A Angola é um país localizado na costa ocidental do continente africano. Possui uma área de 1.246.700 quilômetros quadrados, e conta com cerca de 29,78 milhões de habitantes (dados de 2017). Sua capital é a cidade de Luanda. Sua língua oficial é o português. Vamos conhecer algumas curiosidades sobre esse país que possui uma cultura tão diferente do Brasil.
Curiosidades Políticas E Históricas:
- Possui uma política extremamente centralizada nas mãos do presidente, que conta com um ministro como “braço direito”, além de um conselho.
- Possui dezoito províncias, sendo que os líderes de cada uma delas são escolhidos pelo próprio presidente, e não por eleições democráticas.
- O país esteve em conflito civil entre os anos de 1975 a 2002, durante o período ocorreram conflitos armados e intervalos. A guerra foi travada por dois movimentos de libertação, que surgiram quando o país se tornou independente de Portugal.
- O país teve somente 5 mandatos presidenciais, sendo que José Eduardo dos Santos somou quase 38 anos de poder.
- Não ocorreram eleições presidenciais no país entre os anos de 1992 a 2017. Antes disso a eleição havia ocorrido em 1979.
- O país viveu um período monopartidário, com um governo marxista-leninista, que se baseou em uma economia estatal. Esse período ocorreu depois das eleições de 1992.
- O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência da Angola de Portugal, no dia 11 de novembro de 1975.
- Apesar de ter como língua oficial o português, existem outras línguas nacionais faladas em diversas regiões, sendo as principais: Kikongo, Tchokwe, Kimbundo, Umbundo, Kwanyama, Mbunda, Fiote, Nhaneca, Nganguela, dentre outras.
- A bandeira da Angola foi inspirada no símbolo do comunismo da foice e o martelo. Mas para representar o país foram escolhidos um facão e uma roda dentada.
- Os portugueses chamavam o escorbuto (uma doença provocada por falta de vitamina C) de mal da Angola, pois comumente os navegantes que se dirigiam ao Cabo da Boa Esperança sofriam dessa doença próxima ao litoral angolano.
- Antes da chegada dos portugueses, que ocorreu em 1483, o país era dividido em dois reinos: Bakongo e Ndongo.
- O rei de Ndongo se chamada Ngola, e deu origem ao termo Angola, nome do escolhido para o país.
- O país foi palco da Guerra Fria, ocorrendo a oposição entre o mundo capitalista e socialista.
Curiosidades Climáticas E Geográficas:
- O clima do país é temperado no litoral, com um período chuvoso curto, com verões quentes e secos e invernos com temperaturas amenas.
- Fora do litoral o país apresenta clima com temperatura mais agradável, principalmente onde há relevo mais elevado, ocorrendo duas estações distintas, uma de seca e outra chuvosa.
- O rio Kwanza é o principal rio do país, e deu origem ao nome da moeda nacional. Ele tem mil quilômetros de longitude, sendo 240 quilômetros navegáveis.
- O antílope gigante é uma subespécie de antílope muito rara, que é endêmica do país. É o símbolo nacional e os angolanos tem muito respeito por esse animal, apesar disso, ele está à beira da extinção. Na mitologia do país o animal representa vivacidade, beleza e velocidade.
- Uma das atrações naturais mais procuradas do país são as quedas de Kalandula, um conjunto de cachoeiras que possui a segunda maior queda d’água da África.
- A planta Welwitschia é uma planta muito diferente, que existe somente no deserto do Namibe na Angola, ela é chamada de “polvo do deserto” devido ao seu formato diferenciado, e pode viver até 2 mil anos de idade, considerada um fóssil vivente.
Curiosidades da Cultura:
- Os escravos capturados na Angola e trazidos ao Brasil trouxeram consigo a capoeira, que era um método de defesa contra os seus senhores violento. Como eles tinham que disfarçar a prática da luta, colocaram música e disfarçaram a luta como uma dança.
- Os estilos musicais mais famosos no país são o Semba e o Kuduro. O Semba foi uma das fontes de criação do samba brasileiro.
- Metade da população do país é católica, mas até mesmo os vinculados a essa religião seguem ritos e tradições nativas, como o culto dos antepassados.
- O culto dos antepassados é baseado na ideia de que os parentes mortos interferem na vida dos vivos, causando até mesmo doenças neles, por isso, são feitos rituais para apaziguar os antepassados.
- Uma das tradições mais comum no país é o respeito às pessoas mais velhas, que normalmente são cumprimentadas com uma reverência. Além disso, quando se fala com pessoas mais velhas não as olha diretamente nos olhos.
- A dança no país é usada para rituais religiosos, culturais e étnicos.
- A literatura é muito importante no país, tanto é que alguns dos maiores escritores de língua portuguesa da atualidade são de origem angolana. A maioria das obras fala sobre as dores e sofrimentos sofridos pelos angolanos. Alguns dos grandes autores são: José Eduardo Agualusa, José Luandino Vieira e Pepetela.
- O imbondeiro é uma árvore originária da floreste de Mayombe, e é considerada sagrada pelo povo desse país. As folhas dessa árvore são usadas como medicamento, sendo ricas em ferro, cálcio e proteínas.
- A galinha d’Angola, muito conhecida no Brasil, veio ao nosso país por meio dos escravos africanos. No continente africano ela é chamada de galinha-da-índia e galinha-da-guiné.
- O cumprimento na Angola é feito a partir de um aperto de mão bem firme, as pessoas mais íntimas dão também um abraço e alguns até tapas no bumbum. Os cumprimentos não são apressados, e alguns incluem perguntar sobre como está a família, os negócios e assuntos relacionados a vida das pessoas que estão se cumprimentando.
- Não é muito comum a troca de presentes no país, porém, quando você é convidado a casa de um angolano para uma refeição, é de bom gosto levar presentes como chocolates ou frutas.
- O povo angolano é considerado extremamente hospitaleiro, sendo famosos por gostarem de entreter seus convidados e hóspedes.
- Por gostarem muito de agradar as pessoas, principalmente os turistas, muitas vezes os angolanos acabam “mentindo” sobre algo que poderia causar problemas as pessoas. Eles estão mais preocupados com agradar do que dizer a verdade.
- A telenovela Windeck foi a primeira angolana a ser transmitida no Brasil, ela teve grande sucesso internacional, e concorreu ao Emmy de melhor telenovela, no mesmo ano em que Avenida Brasil concorreu.
Curiosidades Da Economia E Infraestrutura:
- A economia está ligada a produção primária, destacando a agricultura: sendo um grande produtor de café, sisal, cana de açúcar, amendoim, milho, coco, tabaco, batata, banana, algodão, borracha e arroz. A pecuária também tem destaque tanto na criação de bovinos, como suínos e caprinos.
- O país é rico em diamante, fosfato, petróleo, chumbo, ouro, manganês e outros minérios.
- A maioria das indústrias está ligada ao processo de produtos agrícolas, como produção de cerveja, celuloso, vidro, fertilizantes, etc.
- O país só introduziu o CEP no ano de 2018, antes disso os carteiros faziam entrega baseando nas referências e também com a ajuda de vizinhos.
- É um dos países com mais recursos naturais do continente, principalmente petróleo, apesar disso, a conversão dessa riqueza não ocorre de maneira correta, causando grande desigualdade econômica e social.
- Um dólar equivale a 310 kwanza (moeda do país) e um real equivale a cerca de 80 Kwanza.
- A capital do país é considerada a mais cara do mundo para se viver, o aluguel de um apartamento no centro da cidade custa cerca de 6 mil reais por mês, um quilo de tomate custa mais de 20 reais.
- É proibido fotografar prédios do governo, estruturas militares e outros edifícios no país.
- É o sétimo maior país do continente africano, ficando atrás dos países: Argélia, República Democrática do Congo, Sudão, Líbia, Chade e Níger.
- É um dos 20 países mais populosos do continente africano.
- As maiores cidades do país são: Luanda, Huambo, Lobito, Benguela e Lubango.
- O país é laico.
- A maioria da população do país sobrevive em condições de pobreza.
- Cerca de 10% da população do país vive em Luanda.
- A taxa de natalidade do país está entre 5 e 6 filhos (mais precisamente 5,69 em 2016), uma das mais altas do mundo.
- Entre 2014 e 2015 o PIB do país subiu cerca de 7%, um dos maiores crescimentos do continente.
Categoria(s) do artigo:
África