Quando falamos sobre cultura de civilizações antigas, não tem como deixar de falar da cultura do antigo Egito. O desenvolvimento da cultura desse povo tão interessante foi se firmando ao longo da história, em períodos ou épocas diferentes, o que acabou causando uma variação de estilo que enriqueceu em muito a arte egípcia.
Desenvolvida às beiras do rio Nilo, na região norte da África, a cultura artística, se estendeu por diversos períodos (Período Arcaico, Império Antigo, Médio, Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico), o que acabou favorecendo para uma grande variação de estilos, trazendo um grande enriquecimento cultural.
O que sempre marcou a história desse povo, e que sempre foi tido como muita referência no mundo, e é o processo que os mesmos utilizavam para a mumificação de seus cadáveres. Todo esse “ritual”, é até hoje motivo de estudo para muitos, pois poucos egípcios na atualidade conseguem realizar essa proeza.
A cultura egípcia, não tinha um grande desenvolvimento religioso, mas sim muitos cultos em várias regiões, com características diferentes em certas áreas, e onde segundo as indicações de pesquisas, 85% do povo egípcio se divide na crença muçulmana sunita, 15 % em cristãos e muito menos de 1% são considerados muçulmanos xiitas. Na região onde existe a república árabe do antigo Egito, a predominância religiosa é o politeísmo, ou crença que se baseia na existência de diversos deuses. Essa diversidade se divide por todo o país, onde a fé cristã egípcia se concentra na região sul do país, precisamente na cidade do Cairo e Alexandria. Isso logicamente não remete só aos cristãos católicos, mas também aos ortodoxos gregos e sírios, protestantes, testemunhas de Jeová, e Mórmons.
No campo da ciência, os egípcios se destacaram em muitas descobertas e desenvolvimentos como sistemas de irrigação, produção de tecidos em linho, confecção de armas próprias, e artefatos em ouro, cobre e pedra. O progresso desta civilização ao longo dos anos é impressionante. Outra grande parte da cultura desse povo que merece grande atenção foi a criação de uma escrita própria realizada no papiro (papel egípcio), através de símbolos característicos e exclusivo, muito conhecidos como hieróglifos.
Tudo na cultura egípcia é de certa forma mágica e misteriosa, e cria um verdadeiro leque de opções, ampliando muito o conhecimento para o estudo de novos horizontes para a humanidade. É muito difícil que alguém não se sinta sensibilizado com a beleza e precisão de uma pintura representada tanto em uma parede, como em um quadro, cerâmica, ou qualquer outro artefato egípcio. Diga-se de passagem, os extraordinários vasos egípcios, extremamente valiosos.
De uma forma geral, é muito importante não somente apreciar a arte e cultura da civilização egípcia antiga, mas também aprender muito com ela.
.
by Marcelo Marcolino