O Peru é um país sul-americano que faz fronteira com o Brasil, a Bolívia, o Chile, o Equador e a Colômbia. Seu território foi habitado por povos pré-colombianos (foi o maior Estado da América pré-colombiana) que se destacaram na história por seu grande desenvolvimento como os Incas e civilização de Caral. Possui litoral banhado pelo Oceano Pacífico.
Trata-se de uma nação com uma rica história e também uma grande diversidade de relevo em seu território. Para saber mais sobre o Peru continue lendo e confira o apanhado de informações mais relevantes que fizemos a seguir. Com certeza você irá gostar de conhecer mais a fundo esse país.
Conhecendo o Peru
O Peru desperta a curiosidade de milhares de pessoas que todos os anos viajam para esse país sul-americano tentando decifrar os mistérios deixados pelos povos pré-colombianos. A seguir iremos apresentar as questões geográficas relativas ao país que de certa forma também colaboraram com o avanço dessas civilizações.
Principais Cidades do Peru
As cidades de maior destaque do país são a capital Lima, Piura, Trujillo, Arequipa e Chiclayo. A área total do Peru é de 1 285 216 km quadrados.
Clima do Peru
No que diz respeito ao clima apresenta variações consideráveis sendo que na região litorânea as temperaturas são mais elevadas do que no restante do país, porém, ficam abaixo das expectativas de temperaturas de litoral. Devido a sua posição geográfica o litoral peruano recebe uma corrente marítima da Antártica. Há chuvas com pouca intensidade.
O clima predominante na Cordilheira dos Andes é o frio de montanha e na região que contempla a Floresta Amazônica apresenta clima equatorial com quantidade significativa de chuvas. É a região do país com temperaturas mais elevadas.
Relevo do Peru
É possível dividir o relevo do Peru em quatro sendo: altiplanos andinos (em que fica o Lago Titicaca), costa litorânea, Cordilheira dos Andes e Floresta Amazônica. A região da costa é formada por planícies vazias em que não há grande variação. A área da Floresta Amazônica é formada por planícies úmidas com mata fechada e árvores de grande porte. A parte central se caracteriza pelas elevações andinas bem como pelos altiplanos. O ponto mais alto do território peruano é o Nevado Huascarán com 6 768 metros de altura.
Hidrografia do Peru
O país é formado por dois sistemas hidrográficos sendo o mais importante aquele em que está os rios Marañón e Ucayali (Solimões) que desembocam no Rio Amazonas. Conta com uma hidrografia rica e merece menção o Lago Titicaca que é o mais elevado do mundo. Possui excelente potencial hidrelétrico. O segundo sistema hidrográfico do país é aquele em que estão os rios que chegam aos Andes desembocando no Oceano Pacífico.
Grande parte dos rios peruanos tem sua origem nos picos da Cordilheira dos Andes percorrendo então três bacias. Os rios que desembocam no Oceano Pacífico são curtos e íngremes. Há rios que correm para o Lago Titicaca, esses são curtos em sua maioria e apresentam maior fluxo. Por sua vez os rios que são afluentes do Rio Amazonas são maiores e menos íngremes.