Poucos aspectos culturais se modificaram no Egito contemporâneo. Este povo está acostumado com inúmeros pontos desfavoráveis. A Elite nunca deixou grandes brechas para que sua população vivesse dignamente. Este último conflito corrente no Egito representa mais um conflito da inúmera lista dos existentes praticamente desde o século XIV a.C.
A modernidade chegou ao Egito. As mesmas marcas globais estão presentes no Cairo e Alexandria. Entretanto, camponeses ainda continuam isolados dos poucos benefícios existentes em épocas ditatoriais.
A pintura ainda persiste com veemência e traz algum brilho para o pouco desenvolvimento social estimulado no lugar. Somente depois da Segunda Guerra Mundial artistas egípcios mudaram seu formato de realizar artes principalmente pintadas.
Dança do Ventre também representa outro paradigma interessante. Grande parte das artistas que praticam esta modalidade na atualidade não possui descendência árabe. Este comportamento da sedução feminina é considerado impróprio desde a ascensão do alcorão no país formado basicamente por muçulmanos.
Por Renato Duarte Plantier