É muito interessante quando falamos sobre mitologia, e em especial sobre os animais que compõem essas lendas. Essa denominação remete a seres criados de forma fantasiosa, muito popular em algumas regiões, porém, com significados inteiramente diferentes em outros locais.
Muito difundidas no folclore e mitologia, são representados às vezes em forma de estatuetas de cerâmica e outros materiais. Esses animais e criaturas mitológicas possuem características muito diversas, que vão desde seres formados pela união com outros seres (meio animal e meio humano), e por aqueles que possuem forma de aberração.
A ciência que estuda os animais mitológicos, ou ainda aqueles que saem um pouco da fantasia e referem algum tipo de aparição ou perto da realidade, é conhecida como criptozoologia, onde o termo criptos, derivado do grego: “kryptos”, significa: “oculto”, enquanto a palavra zoologia se refere ao estudo dos animais.
Citando alguns desses animais e seres mitológicos, temos:
Anões: São muito conhecidos por terem formato semi-humano e com baixíssima estatura. A lenda preza que os anões, vivem e trabalham no fundo da Terra extraindo todo o ouro possível. São considerados como grandes guerreiros e têm grande habilidade de lidar com o metal, forjando e usando machados e armas deste porte.
Gnomos: Confundidos algumas vezes com os anões, eles também têm forma pequena e humanóide, porém, se diferem por sua grande variedade. Algumas formas são extremamente amigáveis e até têm sua representação em estatuetas, que segundo a tradição, conferem sorte ao seu possuidor. Outros, porém, têm formas demoníacas conferindo certo terror às pessoas por sua maldade e perigo.
Dragões: Sua popularidade é mundialmente conhecida, e foram muito temidos na Idade Média pelo fato de cuspirem fogo. Em algumas mitologias são considerados muito perigosos, mas já em outras culturas, são vistos como símbolo de poder e força, trazendo muita veneração por parte de algumas pessoas.
Fênix: É considerada uma ave feita totalmente de fogo. Na mitologia, a Fênix vive por cinco séculos, e na hora da morte, ela mesma prepara seu ninho com gravetos para após pegar fogo, renascer das suas próprias cinzas, chegando a viver por mais 500 anos.
Minotauro: Muito conhecido na mitologia grega, é um grande ser monstruoso, feito metade homem e metade touro, nascido da união entre um touro branco e a princesa Pasifae. Sendo muito temido por ter como alimento a carne humana, foi preso em um labirinto, e morto posteriormente por Teseu.
Ciclope: Ser mitológico, que tem como principal característica, apenas um olho, e muita força, sendo muito perigoso por matar apenas por diversão. Seu habitat natural é em cavernas e grutas.
Unicórnio: Muito conhecido na cultura grega, é um cavalo com um chifre no meio da testa, e na maioria dos casos, de cor branca.
.
by Marcelo Marcolino