Principais Pensadores da Guerra Fria

A Guerra Fria é um dos períodos de maior tensão da história mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética e se desenrolou entre os anos de 1945 (fim da Segunda Guerra Mundial) e 1991 (extinção da União Soviética) tendo como principal marca não ter culminado num conflito armado haja vista que não havia possibilidade de vitória numa disputa nuclear.

Guerra Fria

Guerra Fria

Entendendo a Guerra Fria

 

Mesmo sem ter chegado a ser uma guerra, no sentido literal da palavra, foi um período de intensa disputa entre os dois lados nos âmbitos econômico, ideológico, militar, social e tecnológico. Na década de 1960 a corrida armamentista ganhou destaque com as duas superpotências tentando desenvolver um arsenal maior de armas nucleares.

Guerra fria entre EUA e URSS

Guerra fria entre EUA e URSS

Na década de 1970 esse ritmo diminuiu vindo a se intensificar novamente nos anos 1980 com o projeto denominado “Guerra nas Estrelas” do presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Diversos historiadores apresentam opiniões divergentes a respeito das motivações desse conflito, para alguns os Estados Unidos e seus aliados representavam a defesa dos direitos civis enquanto a União Soviética e seus apoiadores empreendiam perseguição religiosa.

Charge Guerra fria

Charge Guerra fria

Já para outros historiadores os Estados Unidos defendia o capitalismo enquanto patrocinava ditaduras na América Latina e a União Soviética incentivava projetos de comunismo totalitário. Ao perceber que o conflito não poderia se resolver como uma guerra convencional as duas nações passaram a disputar influência econômica e ideológica. No período entre 1945 e 1991 somente Estados Unidos e União Soviética tinham capacidade de empreender uma ataque nuclear.

Missel nuclear

Missel nuclear

Personalidades da Guerra Fria

 

Abaixo vamos falar com mais detalhes sobre os principais pensadores, os atores de maior relevância no contexto da Guerra Fria.

Reunião entre lideres mundiais durante a Guerra Fria

Reunião entre lideres mundiais durante a Guerra Fria

 

Winston Churchill

 

Winston Leonard Spencer-Churchill entrou para história como um dos mais influentes e populares primeiros-ministros do Reino Unido, ocupou o cargo por duas vezes – de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955. Reconhecido pelos discursos impactantes foi o responsável por cunhar a expressão ‘cortina de ferro’ em 1946 dizendo que importantes capitais – como Berlim, Sófia, Belgrado, Bucareste, Budapeste, Varsóvia, Praga e Viena – estavam separadas do restante da Europa por uma cortina imaginária devido a influência que sofriam da União Soviética.

Cortina de ferro

Cortina de ferro

As palavras de Churchill se tornaram literais quando os soviéticos passaram a construir realmente muros com proteção militar para impedir o contato dos seus domínios com o restante do continente. No mesmo discurso o então primeiro-ministro declarou que o nazi fascismo que havia sido combatido durante a Segunda Guerra Mundial ainda era uma ameaça devido a existência do comunismo. Stálin rebateu declarando que o número de soviéticos mortos no conflito foi muito superior sendo deles o maior mérito pela vitória.

 

Joseph Stalin

 

 

Joseph Stalin

Joseph Stalin

 A chamada Era Stalin ou Era Stalinista se deu entre 1927 e 1953, Joseph Stalin ficou conhecido como um líder totalitarista que foi responsável por burocratizar ao extremo o estado soviético criando inúmeros problemas para a manutenção do mesmo. Stalin utilizou com frequência recursos como a polícia secreta e gulags, campos de realização de trabalhos forçados.

Joseph Stalin e a bandeira da URSS

Joseph Stalin e a era Stalinista

Em seu governo houve incremento da industrialização e na produção agrícola. No período da Guerra Fria, Stalin, buscou intensificar o poderio de armas da nação socialista para que se tornasse mais influente que os Estados Unidos. Antes do final da Segunda Guerra Mundial, Stalin, manteve um bom relacionamento com a nação que viria a ser o seu contraponto no período da Guerra Fria. Foi em 1945 que ficou claro que os dois países tinham interesses bastante divergentes e que não seria mais possível uma convivência pacífica.

 

Ronald Reagan

 

Ronald Reagen

Presidente Ronald Reagen

O 40° presidente dos Estados Unidos, Ronald Wilson Reagan, nasceu em Tampico, Illinois no dia 06 de fevereiro de 1911. Reagan foi ator durante quase 30 anos e depois deu início a uma carreira política de destaque tornando-se presidente no ano de 1981 até 1989. O seu governo foi imprescindível para o reforço da política ideológica de direita em seu país.

 

Durante o mandato de Reagan, a Guerra Fria, reacendeu devido a seus atos contrários a política de relaxamento que foi adotada na década anterior. Após o início da guerra do Afeganistão em 1979 ordenou a expansão das Forças Armadas dos Estados Unidos. Seu governo foi marcado também por intensa propaganda anticomunista e contrária a União Soviética criando um clima ainda mais beligerante entre as superpotências.

A Guerra do Afeganistão foi iniciada por Reagan

A Guerra do Afeganistão foi iniciada por Reagan

Mikhail Sergeevitch Gorbatchov (ou Gorbachev)

Mikhail Gorbachev

Mikhail Gorbachev

 Nascido em Stavropol, no dia 02 de março de 1931, Mikhail Gorbatchov, entrou para a história como o último presidente da União Soviética no período de 1985 e 1991. As reformas empreendidas por ele como a Glasnost e Perestroika (Reestruturação) acabaram conduzindo a redução do poder do Partido Comunista e ao fim da União Soviética, apesar de que esse não era seu objetivo.

Glasnost e Perestroika

Glasnost e Perestroika

A conivência do governo de Gorbatchov com as políticas neoliberais nos países que compunham o Pacto de Varsóvia – chamada de Doutrina Sinatra – acarretou na queda do muro de Berlim, em 1989, um dos símbolos do fim da hegemonia soviética.

 

 

Pacto de Varsóvia

Pacto de Varsóvia

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *