A tecnologia a cada novo dia, sempre dá um novo passo no caminho do desenvolvimento e inovação. Falando de uma forma geral, é graças a esse avanço tecnológico, que o homem tem conseguido atingir no final do século passado e início deste, possibilidades que antes jamais eram concebidas pela mente humana.
Na área da informática – a principal responsável por esse desenvolvimento- é quase impossível falar de computadores, sistemas, tecnologia e internet, sem mencionar o nome do incrível Steve Jobs, fundador da então empresa Apple, conhecida no mundo inteiro.
Nascido em São Francisco, precisamente no dia 24 de fevereiro de 1955 e tendo falecido em 5 de outubro de 2011, Steven Paul Jobs, além de fundador da Apple, foi também presidente, diretor executivo e principalmente um grande inventor na área de informática.
Jobs, revolucionou o mundo digital, nos campos de computadores pessoais, telefones, tablets, publicação digital e filmes de animação. Após um período fora da empresa Apple, na qual foi o próprio fundador, chegou a exercer o cargo de diretor executivo da empresa de computação gráfica e animação Pixar, onde também conseguiu ser o único acionista majoritário da The Walt Disney Company. No dia 05 de outubro de 2011, Jobs veio a falecer, devido a um câncer pancreático aos 56 anos de idade.
Sua personalidade foi tão marcante que virou tema de um livro: “Steve Jobs: A Biografia”, que é uma série de mais de 40 entrevistas realizadas, durante dois anos consecutivos, e que mostra como era a vida desse homem notável do mundo informatizado.
Muito do que está escrito no livro, chega a interessar qualquer pessoa, pois através dessa biografia, é possível saber por que muitas coisas aconteceram na vida de Steve Jobs. Um exemplo disso é o fato de sempre combinar a camiseta preta com uma calça jeans e um tênis branco. Isso aconteceu devido a ter a idéia de um dia seus funcionários usarem uniforme, o que foi recusado de forma geral.
Também na biografia, é feito a abordagem da doença que acabou com a vida do empresário. O câncer pancreático que Jobs tinha, e evitava fazer a cirurgia, e que no início era muito fácil de ser tratado, mas que com o passar do tempo, se proliferou pelo corpo todo.
Como não podia faltar, também mostra o grande sucesso de sua criação: a empresa Apple, eternizada com o símbolo da maça mordida, representando a sedução que as “obras de arte” de Steve Jobs, provocavam nos consumidores.
Também é contada a história do primeiro computador que usava o mouse, janelas, ícones: o incrível Macintosh, criado no ano de 1984. E claro a história do iPod, desenvolvido no ano de 2001, do iPhone, criado em 2007, e do iPad em 2010, sendo o tablet mais usado no mundo até hoje. Livro obrigatório para os amantes de informática, como também para todos que querem conhecer uma história real de fracassos e sucessos.
.
by Marcelo Marcolino