Países e Capitais da África

Aspectos Gerais E Algumas Curiosidades Sobre O Continente Africano

O continente africano conta com uma extensão bastante considerável, ficando em terceiro lugar na lista dos maiores continentes do planeta Terra. O maior de todos é a Ásia e, em segundo lugar, temos o continente americano.

A África, desde os primórdios da exploração mercantil, é considerada um continente que apresenta em sua maior parte países que são extremamente negligenciados perante os outros países do mundo, o que significa que esse continente conta com os países mais pobres do planeta, com a maior natalidade, menor expectativa de vida e maiores incidências e prevalências de doenças, principalmente as infectocontagiosas e as relacionadas às questões e aos problemas sanitários.

Isso ocorre principalmente porque grande parte desse continente acabou se tornando alvo de uma exploração maçante com a imposição sobre essa população de condições extremistas como a escravidão, a posse de riquezas naturais locais e da destruição de diversas regiões de diversos países para a implementação da prática da agricultura. A África é um continente muito rico, principalmente no que diz respeito aos aspectos naturais que lhe compõem, como a fauna e a flora, por exemplo, além de o seu clima tropical.

Dessa maneira, a conquista desse continente sempre foi muito almejada no início das navegações mercantis, principalmente, uma vez que além de usufruírem da fauna e da flora locais, os colonizadores também passaram a usufruir da terra. Isso porque como eles eram de países com climas diferentes, visto que a maioria dos países colonizadores se encontravam na Europa, poder utilizar a terra e o clima africanos significava abranger ainda mais as suas opções comerciais, fazendo com que eles ficassem ainda mais ricos.

Como se não bastasse tudo isso, alguns países, principalmente a Espanha e Portugal, também quiseram lucrar ainda mais com essa exploração, o que implicaria na contratação de uma mão-de-obra mais barata. Foi com esse pensamento que o sistema de escravidão se iniciou, além de, é claro, as pessoas serem obrigatoriamente tiradas de seus países de origem para irem trabalhar de graça em outros países, outras colônias desses mesmos colonizadores que, de uma maneira geral, ficavam até mesmo em outro continente. Assim se deu, então, as imensas e depravadoras viagens nos navios negreiros de milhares de africanos para diversos lugares do mundo, principalmente para o Brasil.

Um Pouco Mais Sobre Algumas Questões Territoriais E Sociais Do Continente Africano

O que agravou ainda mais a história do continente africano perante muitos e muitos anos de exploração são as questões internas relacionadas a esse continente, entre os países, mas que existem de uma maneira quase que natural na história de todos os outros continentes. No entanto, a exploração e a intervenção externa sobre alguns países fizeram com que os conflitos que já existiam entre eles, acabassem piorando, além de, é claro, muitos outros conflitos terem se iniciado após o período de explorações.

Os exploradores tiveram intervenções muito negativas com relação a isso, uma vez que, para facilitar questões de sua pertinência, eles acabavam fomentando brigas e conflitos entre etnias diferentes, principalmente, o que acabou deixando consequências muito tristes, pela ocorrência de diversos conflitos, até os dias de hoje e, consequentemente, pela morte de milhares de pessoas inocentes.

Logo, trata-se de uma região impregnada com uma cultura exploradora, onde os mais poderosos se sobrepõem aos ricos, o que automaticamente acaba gerando inúmeros problemas sociais que se sustentam de forma crônica em suas histórias. Sendo assim, a África acaba oferecendo a menor qualidade de vida para os seus habitantes, o que acaba não sendo uma culpa deles. O mundo inteiro praticamente observava o que acontecia e as coisas que ainda acontecem naquele continente, mas ninguém se importa muito, dando a impressão de que aquelas vidas valem muito menos do que as das pessoas pertencentes a outros locais do mundo.

Quais São Os Países E as Capitais Que Existem No Continente Africano?

A África conta com cinquenta e quatro países, sendo os seguintes, além de suas respectivas capitais: A África do Sul, apresenta três capitais diferentes, sendo elas a Cidade do Cabo, Petrória e Bloemfontein; a Argélia, tem como capital, a cidade de Argel, como se fosse Brasil e Brasília, por exemplo, fazendo uma analogia. A Angola, tem como capital a famosa Luanda, país este que tem como língua oficial o Português. A cidade de Porto Novo é a capital do país chamado Benin. Já Botsuana, tem como capital, a cidade de Gaborone.

O país de nome que para nós parece estranho, Burkina Faso, tem como capital um nome que nos aparenta ser mais estranho ainda, que é a cidade de Ouagadougou. Bujumbura também é uma cidade, capital de Burundi. Praia, uma cidade que possui um nome que representa um dos aspectos geográficos que mais estamos familiarizados no Brasil, é a capital do país Cabo Verde. Já a Costa do Marfim, país que tem esse nome por conta da triste exploração do marfim e que fez reduzir a quantidade de elefantes a números irrisórios, tem como capital a cidade de Abidjan.

O Congo, tem como capital a cidade de Brazzaville e Comores, a cidade de Moroni. Camarões, nome que pode acabar sendo confundido com Comores, mas que se trata de um outro país, tem a cidade de Yaoundé como sua capital. N’Djamena, por sua vez, é a capital do país Chade. O país Djibuti tem como capital uma cidade que apresenta o mesmo nome, Djibuti. A famosa Cairo, como muita gente já ao menos ouvi falar alguma vez na vida, é a capital do Egito.

Mais Países Do Continente Africano E Suas Capitais         

O país chamado Eritreia tem como capital a cidade de nome Asmara; a Etiópia, tem a sua capital em Adis-Abeba. Gabão tem como capital a cidade de Libreville e Gâmbia, Banjul. A cidade de Acra é capital do país Gana, de onde saem diversos craques esportivos, principalmente do atletismo. Já Conacri é a capital de Guiné. É importante se atentar para o nome Guiné porque existem não só um, mas, sim, três países com o nome de Guiné, sendo eles, além da já citada Guiné, a Guiné Bissau e a Guiné Equatorial também e que apresentam como capitais as cidades de Bissau e de Malabo, respectivamente.

Port Louis ou Porto Luis, como conhecemos mais, é a capital das chamadas Ilhas Maurício, cujo nome é em homenagem a um navegador, Maurício de Nassau. Já Maseru é capital de Lesoto, a Líbia tem como capital a cidade de Trípoli, que é bastante famosa historicamente e a cidade de Monróvia é capital da vizinha da Líbia, a Libéria. A também famosa ilha de Madagascar tem como capital a cidade de Antananarivo e a capital da famosa Marrocos é Rabat. Já o Mali e o Malauí têm como capitais, respectivamente, as cidades de Bamako e de Lilongwe.

Pouca gente sabe, mas o Níger é diferente da Nigéria, isto é, são dois países distintos e que têm como cidades capitais Niamey e Abuja, respectivamente. Já Windhoek é a capital da Namíbia e Maputo, a capital de Moçambique. A cidade de Nouakchott é a capital do país Mauritânia e Nairobi, a capital do Quênia.

Continuando a Descrição Dos Países Do Continente Africano E Suas Respectivas Capitais

As duas Repúblicas existentes no continente africano, a chamada Centro Africana e a Dominicana do Congo, possuem como capitais, respectivamente, Bangui e Kinshasa. São Tomé é a capital do país chamado São Tomé e Príncipe. Já o Senegal tem como capital a cidade de Dakar, onde também já ocorreram algumas conferências mundiais importantes; Serra Leoa tem como capital a cidade de Freetown, o que significa “cidade livre”, traduzindo para a língua portuguesa, e o que se deve às questões históricas da escravidão.

A Somália, país que infelizmente já foi considerado o país onde mais se sente fome em todo o mundo, tem como capital a cidade de Mogadíscio. Victoria é a capital de Seychelles. Tanto a cidade de Lobamba quanto a cidade de Mbabane são as capitais de Suazilândia. Já o país Sudão tem como capital Cartum e Sudão do Sul, tem a capital a cidade de Juba.

Togo e Tanzânia apresentam como cidades capitais, respectivamente, Lomé e Dodoma. Já a cidade de Kigali é a capital do país Ruanda, local onde ocorreu uma das maiores guerras civis do mundo que, inclusive foi gravado um filme sobre, chamado “Hotel Ruanda”. Já Harare é a capital de Zimbábue; Zâmbia tem como capital a cidade de Lusaka e os dois últimos países, a Tunísia e a Uganda têm como capitais as cidades de Tunis e de Kampala, de maneira respectiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
África

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *