Nesse artigo iremos analisar como cortar vidro comum com cortador manual, antes de começar é importante ressaltar que peças muito grande de vidro e que merecem um maior cuidado para serem cortadas, devem ser sempre levadas a um especialista nesse tipo de trabalho, pois ele tem as técnicas além de máquinas para cortes, pois devemos lembrar sempre que o vidro é um material altamente cortante e que pode facilmente nos machucar. Por isso, o recomendado é cortar vidros pequenos em casa, que podem ser segurados com ambas as mãos, onde as chances de cair ou de outros erros são menores.
Algumas Técnicas Para Cortar Vidro
Primeiros Passos
Apesar da introdução um pouco assustadora desse texto, cortar vidro não é algo extremamente difícil de se realizar, você precisa ter uma área de trabalho adequada, uma mão firme, e também a ferramenta ideal.
Antes de tudo você deve ajustar o local em que vai realizar o corte do vidro, escolha uma mesa, um balcão ou um outro local que seja bem firme. Você também tem que se certificar que a o local em que você vai apoiar o vidro seja macio, para evitar possíveis arranhões, por exemplo, se você só tiver um balção de mármore, tente colocar um pedaço de mdf ou outra madeira em cima dele, para então colocar o vidro.
Certifique-se também desse local estar extremamente limpo, você pode fazer a limpeza antes com um tecido de microfibra e álcool por exemplo. Outras dicas importantes são trabalhar em um local com poucos objetos em volta e sem carpete, pois se o vidro quebrar, fica mais fácil limpar os cacos do chão. Também evite que tenham crianças e animais de estimação no ambiente.
Escolhendo as Ferramentas Necessárias
Depois de tudo pronto, é necessário que você tenha algumas ferramentas para a realização desse trabalho, além do cortador manual, que iremos falar mais a frente, você também precisará de outros materiais. Primeiramente equipamentos de segurança, como luvas e óculos de proteção, esses equipamentos são indispensáveis, uma vez que corre o risco de que o vidro se estilhaça e possa lhe machucar, por isso, compre luvas de borracha e um óculos de proteção.
Além disso um pano de microfibra e álcool em gel ou líquido também serão úteis, tanto para a limpeza da superfície em que estará o vidro, como do próprio vidro, que iremos detalhar mais a frente. Você também pode ter materiais auxiliares, esses seriam um óleo lubrificante, e um alicate para caso haja necessidade de que se quebre o vidro após o corte.
O material principal é um cortador de vidro, os cortadores de vidro manuais tem mais ou menos o tamanho de um lápis, podendo ter vários tipos de cabo, cada tipo sendo mais facilmente de se adequar a um formato de mão. Mas o mais relevante na escolha do cortador . de vidro é a sua ponta. Alguns cortadores de vidro possuem ponta de aço, esses podem ser usados para trabalhos menores, e são encontrados facilmente em casas de artesanato por exemplo. Mas se o vidro que você deseja cortar é maior e o trabalho é mais árduo, você deve escolher um cortador com ponta de carbureto, esse tipo de cortador é mais caro, porém muito mais preciso e durável, ele é encontrado facilmente na internet e também em lojas e galpões de materiais de construção.
Uma outra característica das pontas dos cortadores de vidro manual é o formato da mesma, elas podem ser mais arredondadas, mais pontiagudas, há pontas especificas para cortes retos e outras que são mais facilmente usadas em cortes circulares por exemplo, tudo isso deve ser levado em consideração na hora da escolha do cortador. Você também deve ter um papel, uma régua e uma caneta para fazer a marcação desejada, a caneta deve ser hidrográfica permanente (as famosas canetinhas ou então marca vidros). Também é importante uma lixa e um selador para finalizar após o corte.
Processo Para o Corte
Após o local de trabalho pronto, e também as ferramentas devidamente escolhidas, você irá posicionar o vidro que deseja cortar sobre a mesa, nesse momento há duas opções para marcação. Você poderá passar a caneta, com auxilio da régua sobre o próprio vidro, fazendo toda a marcação nele, porém isso não é o mais recomendado. Recomendamos que você faça a marcação que deseja no papel, por exemplo, você quer cortar o vidro em uma linha reta, marque essa linha reta no papel e o coloque por debaixo do vidro, dessa forma você verá a marcação.
Com isso, e com o auxílio da régua, você irá passar, com as mãos extremamente firmes, o cortador manual por todo o traço desejado, antes de passar o cortador, molhe ele no óleo lubrificante. É importante destacar que quando o corte está saindo corretamente será feito uma espécie de barulho agudo vindo do deslize do cortador manual na superfície do vidro, mas é importante destacar também que esse é um som suave, se ele for uma espécie de som arenoso, e muito forte, quer dizer que você está colocando muita pressão sobre o corte, e ele irá dar errado. Os cortes muito grandes tem tendência a dar errado, por isso, se for um corte maior que sessenta centímetros, cogite levar a um especialista.
Após traçar o corte, ele irá parecer um simples risco por cima do vidro, com um pano de microfibra limpe a área. Na hora de fazer a quebra do vidro, também há algumas opções, a mais simples dela é segurar com as duas mãos, uma de cada lado do corte, e aplicar sobre o vidro uma pequena pressão, se tudo correu bem com o corte, ele irá se partir. Se a peça em questão for muito grande, você tem outras opções, uma delas é apoiar sobre a mesa uma parte do até o corte, deixando a outra de fora, e aplicar a pressão ali com ele se partindo, a outra é o uso de um alicate próprio para isso, ele pode ser usado em qualquer tamanho de peça, e talvez lhe passe maior segurança na hora da quebra.
Com tudo correndo bem, e você fazendo quantos cortes desejar até que o vidro esteja como você quer, você irá finalizar o serviço, lixando as bordas e passando um selante, para que ele não mostre riscos para os que tocarem, e pronto, o vidro que você cortou em casa está pronto para o uso.
Bônus
O interessante dessa técnica de corte que muitos de nós não sabemos, é que ela pode ser usada também para cortar espelhos.
Se durante a sua tentativa de corte algo deu errado, e o vidro acabou quebrando gerando vários cacos de vidro, você pode tentar reaproveita-los para fazer alguns artesanatos, como por exemplo, luminárias, porta retratos, enfeitar caixas, garrafas, dentre muitas outras opções. Dessa forma você reaproveita o vidro que quebrou, e tem um enfeite bonito e único em sua casa.
Se o vidro quebrou e você não pretende usa-lo para nenhum artesanato ou algo do tipo, tome muito cuidado na hora de descartar. Você não pode simplesmente jogar os cacos em um lixo comum, pois eles oferecem riscos aos lixeiros. Uma boa dica é cortar uma garrafa pet, colocar os cacos dentro dela (ou mais de uma se for o caso), depois fechar ela com fita adesiva, e com a tampa, dessa forma evita possíveis machucados em quem quer que mexa em seu lixo.