Quem foi Freud?
Sigismund Schlomo Freud, mundialmente conhecido como Sigmund Freud, nasceu no dia seis de maio de mil oitocentos e cinquenta e seis, na República Tcheca. Sendo filho de um comerciante chamado Jacob Freud, e a sua esposa Amalie Nathanson. Começou a estudar medicina e mais tarde, a trabalhar no Hospital General, na cidade de Viena.
No Hospital General ele começou a atender pacientes, em sua maioria mulheres e jovens senhora judiais, que passavam por problemas como alucinações, paralisia, cegueira parcial, e que se resolvia na época com terapia de repouso, massagem e hipnose.
Ele iniciou então estudos mais afundo a cerca de hipnose como forma de tratamento para o que chamavam de histeria, como forma de acessar o conteúdo mental do paciente. Ele elaborou a teoria de que o causador da histeria talvez fosse psicológico, e não organiza. E foi a partir dai que ele começou a estudar o inconsciente humano, desenvolvendo desde então a psicanálise. Freud apontava que a maioria dos problemas estavam ligados a desejos reprimidos, principalmente desejos sexuais. Sendo que esse ponto é um dos mais criticados de sua teoria.
Com os estudos de Freud, houve base teórica para o desenvolvimento de vários aspectos da mente humana. Ele desenvolveu a teoria do complexo de édipo, que seria o desejo amoroso reprimido de um menino pela sua mãe. Também desenvolveu a teoria da repressão psicológica, que seria o conteúdo reprimido que se mantem no psíquico humano. Para ele, escutar o paciente, sem julgar ou interromper, era um método de tratamento possível.
As obras de Freud mudaram o entendimento do ser humano, colocando o ser humano como algo extremamente influenciável pelos seus sentimentos e principalmente desejos, a contradição entre a possibilidade de realizados e o que é esperado da sociedade é que gerava os tormentos psíquicos. No começo, o tratamento utilizado era por meio de medicamentos, que na época o antidepressivo mais utilizado era a cocaína, e a hipnose, para utilizar o método da psicanálise, que consistia em ouvir o paciente, e interpretar o que ele falava, e também o que ele sonhava.
O tratamento e as teorias desenvolvidas por ele se tornaram controversos em sua época, e até os dias de hoje são debatidos e criticados. Apesar disso, a psicologia atual tem grande influência de tudo que ele desenvolveu, sendo uma das bases das teorias da maioria dos psicanalistas que vieram depois dele.
Porque as Pessoas Sonham Segundo Freud?
Os sonhos seriam espécies de experiências já vividas pela pessoa que está sonhando. E o conteúdo desses sonhos foi utilizado por Freud para desenvolver as ferramentas necessárias para a resolução de problemas, e para orientar o individuo que está sonhando.
Muito antes de Freud, povos antigos como os Egípcios, Hebreus, Chineses, Japoneses, Hindus e Muçulmanos já enxergavam o sonho como uma ferramenta para a cura. Na medicina moderna, eles também foram inseridos. Com isso, a terapia indicada por meio dos sonhos por Freud, tem base na Antiguidade.
A partir da interpretação cientifica, os sonhos são excitações de nosso imaginário inconsciente, quando estamos adormecidas. Até as crianças no útero sonham, apesar de não conseguir saber exatamente o que.
Freud criou sua teoria que foi exposta no livro “Interpretação dos sonhos”, e segundo ele, sonhamos, pois os sonhos são uma tradução de nossos desejos, e também do desejo de que isso se realize. O sonho seria então um mecanismo de nossa mente para expor tal desejo, porém, ao sonhar, o desejo é ocultado e substituído por outras imagens e símbolos que podem ser interpretados para entender o que está ocorrendo. Segundo ele, os sonhos também seriam uma forma de termos aquilo que desejamos realizado.