. Assim como existe em outras partes do mundo, há os grandes climas que predominam nessas áreas e existem também os chamados microclimas. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre os climas de cada país que compõe essa porção africana, no geral, as regiões mais para o interior da África setentrional, apresentam uma predominância dos climas desérticos, o que muda conforme vamos nos dirigindo para as regiões mais próximas à sua costa, os climas mediterrâneos vão se tornando mais presentes e predominantes. 

Marrocos 

No Marrocos, que é um país com saída para o mar Mediterrâneo, para o Oceano Atlântico e muito próximo à Espanha, essas suas especificidades dão origem à vários microclimas dentro do país, mas a predominância geral, costuma ser definida como clima Mediterrâneo. Na região Norte no sentido leste, é onde esse clima de fato se manifesta, tendo verões bem quentes e secos, o que contrasta com invernos mais moderados, no entanto o inverno ainda pode ser consideravelmente quente. 

Na região Norte, mas dessa vez no sentido oeste, o clima do país é um pouco mais ameno, mas não leve essa palavra ao pé da letra, pois ele é ameno apenas em comparação ao extremo calor que pode fazer em algumas regiões do país. A média de temperatura é um pouco menor do que no seu extremo Norte próximo à Espanha, isso acontece principalmente por causa da sua proximidade com o Oceano Atlântico e os padrões de ventos e correntes trazidos por ele à região, como a corrente das canárias, isso desencadeia também um volume maior de precipitação no local, o que contribui para amenizar o clima. As temperaturas observadas em noroeste, no entanto, ainda são altas, principalmente no verão, vale ressaltar que é nessa região onde está localizada uma das principais cidades do país, a cidade de Casablanca. 

O clima no interior varia entre dois extremos, são eles o frio e a neve nas suas montanhas, intensificados nos meses de inverno, para um clima árido e desértico conforme se adentra ao deserto do Saara no interior do Marrocos. Agora você pode estar se perguntando, neve no Marrocos? Isso mesmo, ela acontece em uma região chamada de Atlas, a qual é dividida em sua parte mais baixa, em sua parte de altitudes médias e na sua porção mais alta. 

Essa região tem áreas montanhosas onde neva e constantemente se vê essa condição no cume de suas montanhas, ali o clima é predominantemente frio, podendo acontecer florestas de coníferas como as que ocorrem, por exemplo, no Canadá. Para que se tenha noção das altitudes atingidas nesta área, o cume da sua montanha mais alta está acima dos impressionantes 4 mil metros de altura, essa montanha é chamada de Jbel Toubkal. 

Nas áreas de médio e baixo Atlas tem-se um clima mais quente, mas ainda assim ameno e muito chuvoso, isso proporciona a ocorrência de florestas de mata densa, tipicamente tropicais, essa região é uma das mais diversificadas do país, podendo ser visto algumas variações de relevo e vegetações em seu território. 

Há ainda as regiões desérticas, mais ao sul, afinal estamos falando do Marrocos, um país extremamente famoso por seus passeios e expedições ao deserto, que por sua vez apresenta uma precipitação média anual muito baixa, somada a dias ensolarados e quentes, isso faz contraste com as suas noites que podem atingir baixas temperaturas, tudo isso ocorre no interior marroquino. 

Argélia

A Argélia é um grande país do Norte africano, então é de se esperar que tenha algumas variações de clima de um lugar para o outro, o que de fato acontece, mas o que predomina no país são os climas e padrões áridos e semiáridos, isso por causa da grande parcela de seu território ser desértico. Não podemos nos esquecer também que a Argélia é uma nação com saída para o litoral, mais especificamente para o litoral mediterrâneo e isso influencia no seu clima. 

Na região Norte do país, o clima é mediterrâneo, tendo verões secos e bem quentes e invernos um pouco mais amenos e chuvosos, na verdade é um clima mediterrâneo africano, pois o mediterrâneo europeu pode ter invernos mais rigorosos, no entanto, isso é suficiente para que ocorram áreas de floresta densa na região, o que contribui para um pequeno alivio da temperatura. 

No interior do continente acontecem três diferentes variações geográficas, pois há parcelas de planalto, uma grande parcela de deserto, mas há também uma região montanhosa, que ocorre devido ao mesmo grupo de montanhas que ocorrem no Marrocos, o seu país vizinho, são as montanhas Atlas. Nestes locais pode fazer muito frio e até neve nos cumes das montanhas, enquanto isso nos planaltos os verões são quentes, mas os invernos são frios. Na área desértica, o clima é árido e ocorre muito pouca chuva nessa região. 

Tunísia

A Tunísia é um país que está localizado na região nordeste do continente africano, está muito próxima ao sul italiano, mais especificamente da região da Sicília e está próxima também à ilha de Malta, sendo assim o seu clima litorâneo é predominantemente mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos mais frios e muito chuvosos. 

Apesar desse seu padrão climático na região costeira, o mesmo não é visto no interior do país, onde o clima predominante é semiárido e desértico, devido ao deserto do Saara. Há algumas poucas exceções, que são as poucas áreas montanhosas que existem no país, onde o clima é mais ameno e ocorrem mais chuvas, ao contrário do que acontece no deserto, onde os índices de precipitação são muito baixos. 

Líbia 

A Líbia é outro país que está no extremo Norte africano, é um país de grande extensão territorial e que possui também uma grande faixa litorânea no mar mediterrâneo. O seu clima, principalmente na costa pode ser muito variado, pois no verão as temperaturas podem chegar na casa dos 45 graus Celsius, enquanto o inverno pode ser mais ameno, principalmente em áreas montanhosas. O litoral tem muitas chuvas, mas o interior do país é bem árido e por isso as médias de precipitação anual caem drasticamente em relação à faixa litorânea. 

O interior do país pode ser resumido em clima desértico e árido, podendo variar com o semiárido, onde as chuvas são bem escassas, os rios podem ficar secos durante quase o ano todo e mesmo no inverno se tem dias de muito calor. 

Egito

O Egito é esse lindo e histórico país africano, esse país que faz fronteira com nações do Oriente Médio, esse país de clima quente e de muitas belezas naturais. O Egito tem em seu interior um clima característico desértico, onde as temperaturas são bem altas e que em alguns meses os valores de precipitação podem nem ao menos sair do zero. Isso varia um pouco nas áreas litorâneas, onde o clima pode ser um pouco mais ameno, mas ainda muito quente, com verões bem secos, o que torna ainda mais difícil aguentar o calor por lá, as chuvas ocorrem na parte costeira do país, mas principalmente nos meses de inverno, que são os meses em que elas estão concentradas. 

O inverno do Egito também é quente, mas menos quente do que o seu verão, o seu inverno tem mais vento, o que contribui para diminuir a sua temperatura, além disso, as temperaturas noturnas podem cair muito e apresentar uma grande variação, como é característico de um clima desértico. 

Climas 

Ainda que os climas apresentem variações entre um país e outro, é possível definir que ele é bem parecido em toda a sua porção setentrional, apresentando divisões claras entre o litoral e o interior dos países, essas variações, no entanto, tornam ainda mais interessante e curiosa essa região tão rica em beleza, história e cultura. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *