O continente habitado a mais tempo do planeta, a África, se destaca por ter uma cultura extremamente plural que influenciou em maior ou menor grau outras culturas. O lugar onde o ser humano teve a sua origem possui diversos rituais que embora tenham caráter religioso não se baseiam em escrituras ou estruturas como igrejas. Os africanos possuem uma expressividade gestual e corporal que se destaca dentre outros povos.
Algo interessante a respeito dessa imensa colcha de retalhos que é a África é o fato de que o continente possui mais de mil línguas distintas que são faladas diariamente. Também se mostra fragmentado no que concerne a modelos de regimes políticos, atividades econômicas e crenças. O Brasil possui muitas questões culturais alinhadas com o continente africano devido à quantidade exponencial de africanos que foram trazidos para nosso país como escravos.
Conhecendo Melhor a Cultura Africana
Etnocentrismo X Eurocentrismo
Uma das questões que mais pesa sobre a cultura africana é o regime de escravidão a que foram relegados pelos europeus que estavam em busca de colonizar outros continentes sem ter gastos elevados com mão-de-obra. Os povos africanos sempre tiveram forte ligação com os seus rituais, porém, não tinham por hábito documentar tais atividades por meio de imagens ou textos.
A cultura africana se baseia na transmissão oral dos conhecimentos e costumes. A partir do momento que a liberdade dos africanos lhes foi usurpada pelos europeus muitos desses costumes se perderam. Os escravocratas impediam os africanos de manter a sua religião e cultura de maneira que parte delas foi se apagando com o tempo ou sendo mesclada ao catolicismo e outras expressões eurocêntricas.
Para os europeus que iam até a África aprisionar e comercializar escravos os africanos eram vistos como povos bárbaros que tinham hábitos extremamente primitivos. Tal visão deturpada se manteve até que os países da África começaram a conquistar a sua liberdade, no século XX, em relação ao Velho Continente e então recuperar as suas origens culturais.
Principais Aspectos da Cultura Africana
Tradição Oral e Condições de Vida dos Povos Antigos
O primeiro ponto que deve ser esclarecido é o de que embora a tradição oral seja muito forte na cultura africana não significa que os povos mais antigos não conheciam alguma forma de escrita. Os povos do continente realizavam atividades como caça, pesca, agricultura e até mesmo estabeleciam comunidades com residências fixas, porém, existiam povos nômades.
Os agrupamentos podiam tanto formar uma pequena comunidade como um reino grandioso. Na África sempre existiu um alinhamento estreito entre religião e política de maneira que os chefes de muitos povoamentos eram também os líderes religiosos locais. Elementos espirituais sempre foram bastante correlacionados a elementos materiais formando assim povos que seguiam um estilo de vida místico e bastante focado nas suas condições cotidianas.
Origens Místicas
Muitos povos africanos tem nas explicações místicas a razão para a sua existência, para eles há necessidade de reverenciar a natureza nas suas mais diferentes formas como pedras, árvores ou florestas inteiras. Origens mitológicas eram estabelecidas para que se pudesse ter uma compreensão de onde o homem surgiu.
Questões Religiosas
Dificilmente podemos falar sobre cultura e não pensar logo nas manifestações religiosas de um determinado local. Atualmente, o continente africano possui muitos adeptos de religiões introduzidas pelos europeus como o Cristianismo e o Islamismo. Contudo, alguns povos ainda mantêm as religiões mais antigas sob o peso do preconceito que entende essas práticas religiosas como feitiçaria e magia.
É interessante observar que as religiões africanas não possuem nenhum caráter mágico, o foco principal de uma maneira geral está no culto de orixás e de antepassados. Um dos traços mais importantes das religiões de origem africana é fazer uma forte separação entre o que é sagrado e o que é profano.
As vertentes mais fortes são aquelas ligadas aos povos Nagô e Iorubá. Muitos dos rituais e orixás presentes nessas manifestações religiosas foram sincretizados com os santos católicos brasileiros dando origem a religiões como Umbanda e Candomblé.
Os Principais Povos Africanos
Não há dúvidas de que a civilização africana de maior impacto histórico foi a egípcia de mais de 5 mil anos. Esse povo africano teve grandes feitos especialmente quando nos damos conta de que não tinham nem um terço da estrutura que possuímos atualmente. Além dos egípcios podemos citar com destaque os nigerianos com as cerâmicas Nok que demonstram uma civilização bastante evoluída para o período entre os séculos V a.C e II d.C.
Avançando um pouco na história chegamos ao século XIII em que o reino do Kongo cresceu tornando-se um dos mais poderosos do continente. Ainda é possível destacar povos como os Bantos (que viviam nas regiões que atualmente correspondem a países como Mali, Nigéria, Mauritânia e Camarões) e os Barberes (povo nômade que vivia na região do Deserto do Saara). O início da colonização europeia se deu no século XV sendo que no século XIX já se encontravam totalmente dominados. A libertação do continente e consequentemente da cultura se deu somente no século XX.
Manifestações Criativas da Cultura Africana
A arte africana é muito rica em símbolos e formas cheias de cor e vida, boa parte das peças tem como principal função adornar o corpo para permitir transcender espiritualmente. Dentre as peças que melhor representam a cultura desse continente estão trajes típicos e objetos usados em rituais próprios de cada povo.
Assim como as suas principais religiões os produtos artísticos criados pelos africanos possuem forte ligação com os antepassados. As representações de imagens mais comuns são aquelas que têm animais, construções antropomórficas e formas geométricas. Já no setor musical esse povo se destaca por músicas cheias de ritmo e batuques que tentam reproduzir os sons dos animais ou dos orixás.
Culinária
Outro campo cultural em que o Brasil tem grande influência da África, um continente de sabores e texturas muito próprias. Os elementos que melhor caracterizam esse continente em termos gastronômicos são os seus condimentos com toque bastante apimentado e aromas marcantes. Os óleos como os de dendê e palmeira também são importantes para a construção de uma série de pratos. Não podemos deixar de citar também o saboroso leite de coco.
Mistura da Cultura Africana com a Cultura Brasileira
Como citamos ao longo do artigo o Brasil tem grande influência da cultura africana pelo fato de ter sido um país que utilizou largamente a mão-de-obra escrava trazida pelos colonizadores europeus. Nosso país recebeu em maior número africanos Jejes, Banto, Nagô, Malés e Huaçás.
A principal contribuição cultural dos povos da África para o Brasil foi o desenvolvimento de manifestações religiosas como o Candomblé e a Umbanda. Os africanos tiveram grande influência na culinária e na música brasileira sendo que os seus ritmos deram origem a estilos musicais como o samba, o maxixe e até a bossa nova.
FALA SERIO VOCES…..
POXA TO QUERENDO IMAGENS I VOCES COLOCAM COISAS QUE NAO TEM NADA A VER COM O QUE EU QUERO.SACANAGEM
adoro arte africana resumo cmo coisas novas
adoro arte africana halo
yes
adorei esses imagens
a rte africana nos revela as coisas que o negro pode fazer enquanto podia mostrando o quanto cada um de nos é capaz de fazer algo que tenhamos medo de fazer isso significa que cada um segue o que quer pois sem os negros para nos mudar o nhosso jeito de pensare agir.
essas culturas n tem nada ver com nossa vida.kkkkkkk
manaa adoreeii bixo. Muito louco o bagui. cada negaoo!
dambo esse site é uma merda
legal as fotos textos e tudo