Tudo Sobre a Angola

No mundo são poucos países que falam o mesmo idioma que o nosso. O português como língua oficial é bem raro, sendo adotado somente por países que um dia foram colônias portuguesas. Esses países estão espalhados pelo mundo, alguns na América, outros na África do Sul e Portugal na Europa. Já pensou em fazer uma viagem turística, conhecendo outro continente, outras culturas e ainda sim não precisar conhecer outra língua.

Lógico que faz parte aprender coisas novas, mas mesmo esses países não possuem sua totalidade como falantes devido às as culturas nativas. Ao todo são nove países:

  • Moçambique
  • Portugal 
  • Angola
  • Timor Leste
  • Guiné-Bissau
  • Guiné Equatorial
  • Cabo Verde
  • Macau
  • São Tomé e Príncipe

Angola

Que tal falar um pouco mais sobre a Angola? País africano banhado pelo Oceano Atlântico e colônia portuguesa no século XV, se tornando independente somente em 1975 após muito tempo de guerra.  Sofre até os dias atuais com a colonização de exploração que dificultou muito o crescimento da nação em questões de qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

Faz fronteira com a República Democrática do Congo ao norte, ao leste com a Zâmbia e ao sul com a Namíbia. Possui cerca de um 1246700 quilômetros quadrados e por se localizar na zona mediana da África, possui um clima bem quente, predominando do tropical, mas com alguns lugares com o árido tropical prevalecendo.

Possui cerca de dezoito milhões de habitantes e hoje em dia mais da metade vive na zona urbana. Quando se trata de densidade demográfica, a Angola possui quinze habitantes por quilômetro quadrado.

A religião principal do país é o cristianismo com cerca de 94% da população como adepto. Sua capital se chama Luanda e possui a maior população do país.

Conflitos

É um país cercado por guerras e disputas principalmente após a independência de Portugal. Por isso havia disputa entre MPLA, FNLA e UNITA, o primeiro era um movimento popular, com ideologias marxistas e como estava em época de Guerra Fria o primeiro movimento era apoiado pela União Soviética, já o segundo era denominado de  Frente Nacional para a Libertação de Angola, patrocinada pelos Estados Unidos e por último a Independência Total apoiada pela África do Sul.

Mesmo que a Guerra Fria tenha acabado as disputas se mantiveram até 2002, foram mais de 35 anos de muita morte e atrasando ainda mais o desenvolvimento do país. Tudo isso só acabou com o líder da UNITA morreu levando como fim de guerra.

Economia

País rico em minérios e por isso a exploração deles é muito forte, os principais são o cobre, manganês, ouro, prata, chumbo e estanho. Atualmente a economia é movida principalmente pela extração de petróleo com mais de 50% do PIB angolano. Diamantes também são destaques dando maior poder aquisitivo ao país, mas ainda há muito para ser bem administrado para que reflita em qualidade de vida para as pessoas.

A agricultura é muito útil para o cultivo de alimentos básicos e também para exportação. As plantações são diversas devido o bom clima e solo para plantio variando entre produtos bem parecidos com o Brasil como café, milho, cacau, banana, algodão e cana-de-açúcar.

Economia da Angola

Economia da Angola

A indústria se mantém sobre o processamento das matérias-primas obtidas na agricultura como cereais, tabaco e algodão. Produz também cimentos e fertilizantes conseguindo atingir cerca de 80 bilhões de PIB no ano de 2008

Desenvolvimento Socioeconômico

O Índice de Desenvolvimento Humano do país é de cerca de 0,403 possuindo uma das menores expectativas de vida no mundo todo, sendo apenas de 42 anos. Está entre os dez países com maior número de mortes durante a infância. Sendo que quase 50% da população vive na subnutrição, além disso o saneamento básico não chega nem a metade das famílias.

Curiosidades Sobre A Angola

  •  A moeda do país é uma homenagem ao maior rio do país chamado de Kwanza e é muito desvalorizada em relação a outras moedas no mundo, sendo que um dólar americano chega a quase 300 Kwanzas.
  • Apesar de ser um país pobre, a sua capital é uma das cidades mais caras para se viver no mundo todo, chegando a quase 1800 Kwanza o preço de um quilo de tomate, sendo equivalente a quase vinte reais.
  • A bandeira da Angola foi influenciada diretamente por ideais comunistas, mas assim mudaram do padrão de foice e martelo para uma roda dentada e um facão.
  • A Angola foi um país que teve muito escravo trazido para o Brasil no período colonial, por isso a capoeira que conhecemos em nosso país tem origem em solo africano.
  • A palanca-negra é um dos símbolos do país por ser um animal que possui exclusividade na Angola, sendo uma subespécie de antílope.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *