Aspectos Gerais sobre o Peru
O Peru, cujo nome oficial é República do Peru, é um dos países que se situam na América do Sul e que faz divisa com o Chile, em sua porção sul, ao leste, faz fronteira com o Brasil e com a Bolívia e, por fim, ao norte, faz fronteiras com a Colômbia e também com o Equador. Já na porção Oeste, o país não faz fronteira com nenhum outro, possuindo, portanto, uma extensa saída para o mar, que nada mais são do que as águas do Oceano Pacífico.
Antigamente, a população que vivia no país eram os chamados Caral, que eram pessoas provenientes de uma das civilizações mais antigas de todo o mundo, de maneira análoga ao Império Inca, muito embora os Caral não sejam tão famosos quanto os segundos. No século XVI o território que nos dias de hoje corresponde ao Peru pertencia à Espanha, sendo como uma extensão do reinado desse país.
O Peru conta com cerca de trinta e um milhões de habitantes espalhados por toda a sua extensão. Como se trata de um território que, assim como o Brasil, acabou servindo de colônia de países europeus, no caso, a Espanha, por várias décadas, ela apresenta uma diversidade cultural e étnica muito grande, visto que diversos grupos de imigrantes se dirigiram para lá de modo a prestar serviços na agricultura, principalmente, mas também em outras atividades econômicas, da mesma maneira que ocorreu no Brasil.
Nos dias de hoje o Peru é uma República, assim como o nosso país, além de também ser democrático e presidencialista. Todo o seu território é dividido em vinte e cinco regiões compostas por uma vegetação e um relevo, em sua maior parte, bastante heterogêneo.
Isso porque ao redor da costa do Oceano Pacífico existe uma vegetação bastante adaptada ao clima árido, que são as xerófitas, e com planícies. Já na porção correspondente aos Andes, existem os picos nevados, que são um excelente atrativo para os turistas, principalmente, além de porções que contêm a floresta amazônica, que é um dos principais, senão único, fator que proporciona ao Peru a sua considerável variedade de recursos naturais, isto é, fauna e flora.
Costumes E Tradições Do Peru
Conforme já citado anteriormente, o Peru apresenta uma enorme miscigenação, assim como o Brasil, o que contribui para que ele seja um país bastante rico no que diz respeito aos aspectos socioculturais e também relacionados tradicionais. Além disso, o fato de ter abrigado o Império Inca e os seus mistérios, esse misticismo também é uma característica marcante do país.
Já com relação à língua falada no Peru, existem três oficiais, sendo o aimará uma língua mais antiga, apresentando poucos fluentes perante as outras, além do quéchua, bastante falado pelos próprios peruanos, e do espanhol que, dentre as três, é de longe a mais falada por todos, o que acaba nos mostrando os determinantes e as consequências da colonização espanhola.
O Peru é também bastante conhecido por seu um país muito rico no que diz respeito ao artesanato e à arte, visto que as suas principais características são as cores e os formatos de bordados nas roupas e em decorações feitas de pano, por exemplo.