Equador Curiosidades

Equador é um país que se localiza na América do Sul, tendo como nome oficial República do Equador, se limite ao sul e leste pelo Peru, e ao norte pela Colômbia, sua parte oeste faz é limitada pelo Oceano Pacífico. Fazem parte do seu território as famosas Ilhas Galápagos, que se encontram a cerca de mil quilômetros do território continental, sendo esse o país mais próximo dessas ilhas.

História do Equador

As civilizações indígenas existem desde muito tempo no país, antes do século XV. A partir desse século os Incas conquistaram o território, e fizeram dele um dos mais importantes centros do seu Império.

No ano de 1534 chegaram os espanhóis, que travaram uma guerra com os incas e os derrotaram, e começaram assim a colonização europeia no país. A maior parte da população nativa foi morta, principalmente pelas doenças que antes não haviam tido contato e então não eram imunes. No ano de 1563 a cidade de Quito passou a ser o centro mais importante do país, e a sua sede administrativa, atualmente ela é a capital do Equador.

Por volta da segunda metade do século XVIII a colônia europeia começou a decair, há diversos motivos, a produção de prata no país havia se extinguido, a produção têxtil diminuído de forma acentuada, algumas políticas adotadas foram contrariadas pelas elites privadas, e com tudo isso se iniciou um movimento para a independência do país, que ocorreu entre os anos de 1809 e 1822.

O general Sucre e Simón Bolívar eram os comandantes dessa revolução, que perdurou por alguns anos e foi também influenciada pela revolução francesa que ocorria na região. Após a independência ele entrou como um dos países da Grã Colômbia, que foi inicialmente comandada por Simón Bolívar (os outros países eram: Venezuela, Nova Grama e Panamá).

No ano de 1830 ele sai da Grã Colômbia e finalmente passa a chamar-se República do Equador. Durante os próximos 18 anos, entre os anos de 1830 até 1848, o país teve 62 governos, passou por regimes militares, presidenciais e ditatoriais, o poder ia se alternando entre partidos liberais e depois partidos conservadores, que assumiam na maioria das vezes após golpes.

No ano de 1941 iniciou uma guerra com o Peru, pois o país invadiu o território sul do Equador, tal guerra durou até o ano de 1942, e terminou com diversos prejuízos para o Equador, que saiu dela sem grande parte do seu antigo território, quase metade, perdendo assim quase toda a sua região amazônica.

Entre os anos de 1948 até 1960 o país passou por três presidentes, todos eleitos de forma livre e cumprindo o mandato por completo. Após isso, começa na América Latina um cenário de diversos golpes militares, que ocorre no país no ano de 1972. No país descobre-se petróleo por volta dessa época, o que atraiu muito a atenção para ele, e foi fundada a “Amazônia Equatoriana”, tornando-se o segundo maior produtor da América Latina. Com a intensa exploração de petróleo a economia do país cresceu em termos, pois isso também gerou um aumento da inflação e uma enorme divisão social.

Em 1979 é reinstaurada no país a democracia, que transcorre normalmente até o ano de 1996. Nesse ano quem assuma é Abdala Bucaram, que assume o país passando por uma intensa crise politica, além disso, em seu governo diversos desastres naturais e a queda do petróleo fizeram com que o país passasse pela pior crise da sua história.

Gustavo Noboa assumiu no ano de 2000, ele implantou diversas medidas no país para tentar reverter a situação de crise, como melhorar a sua relação com instituições financeiras e substituir a moeda nacional, sucre, pelo dólar. Em 2007 Rafael Correa assumiu o poder e governou por 10 anos, até 2017. O novo e atual presidente é Lenin Moreno Garcez, que assumiu em 2018.

Como É O Equador?

Vamos conhecer um pouco de como é a estrutura, a geografia e os detalhes desse país.

Geografia do Equador

Geografia do Equador

Geografia do Equador

Esse é um dos menores países da América do Sul, e um dos únicos (somente ele e o Chile), que não faz fronteira com o Brasil. A paisagem principal do país é a Cordilheira dos Andes, que de norte a sul do país, passando pela sua parte central. A região possui altitudes de até 6310 metros. A parte que fica a leste dos Andes possui um quarto de seu território pertencente a bacia amazônica, e na parte oeste encontra-se uma extensa planície costeira.

A capital do país, a cidade de Quito, está localizada no centro do país, nos Andes, sendo uma de suas maiores cidades.

No país são distinguidas quatro zonas, sendo elas: a costa, a serra, o oriente, e as ilhas de Galápagos.

A Costa faz parte do que é chamado de Chocó biogeográfico, está na parte oeste do país. Ali se encontram terras férteis e pouca altitude, local ideal para intensidade de população, sendo inclusive ali que se encontra a maior cidade do país, a cidade de Guayaquil.

A parte da Serra é toda a região que se encontra nos Andes, dividindo o país de norte a sul, é a região de maior altitude, que chegam a mais de 6000 metros. Nessa região é que se encontram diversos vulcões que se localizam no Equador, alguns deles em atividade. Na parte Serrana encontram-se as principais cidades do país, como a cidade de Quito, Loja, Riobamba, Ambato e Cuenca. A parte do oriente é onde se encontra a sua porção de floresta Amazônica, possuindo um clima quente e úmido.

Administrativamente o país se divide em 24 províncias (nome diferente para representar o que no Brasil chamamos de estados), e 219 cantões (nome diferente para representar o que no Brasil chamamos de cidades), e esses se dividem em paróquias (nome diferente para representar o que no Brasil chamamos de bairros), existindo as paróquias rurais e as urbanas.

Lista das províncias: Cuenca, Bolívar, Cañar, Carchi, Chimborazo, Cotopaxi, El Oro, Esmeraldas, Galápagos, Guayas, Imbabura, Loja, Los Ríos, Manabí, Morona, Santiago, Napo, Orellana, Pastaza, Pichincha, Santa Elena, Santo Domingo de los Tsáchilas, Subumbíos, Tungurahua e Zamora-Chinchipe.

Clima e Biodiversidade do Equador

O Clima no Equador é variado devido a sua intensa variação de altitude. Nas montanhas há um clima ameno durante o ano todo, já na parte da costa e de florestas tropicais o clima dominante é o subtropical úmido. As chuvas na costa são intensas, já na parte dos Andes é relativamente mais seco.

Como o país está cortado pela linha do equador, há pouca variação nas horas de luz durante os seus dias no decorrer do ano, dessa forma, tanto o nascer como o pôr do sol ocorrem todos os dias às seis da manhã e seis da tarde.

Esse é um dos dezessete países que compõe  a lista dos países megadiversos do mundo, ou seja, são países que dentre todos possuem as maiores biodiversidades por quilômetro quadrado em sua extensão, e além disso, possuem muitas espécies endêmicas.

O país conta com 1600 espécies de aves, e somente na Ilha de Galápagos há um total de 38 espécies de ave endêmicas. O número de anfíbios endêmicos é de 138 espécies, há ainda 106 espécies de répteis endêmicos. Além das espécies endêmicas o país conta com mais de 16 mil espécies de plantas, e mais de seis mil espécies de borboletas. A parte das Ilhas Galápagos é conhecida por possuir uma fauna distinta, sendo ela declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, além de ser o local do nascimento do evolucionismo.

O Equador é o único país do mundo que reconhece em sua constituição (desde o ano de 2008), os direitos da natureza. A proteção da mesma no país é considerada prioridade nacional, e a partir do que foi estabelecido na constituição, o certo seria 32% da sua extensão de área protegida, e com isso diversa unidades de conservação foram criadas.

Demografia E Religião No Equador

Segundo o senso de 2018, a população estimada é de 17116053 pessoas. A sua população é etnicamente diversa, sendo o que o maior grupo se considera mestiço, descendentes dos colonizadores espanhóis com os povos indígenas, representando 71% do total da população.

A população branca fica em torno de 6,1%, sendo essa população descendente de uma mistura dos imigrantes europeus que foram até o país, como suíços, alemães, franceses e italianos. Há também uma pequena parte da população de comunidades vindas do Oriente Médio, principalmente de ascendência palestina e libanesa. Os ameríndios são o segundo maior grupo da população, representando 13% do total, e o povo montubio, que vive nas áreas rurais, representam 7,4% da população. OS afro-equatorianos representam cerca de 7% da população, e são em sua maioria mulata e cafuza, a população negra no país é quase inexistente.

O Instituto Nacional de Estatística e Censos Equatorianos realizou um estudo onde foi comprovado que 91,95% da população do país possui alguma religião, 7,94% são ateus, e 0,11% são agnósticos.

Da população religiosa a maioria é católica romana (sendo 80,44%), depois vem os protestantes (sendo 11,30%), seguido das Testemunhas de Jeová (sendo 1,29%), e o restante, cerca de 6,7% são de outras religiões, como mórmons, budistas e judeus. Há grupos que seguem religiões indígenas, e também cristãs ortodoxos orientais. No país é muito comum o sincretismo comum, assim como ocorre na maioria dos países da América Latina, que mistura o catolicismo com costumes das religiões indígenas.

