Sem dúvidas, a fotografia está incluída nas invenções de maior importância da história da humanidade. As pessoas puderam ver o mundo de uma outra forma, real, mesmo quando não presentes naquele lugar, naquela hora. Sem falar que a fotografia captura momentos e os conserva por muito tempo, permitindo que mais pessoas possam compartilhar de algo tão distante no tempo.
A Tecnologia Da Máquina Fotográfica E Sua Simplicidade
Poderíamos imaginar que o resultado de uma invenção tão importante para a humanidade escondesse algo tão complexo, quando na verdade, a tecnologia de uma máquina de fotografia é bem simples.
A máquina fotográfica possui três elementos básicos, que são:
-
A lente que é aquele óptico.
-
As antigas máquinas possuíam o filme, que é elemento químico.
-
O corpo da máquina fotográfica que é o elemento mecânico.
Sendo assim, o segredo de uma máquina fotográfica estar em combinar os elementos básicos de modo que eles capturem uma imagem real e seja possível vê-la depois.
As novas tecnologias nos trouxeram máquinas que fazem tudo sozinha. Com a função automática, uma pessoa completamente leiga é capaz de fazer uma ótima foto. Enquanto para usar uma reflex manual, por exemplo, o fotógrafo é que terá que buscar a melhor maneira de capturar a imagem.
A Importância Das Lentes Das Máquinas Fotográficas
As lentes, aquelas que custam tanto. São várias que custam muitas vezes mais do que uma boa máquina fotográfica, na verdade poderíamos resumi-la como “um pedaço curvo de plástico ou vidro”. Porém, sem ela não é possível fazer com que a máquina funcione bem, isto é, capture os feixes de lux refletidos por um objeto. Em seguida, funciona redirecionando-os e se forma a imagem real. Você tem na foto exatamente o que seus olhos viram através da lente.
Como o vidro é capaz de fazer essa tarefa? Como foi dito antes, como muita simplicidade, de acordo com a “viagem” da luz de um ponto para o outro, a sua velocidade muda. A luz viaja com maior velocidade através do ar do que do vidro e a lente serve para desacelerar essa viagem.
Quando a luz atravessa o vidro da máquina fotográfica, uma parte irá chegar até o vidro, enquanto a outra vai desacelerar o processo.
No ponto de convergência dessa luz é que você consegue ter a imagem real daquilo que ela está “vendo”.
As Câmeras E O Foco
Sabemos que a imagem real na câmera se forma através do movimento da luz por uma lente convexa, mas pode sofrer alterações, considerando dois fatores:
-
Em que ângulo a luz atravessou essa lente.
-
Como é a estrutura da lente que captou essa luz.
O ângulo que estamos falando é exatamente o quanto a lente está mais perto ou mais longe do objeto fotografado. Como as câmeras com zoom, que você as coloca mais perto ou mais longe do objeto.
Já a estrutura da lente que fará a captação da luz varia de acordo com o modelo da lente usada na máquina fotográfica. Da mais simples, cujo alcance é mínimo, como as mais potentes, que captam imagens bem longe de onde elas estão. São aquelas lentes usadas, por exemplo, em eventos esportivos, como no futebol, que o fotógrafo quer fotos bem nítidas, em detalhes, mas está muito longe do jogador.
A Importância Das Lentes
Você pode ter a máquina fotográfica mais cara do mundo, feita com a mais moderna e eficiente tecnologia, mas quando ela está acoplada a uma lente de baixa captação, o resultado, dependendo do tipo de foto que você queira fazer, nem de longe será o desejado.
O investimento em lentes de máquinas fotográficas deve ser feito de acordo com a sua necessidade de uso. Nos dias atuais, existem lentes, por exemplo, que pegam um ângulo aberto nas laterais do que é fotografado.
Sobre As Máquinas Fotográficas Digitais
Alguns exemplos de máquinas fotográficas digitais:
1- Bridge – Superzoom: as máquinas fotográficas digitais nos dia de hoje são eficientes e compactas. Sempre automáticas também e que nelas o fotógrafo tem a liberdade de escolher colocada qual a lente mais conveniente para o trabalho que ele deve fazer. Porém, a grande maioria desse tipo de máquina possui um atraso na hora de bater a foto, o que não faz muita diferença nas mãos de um fotógrafo experimente ou de alguém que faz fotografias por diversão.
2- Digital Single Lens Reflex: essa câmera possui um jogo de espelhos que permite que o fotógrafo veja através da lente. Elas funcionam, as de qualidade superior, como funcionam as câmeras que fazem filme. Não é um mero acaso que elas também tenham a função de filmadoras.
As lentes, neste caso, também podem ser trocadas e o atraso que vimos no modelo anterior, não acontece nesse modelo de máquina fotográfica.
Com esse tipo de máquina fotográfica, o fotógrafo tem muito mais controle e as mais modernas ainda permitem que seja feito filmes em alta definição. Porém, elas não podem substituir uma filmadora profissional tradicional, pois não possuem o controle sobre o foco necessário.
Esse tipo de máquina fotográfica se tornou muito popular tanto entre fotógrafos profissionais e aspirantes a fotógrafos. Um dos seus atrativos é o preço. Marcas como Canon, Nikon e Sony oferecem o modelo por um preço razoavelmente baixo.
3- Câmeras Micro Four Thirds – com focalizador digital: as lentes desse tipo de máquina fotográfica é intercambiável, porém, o sistema não é como o DSLR. Na prática significa que o fotógrafo estava vendo a imagem pela tela da máquina fotográfica e não diretamente pela lente.
Esse modelo é bem parecido com o modelo DSLR, porém, o visor tem o sistema igual as das máquinas fotográficas, as point and shoot.
Esse modelo é menor do que as DSLR e quando se trata de imagens compactas, o resultado é melhor, sem falar que são simples de manusear e de boa qualidade.
Você pode encontrar máquinas do modelo Micro Four Thirds, mas que tem a aparência da DSLR. Por isso, se você não é um grande conhecedor de máquinas fotográficas, se informe bem antes de comprar, para não levar uma coisa pensando que está levando outra.
As marcas que fabricam essa máquina fotográfica são Olympus e Panasonic.
–
A Máquina Fotográfica
Embora a fotografia seja, sem qualquer dúvida, uma das mais importantes invenções da história humana, pois a máquina fotográfica revolucionou a forma pela qual imaginávamos o mundo.
Através da fotografia podemos ver aquilo que está distante de nós não apenas em distância, mas também no tempo. Isso porque a fotografia permite-nos capturar momentos acontecidos no tempo e guarda-los por muito tempo ainda. Essa maravilha, contudo, ocorre de uma maneira muito simples.
Para Tanto, são Necessários Apenas três Elementos Básicos:
• Uma lata com tampa;
• Um filme fotográfico; (papel filme)
• Um pequeno pedaço de fita isolante preta.
Utilizando-se um elemento perfuro-cortante, faça uma pequena abertura na lata (pode ser uma lata de leite ou de mantimentos, dependendo do tamanho do papel fotográfico que você conseguiu); em seguida coloque a fita isolante tampando o orifício que fez na lata. Dentro da lata, coloque o filme.
Num ambiente aberto (fora de sua casa, por exemplo), direcione a abertura da lata para a imagem que pretende registrar no filme. Feito isso, tire a fita do orifício, e coloque rapidamente.
Pronto! Pode revelar o filme! A imagem estará registrada ali. Isso porque o processo fotográfico é muito simples. Ao destampar a abertura, permitiu que a luz invadisse a “câmara escura projetando sobre o filme a imagem que estava diante do orifício”.
Por Carlos Alberto Bachtold – Foz do Iguaçu, PR.