Religião do Paraguai

Nosso país vizinho, Paraguai, tem uma cultura bastante interessante sendo que o idioma guarani é considerado língua oficial junto com o espanhol. A população paraguaia se define, em sua maioria, como mestiça, devido ao intenso processo de miscigenação que fez parte da construção da sua história. Paraguai e Bolívia são os dois únicos países da América do Sul que não tem saída para o mar.

No que diz respeito a religião o país admite culto livre em sua Constituição de 1992. Isso significa que a população está liberada para realizar quaisquer práticas e ter quaisquer crenças religiosas. Cerca de 90% da população é católica e em torno de 7% protestantes com destaque para os menonitas. Entenda melhor como é a distribuição religiosa da população do Paraguai.

As Religiões no Paraguai

Como mencionado no início do artigo, a Constituição Paraguaia, prevê liberdade de crenças e práticas religiosas. Quase 90% da população é católica, esse é o país com maior número de adeptos do catolicismo e o único no mundo em que a média populacional de católicos é superior a 85%. Também é no Paraguai que se observa a menor redução de católicos do planeta.

O crescimento da população evangélica também se mantém relativamente baixa. A denominação protestante com maior força no país é a dos Menonitas seguida pela dos Batistas e Pentecostais. A seguir vamos explicar com mais detalhes como diferentes religiões se desenvolvem em nosso país vizinho.

Religião Católica Romana: Quase 90% da População

O catolicismo romano chegou ao território paraguaio no ano de 1526 por meio da expedição espanhola liderada por Juan Diaz Solís no período colonial. Nessa época o catolicismo era a única religião permitida no território. De acordo com o censo em torno de 87,92% da população é católica. Uma média bastante significativa.

Protestantes: A Segunda Principal Manifestação Religiosa

Com quase 7% de representantes paraguaios, as denominações protestantes, estão sem segundo lugar em número de adeptos no país. Semelhante ao que acontece nos Estados Unidos o protestantismo possui diferentes vertentes no Paraguai com destaque para os Luteranos e os Menonitas. Esse crescimento é um dos reflexos de um processo recente de imigração europeia para o Paraguai.

Protestantes

Protestantes

Budismo: Imigração Japonesa

A presença de praticantes do Budismo em solo paraguaio é um reflexo da imigração japonesa que se intensificou para o país a partir de 1930 quando o Brasil fechou as portas para esses imigrantes. Algo curioso é que até os anos 1960 grande parte desses imigrantes se manteve adepta do Budismo, contudo, muitos se converteram ao cristianismo. Hoje em dia são cerca de apenas 2 mil praticantes do Budismo no Paraguai.

Judaísmo: Refugiados

O Paraguai teve a sua primeira sinagoga construída em 1917 quando chegaram ao seu território judeus sefarditas que imigraram da Grécia, Turquia e Palestina. Na década de 1920 foi fundada a União Hebraica em solo paraguaio pelos judeus Ashkenazi provenientes da Ucrânia e Polônia.

A partir da década de 1930 imigraram para o Paraguai entre 15 e 20 mil judeus em busca de refúgio devido a perseguição religiosa empreendida em seus países de origem, Alemanha, Checoslováquia e Áustria. Ao longo do tempo muitos desses judeus se mudaram para o Brasil, Argentina e Uruguai. Atualmente, a comunidade judaica conta com cerca de 1 mil membros que estão concentrados quase todos na capital Assunção em que existem três sinagogas (Ashkenazi, Sephardi e Chabad) assim como um museu judeu.

Judaísmo

Judaísmo

Fé Bahá’í: Crescimento ao Longo dos Anos

A religião monoteísta Fé Bahá’í se tornou conhecida de grande parte dos paraguaios em 1916 quando o então líder dessa crença, Abdu’l-Bahá, mencionou o país. A primeira paraguaia a aderir foi Maria Casati em 1939 quando morava em Buenos Aires, na Argentina. No ano de 1944 aconteceu a Assembléia Espiritual Local Bahá’í de Assunção. O número de adeptos de Fé Bahá’í vem crescendo ao longo dos anos, contudo, o censo oficial do Paraguai não considera essa religião.

Fé Bahá'í

Fé Bahá’í

Islã: Possui Representatividade

Embora seja pequena a comunidade islâmica no Paraguai é importante mencionar a sua presença. No censo a população que segue essa religião é menor do que 1 mil moradores sendo que mais da metade vive em Alto Paraná e Itapuã.

Islã

Islã

Esses cidadãos são, em grande maioria, descendentes de libaneses e sírios vindos de países como Paquistão e Bangladesh.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *