Características Gerais Sobre o Continente Africano
A África é um continente com uma enorme extensão, perdendo apenas para a Ásia, que é o maior continente existente no planeta Terra, seguido da América. De uma maneira geral, infelizmente, o continente africano apresenta os países mais pobres que existem no mundo, o que é uma consequência de centenas de anos de exploração desses países por parte de países mais ricos, principalmente europeus. No entanto, até os dias de hoje há inúmeras regiões africanas que ainda são exploradas, o que faz com que essa situação se mantenha crônica e perpetue ao longo dos anos.
Além disso, a África é marcada por inúmeras situações de guerra, seja por territórios que são destinados à exploração, quanto por questões étnicas e culturais, com conflitos entre grupos de pessoas que apresentam opiniões políticas, religiosas e culturais diferentes entre si, gerando batalhas, destruições e a morte de milhares de pessoas inocentes e contribuindo para uma pobreza ainda maior da população remanescente.
Sendo assim, de acordo com os últimos censos realizados, a África conta com vinte e um dos trinta e três países mais pobres do mundo, e, apesar de não ser o segundo maior continente em extensão, é o segundo continente com a maior quantidade de pessoas, perdendo apenas para o continente asiático que se justifica em ser o primeiro por conta de sua extensão. Isso aponta para uma questão socioeconômica bastante importante e discutida nos dias de hoje, que é a superpopulação atrelada às condições de pobreza e baixos indicadores de saúde pública, o que implica nas questões de natalidade.
Questões Territoriais do Continente Africano
Sendo o terceiro maior continente do mundo, a África conta com aproximadamente trinta milhões de quilômetros quadrados de área total, sendo que toda essa extensão é dividida entre cinquenta e quatro países que são considerados independentes entre si, isto é, que não fazem parte ou que não são colônias de nenhum outro, seja africano ou de outro continente. Essa extensão ainda pode ser dividida, de acordo com os estudiosos da geografia, como uma porção chamada de subsaariana e outra porção chamada de África do Norte, sendo que o que divide essas porções, como o próprio nome já indica, é o famoso deserto do Saara.
A chamada África do Norte também pode ser chamada de África setentrional ou até mesmo de “África branca”, que conta com apenas nove dos cinquenta e quatro países existentes nesse continente, além do chamado Saara Ocidental, que é a porção Oeste do deserto do Saara. Essa região apresenta como principal influência cultural o islamismo, tendo como principal religião a muçulmana.
Já a conhecida como “África negra”, também conhecida e chamada de África Subsaariana, conta com os quarenta e quatro países restantes no continente e apresenta os países com os menores índices de desenvolvimento de todo o mundo. Foi principalmente essa região que foi explorada ao máximo por diversos impérios e diversos estados ao longo desses anos e é nessa região que se concentram, até os dias de hoje, a maior parte dos conflitos étnicos, políticos e culturais.