Educação e Cultura do Equador

A educação gratuita no país é até quando se completa o chamado “nível básico da educação”, que vai dos 5 até os 14 anos, sendo os custos dessa paga pelo governo. A verba direcionada para a educação não compreende todo o necessário no país, havendo um déficit nesse quesito, fazendo com que as turmas sejam muito grandes e o aproveitamento do ensino seja realmente pequeno, o que faz com que várias famílias optem por pagar pelo ensino.

A cultura do país é definida principalmente pelos mestiços, que seguem tanto a cultura que herdaram dos espanhóis como também pelo que veio das tradições dos povos nativos, e até mesmo um pouco de elementos africanos, herdado dos escravos, porém em pequeno número, já que o trabalho escravo não era algo tão comum no país, a principal mão de obra subjugada era dos próprios nativos. O povo equatoriano segue as culturas indígenas em diferentes graus, em alguns locais ela está extremamente presente já em outros nem tanto.

 Curiosidades Sobre o Equador

  • As Ilhas de Galápagos foram visitadas pelo naturalista Charles Darwin, no início do século XIX, a então consideradas o local de nascimento do evolucionismo.
  • A origem do nome do país se dá pelo fato do país ser cortado ao meio pela Linha do Equador. Com isso, metade do seu território fica no Hemisfério Norte do planeta e a outra no Hemisfério Sul.
  • A maior cidade do país é Guayaquil – com mais de 2,3 milhões de habitantes. Seguida pelas cidades de Quito, Cuenca, Santo Domingo e Machala.
  • O país possui 64 vulcões em seu espaço territorial (que é trinta vezes menor que o do Brasil), sendo um dos países que mais possui vulcões do continente americano. Dos 64 vulcões, 11 deles encontram-se ativos.
  • Devido a esse grande número de vulcões, um em cada três equatorianos vive aos pés de um vulcão. Há no país uma estrada chamada de “Avenida dos Vulcões” e ao longo dela há oito vulcões ativos.
  • O país possui um dos melhores cafés das Américas, com a saca podendo chegar a custar 300 dólares.
  • A ave símbolo do país é Condor Andino, espécie que se encontra em estado de conservação “quase ameaçada”.
  • O país tem como sua língua oficial o espanhol, porém a maioria da população fala o quíchua, língua dos povos indígenas.
  • A culinária no país possui raízes tanto na vinda dos povos incas como dos conquistadores europeus, sendo suas principais bases à carne bovina, o milho e batatas. No país também é muito apreciado o porquinho-da-índia.
  • A cidade de Banos possui uma casa na árvore com um balanço que beira um enorme cânion, que é chamado de “balanço para o fim do mundo”. É uma aventura e pode ser bem assustadora, porém irá proporcionar uma vista sem igual.
  • No país é tradição que se amarre um fio ou um cordão da cor vermelha no pulso dos recém-nascidos, inclusive de animais, que ganham o amuleto no pescoço. Isso serve para protegê-los dos maus espíritos.
  • Uma sobremesa bem comum vendida nas ruas é o “espumilla”, que se parece com um sorvete, mas na verdade é um merengue feito com polpa degoiaba, açúcar e claras de ovo, e servida com gelatina e confeitos.
  • No dia 31 do mês de dezembro de cada ano acontece a celebração do “Año Viejo”, onde são queimados bonecos de palha, que representam as coisas ruins que ocorreram naquele ano. Esse costume teve início por volta do ano de 1895, quando o Equador passou por um surto de febre amarela.
  • No país há uma versão diferente do vôlei. Chamado de “boly”, “ecuabol” ou “ecuavôlei”, a rede é mais alta e a quadra onde se joga é de cimento, as equipes são formadas por três pessoas, que só podem segurar a bola por um segundo.

  • No país, e principalmente na cidade de Latacunga, é celebrada a festa da Mama Negra, que é uma homenagem a Virgem de Mercedes, sendo uma mistura da cultura africana, espanhola e indígena. Os povos da cidade acreditam que tal virgem acalmou o vulcão Cotopaxi no ano de 1742.
  • O país é o maior exportador da madeira chamada balsa, que é usada para aeromodelos e maquetes, pois é muito leve.
  • O chapéu Panamá teve sua origem no país. O nome se deu quando os trabalhadores equatorianos trabalhavam na construção do Canal do Panamá, e usavam esse chapéu, que antes chamam de El Fino.
  • As ilhas de Galápagos são famosas pelas tartarugas de Galápagos, sendo espécies endêmicas, que podem chegar a 1,80 metros e pesar até 400 quilos, além de viver até 170 anos.
  • A capital do país, a cidade de São Francisco de Quito, possui o centro histórico mais bem preservado da América Latina, e por isso foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *