Curiosidades Da Argélia

A Argélia tem como nome oficial República Argelina Democrática e Popular, sendo esse um país pertencente a África do Norte.

Alguns Dados Sobre O País

A Capital do país é a cidade de Argel, sendo essa a cidade mais populosa do norte do Mediterrâneo, contando com cerca de dois milhões setecentos e treze mil habitantes, consequentemente é também a cidade mais populosa do país, que em sua população total possui quarenta e um milhões trezentos e vinte mil habitantes. A área do país é de dois milhões trezentos e oitenta e um mil setecentos e quarenta e um quilômetros quadrados, extensão essa que torna o país o segundo maior de todo o continente africano. Com esses dados podemos ter a densidade demográfica do país, que é de cerca de quatorze habitantes e meio por quilômetro quadrado.

O país se localiza no litoral norte da África, dessa forma, ele é banhado pelo Mar Mediterrâneo, e por terra faz fronteira com os países: Mauritânia, Níger, Marrocos, Tunísia, Níger, Saara Ocidental e também Líbia.

Bandeira da Argélia

Bandeira da Argélia

Um Pouco Da História Da Argélia

O país possui uma história extensa, sendo que é habitado desde pelo menos dez mil Antes de Cristo. O primeiro povo dessa região foi o povo berbere, que permaneceram dominando o território por cerca de nove mil anos, depois, por volta de mil Antes de Cristo, passaram a sofrer influência do povo Cartago. Mais tarde o território onde está o país foi anexado por Roma. Depois, com a queda do Império Romano os berberes tomaram novamente o poder. O território ainda passou pelas mãos dos Vândalos, bizantinos e depois no século VIII ocorreu a chegada dos árabes. O que mostra como o país possui influência em sua cultura de diversos povos que estiveram ali ao longo da história.

Em mil oitocentos e trinta, a Argélia foi invadida pela França, que persistiu por anos até tomar controle total do país no século XX. Durante esse período, houve grande resistência da população local ao governo francês. Para colonizar o país, diversas pessoas da oriundas de países europeus, mudaram-se para a Argélia, onde o governo tomou as melhores terras para esses novos moradores. Apesar de ser parte da França, os povos de origem argelina não eram considerados cidadãos franceses, portanto possuíam poucos direitos e não eram resguardados pelas leis francesas. O país se tornou independente com a luta da Frente de Libertação Nacional (FLN).

Frente da Libertação Nacional (FLN) e Independência

O argelinos estavam em situação precária, com uma forte crise social. Devido a isso, o povo argelino se movimentou para conseguir a libertação dos colonos franceses, o que gerou uma guerra que assolou o país, mas mostrou resultados a longo prazo. Com as fortes resistências ao governo, a França estendeu a cidadania ao povo argelino em mil novecentos e quarenta e sete, como forma de melhoria da situação, mas não foi algo que surtiu grandes efeitos.

No mesmo ano, em mil novecentos e quarenta e sete, é criada a FLN, uma organização da luta pela independência. A guerra que se seguiu durou cerca de quinze anos, pois somente em mil novecentos e sessenta e dois é que foi assinado o Armistício de Evian, que dava a independência da Argélia da França. Nesse ano ocorre a primeira eleição, onde a FLN se apresenta como partido único.

Frente da Libertação Nacional (FLN) e Independência

Frente da Libertação Nacional (FLN) e Independência

Curiosidades Sobre a Argélia 

– A grande maioria da população argelina é islâmica, cerca de noventa e nove por cento da população. No país há forte represália contra cristãos, havendo inclusive atos intolerantes como incendiar as igrejas de outras religiões.

– Apesar da FLN ter sido criada para a libertação do país, o partido acabou por monopolizar a politica, sendo o único do país até o fim dos anos oitenta. Apesar de surgirem novos partidos, a FLN continuou dominando as eleições.

 – Abdelaziz Bouteflika é o presidente eleito da Argélia desde mil novecentos e noventa e nove, vencendo três eleições, e atualmente, no ano de dois mil e dezoito, continua no poder.

– A moeda oficial do país, chamada de dinar argelino, equivale a somente cerca de três centavos de real.

– O país possui duas línguas oficiais: O berbere e o árabe moderno padrão. Apesar disso, o árabe argelino é também bastante usado pela população, sendo ele uma mistura entre o árabe, berbere e o francês. A população também domina o francês devido aos anos em que passaram sendo colonia do país, sendo o segundo maior país que domina a língua.

– O país possui em sua região sul parte do deserto do Saara, sendo assim, a maior concentração da população está na região norte do país.

– O maior rio da Argélia é o rio Chelife.

– A região norte do país está sujeita a sofrer fortes terremotos.

– O país é atingido pelo vento siroco, que consiste em um vento forte, quente e muito seco, carregado de areia, que sopra do Deserto do Saara em direção ao litoral norte da África.

– No país, diversas criaturas selvagens vivem nas proximidades da civilização, como os chacais, javalis e gazelas.

– Na Argélia há uma extensa variedade de aves, assim como serpentes e répteis. Ele ainda possui diversas espécies que infelizmente foram extintas, como crocodilo-do-oeste-africano, leão-do-atlas e urso-do-atlas.

– Apesar de ser um país islâmico, onde em sua maioria as mulheres ocupam papéis inferiores, na Argélia elas conquistaram espaços importantes na sociedade, sendo que compõe setenta por cento dos advogados e sessenta por cento dos juízes do país. As mulheres também dominam o campo da medicina, e como estudantes universitárias em geral, representa mais de sessenta por cento da população de estudantes.

– O país vive em constante tensão com o Marrocos, devido a dominação do Saara Ocidental.

Argélia em Época de Copa do Mundo

Argélia em Época de Copa do Mundo

– O país está incluído na Política Europeia da Vizinhança (PEV).

– O país é um grande produtor de uva, e com isso possui uma excelente indústria vinícola, existindo mais de setenta delas espalhadas pelo país, sendo um grande exportador de uva e vinho.

– O país é dono da sétima maior reserva de gás natural do planeta, sendo também o segundo maior exportador do produto. Dessa forma a economia dele gira em torno do setor de hidrocarbonetos. O país integra a OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo.

– O regime político no país segue os padrões islâmicos e franceses, sendo que possui características mais liberais e bastante autoritárias.

– O Estado possui dominação majoritária da economia. Sendo o país classificado como possuidor de renda média-alta pelo Banco Mundial.

– A frequência escolar no país é obrigatória dos seis aos quinze anos de idade, depois seguem os estudos quem desejar. O país possui vinte e seis universidades e sessenta e sete instituições de ensino superior. Frequentam as universidades e instituições de ensino superior mais de um milhão de argelinos e cerca de oitenta mil estudantes estrangeiros.

– No país há diversos locais que são colocados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Sendo eles: Tipasa, uma cidade que foi fenícia e também romana. Al Qal’a dos Beni Hammad, que foi a primeira capital do império dos hamádidas. Vale do M’Zab, um vale bastante urbanizado de calcário. Casbá, uma grande cidadela. Djémila e Timgad, ruínas do Império Romano. O país também conta com um Patrimônio Mundial Natual, uma cordilheira chamada Tassili n’Ajjer.

– O país possui como um de seus pratos mais tradicionais o cuscuz, que eles preparam com sêmola de cereais.

– A novela brasileira “O Clone” já usou uma música argelina em sua trilha sonora, a canção “El Arbi” do cantor Cheb Khaled.

– Amélia Zidane é uma dançarina de dança do ventre, e também uma das personalidades femininas mais famosas do país. Na dança do ventre é considerada a mais bela do planeta.

– O filme Dias de Glória foi uma coprodução entre os países, França, Marrocos, Argélia e Bélgica, sobre direção de Rachid Bouchareb.

Confrontos na Argélia

Confrontos na Argélia

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *