Tudo Sobre a Colômbia

A Colômbia é um país cuja diversidade cultural é originária do contato entre os povos nativos e colonizadores espanhóis. Apesar da miscigenação populacional, há uma ampla predominância do aspecto religioso católico. A Colômbia também é conhecida por seus problemas sociais e, especialmente pela expansão do narcotráfico em seu território.

Características da Colômbia

A Colômbia é um país de cultura muito rica e que faz fronteira com o estado do Amazonas, no Brasil. Sua capital é a cidade de Bogotá, também faz fronteira com Peru, Equador, Venezuela e Panamá. Faz parte da América do Sul e está categorizada como integrante da América Andina (países que estão situados na região dos Andes) que inclui outros países como Equador, Bolívia, Peru, Venezuela e Chile. Que tal saber mais sobre as características da Colômbia?

Principais Características da Colômbia

Abaixo você poderá saberá mais sobre as principais características da Colômbia.

Conhecendo Melhor a Colômbia

A moeda oficial desse país é o Peso Colombiano e a língua oficial é o espanhol. Possui como principais cidades a capital Bogotá, Cali, Cartagena, Medellín e Barranquilha. Seu clima é predominantemente tropical apresentando temperaturas e precipitações elevadas.

Nos pontos de altitudes elevadas há queda de temperaturas, para cada 1.000 metros de altitudes há uma queda de cerca de 6°C. A Cordilheira dos Andes está situada a oeste da Colômbia, ao leste fica o Pico Cristóbal Colón que possui mais de 5.000 metros de altitude.

Economia Colombiana

A Colômbia é um dos países mais prósperos da América Latina, tem a base de sua economia em produtos frutos de agricultura e pecuária. O café colombiano ganhou fama internacional sendo exportado para muitos países incluindo o Brasil. Outros pontos altos são o fumo, algodão, banana e açúcar.

Algo interessante é observar que o Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia segue a tendência dos países latino-americanos que tiveram crescimento significativo após a década de 1990 atingindo seu ápice entre 2000 e 2010 para então entrar novamente em queda no início da década de 2010.

A Colômbia é um país que exporta bastante (uma grande variedade de itens que vão desde café passando por flores até petróleo). No entanto, a Colômbia também importa uma quantidade significativa de produtos como itens manufaturados, aviões, produtos petrolíferos refinados, equipamentos de transmissão e medicamentos.

Problemas de Origem Social na Colômbia

O grande problema social enfrentado pela Colômbia é a presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) no país. As FARC compõem um movimento guerrilheiro atuante na América Latina desde o ano de 1955. Parte do território do país está sob o comando das FARC desde a década de 1990.

FARC

FARC

O narcotráfico é outra questão impactante na política social da Colômbia, há grupos fortes que desde a década de 1970 estão expandindo seu alcance e se consolidando no mercado ilegal de cocaína e maconha. O aumento da violência é uma consequência da atuação desses grupos, há um número significativo de roubos, estupros e assassinatos desencadeados pelas disputas de grupo rivais. A população colombiana vive em constante tensão devido a esses conflitos.

Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Esse comitê presta auxílio ao povo colombiano em questões como busca por pessoas desaparecidas em confrontos entre o Estado e os poderes paralelos instaurados no país além de contribuir para a remoção de minas espalhadas pelo território devido aos conflitos. A Cruz Vermelha se mostra relevante ainda na luta por tornar o sistema prisional mais focado em correção e menos em violência e redução de casos de desaparecimentos.

Turismo

Bogotá, a capital da Colômbia, é uma cidade de grande importância para o turismo local. Nessa cidade é interessante visitar o centro histórico em que estão diversos museus e edifícios em estilo colonial. Outra cidade que contribui para a economia proveniente do turismo é Cartagena considerada como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Além de sua grande beleza natural a cidade se destaca por ter diversos traços do período colonial, a fortaleza é muito famosa. Vale a pena conhecer ainda a cidade de San Andrés que compõem o arquipélago juntamente com Santa Catalina Island e Providencia. Trata-se de um paraíso para os turistas, a areia é clara e o mar tem sete colorações distintas.

Bandeira

Bandeira da Colômbia

Bandeira da Colômbia

O design gráfico da bandeira colombiana é bastante simples sendo composto por uma faixa amarela (representando as riquezas do solo do país), azul no centro (representando o mar) e o vermelho (representando o sangue dos heróis nacionais e sendo um lembrete da importância da liberdade). A bandeira atual da Colômbia foi adotada no ano de 1861.

Gostou de saber mais sobre a Colômbia? Deixe seus comentários e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *