Diante de tanta violência, criminalidade, incompreensão, competitividade, imoralidade, inversão de valores, divórcios, abortos, promiscuidade, prostituição e tantos outros males que vêm assolando a família e consequentemente também a sociedade, como estamos alicerçando nossa família?
A sociedade está desmoronando, em todos os lugares vemos lares sendo esfacelados, destruídos, e como resultado da confusão imperante nos lares, vemos todos as demais instituições sociais entrando em colapso.
Os filhos já não respeitam os pais, nem os mais velhos, estes, por sua vez, ficam perdidos e distantes dos jovens em razão de seu comportamento e revolta.
Nas escolas, os professores e profissionais da educação já não sabem como trabalhar com as crianças e pré-adolescentes, pois estes não têm qualquer senso de moral e respeito, muito menos noção de autoridade e responsabilidade.
Qual a razão de tudo isto?
A resposta é simples: As pessoas têm esquecido de buscar a DEUS!
Num mundo em que as crianças são ensinadas sobre uma teoria evolucionista que é aceita como suprema verdade no meio acadêmico e científico, as pessoas estão se tornando exatamente o que acreditam – meros animais.
Ora, entre os animais não há moral, não há respeito, prevalece somente a “lei do mais forte”, a “lei da sobrevivência”… E é exatamente o que estamos presenciando na sociedade atual.
Entretanto, cabe a nós alicerçar nossa família sobre outros valores que não o materialismo e a selvageria.
Entretanto, para tanto, é necessário que cada um de nós esteja alicerçado em outros valores, mesmo porque não há como transmitirmos aquilo que não possuímos.
Desta forma, é preciso que nos concentremos em buscar o nosso próprio desenvolvimento moral e espiritual, a fim de que uma vez gozando de paz espiritual, e convictos dos valores morais a serem cultivados em nosso caráter, possamos transmitir os mesmos princípios àqueles que estão à nossa volta.
Se quisermos colher amor, temos que semear amor. O mesmo se dá para cada um dos demais valores. Colhemos aquilo que semeamos.
Particularmente em nossos lares, é preciso investirmos em valores como moral, civismo, ética, respeito, espiritualidade, princípios cristãos, a fim de que esses valores sejam aplicados também fora de nossa casa.
A despeito do que possa estar sendo ensinado nas escolas, ou do que a sociedade esteja transmitindo, se resguardarmos nossos filhos com os verdadeiros valores e princípios cristãos, estes valores tornar-se-ão uma salvaguarda para eles durante toda sua caminhada fora de nossos lares.
Portanto, cabe aqui nos perguntarmos: “Sobre que alicerce estamos edificando nossa família?”.
Certa ocasião JESUS afirmou que aquele que ouve as Suas palavras e as pratica é como alguém que edificou sua casa sobre uma firme rocha. Vieram tempestades, mas a casa não caiu. Porém aquele que ouve, mas não pratica, é como um tolo que constrói sua casa sobre a areia. Na menor das tormentas essa casa ruirá.
Você está alicerçando sua família sobre que tipos de valores?
por Carlos Alberto Bächtold – Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu, PR.