O nome oficial da Venezuela é República Bolivariana da Venezuela. É um país que se encontra na América do Sul, pertencente à América. Possui uma parte continental e também algumas ilhas.
A capital da Venezuela é a cidade de Caracas, que possui o maior número de habitantes do país. A extensão territorial da Venezuela é de 916.455 quilômetros quadrados, o que a coloca como o 32º maior país em território. O país faz fronteira com o Mar do Caribe pela sua parte norte, pela parte sul com o Brasil, ao leste com a Guiana e a oeste com a Colômbia.
A população estimada da Venezuela é de 31703499 habitantes. O país é mundialmente conhecido pelas suas intensas reservas de petróleo, pelos recursos naturais abundantes e pela diversidade ambiental, sendo uma das 17 nações megadiversas do mundo, possuindo fauna e flora diversificada e vários habitats protegidos.
Nos últimos tempos o país tem enfrentado uma crise tanto política quanto econômica, que tem gerado escassez de produtos para uso básico, hiperinflação, censura da imprensa e alta criminalidade, o que tem colocado os venezuelanos em uma situação de vida bem caótica.
O Clima Na Venezuela
O país está situado nos trópicos, porém a maior influência para as mudanças no clima são as localidades. Há planícies úmidas onde há baixa altitude, e a temperatura média anual é alta, por volta de 28°, e também as regiões de geleiras, nas partes montanhosas, com uma média anual de 8°.
É dividido em quatro zonas de temperatura, que mudam de acordo com a elevação do país. Havendo então em sua extensão locais de clima temperado com inverno seco e polar, chamado de tundra alpina, clima seco, clima tropical e outros. As médias de temperatura anual na parte tropical são quentes, entre 26° e 28°. Nas zonas temperadas a média anual fica entre 12° e 25°. Na zona fria o clima fica com temperatura entre 8° e 11°.
A precipitação no país fica entre 430 mm anuais nas regiões mais secas, e chega a até 1.000 mm anuais na região próxima ao rio Orinoco. As chuvas geralmente são mais fortes entre os meses de junho a outubro, que é a época chamada de inverno. Já o restante dos meses é mais seco, e então chamado de verão.
Relevo da Venezuela
O relevo do país na parte do litoral possui penínsulas e também diversas ilhas espalhadas. Há também duas cadeias de montanhas que estão na cordilheira dos Andes, a região do planalto das Guianas próxima do rio Orinoco, a região de platôs baixos que fica a leste do rio Orinoco, o Lago de Maracaíbo que está entre as cadeias de montanhas, e as montanhas.
A Venezuela possui em seu terreno as mais antigas formações rochosas da América do Sul, localizadas na linha de cristal dos maciços Marítimo, e no embasamento do Planalto das Guianas.
O Planalto das Guianas é formado por pedras, na verdade um grande bloco de pedras onde há principalmente granito de gnaisses, além de outras rochas cristalinas, com as camadas mais profundas contendo arenito e também argila xistosa. O núcleo do granito contido no local possui camadas de Cretáceo, e também camadas terciárias e quaternárias de cascalho, marga argilosa e areia.
Os locais onde há lagos e lagoas, formados geralmente nos terrenos com depressão, há depósitos fortes de aluvião do quaternário, e camadas de Cretáceo. São desses locais que afloram as infiltrações petrolíferas, produto de grande importância na Venezuela.
Há Três Divisões Do Relevo, Sendo Elas:
As montanhas Setentrionais: Parte da Cordilheira dos Andes, mais precisamente a extensão localizada na parte ocidental. Estão no oeste do país, e vão tanto em direção do nordeste como para o leste, terminando na Ilha de Trinidad e no golfo de Paria, locais onde a sua altitude é bem menor. A parte ocidental é chamada de serra Nevada de Mérida, com picos que podem ultrapassar os 4.800 metros, sendo o pico de Bolívar o de maior altitude, com 5.007 metros. Há locais chamados de paramos com altitude entre 2.400 metros e 3.000 metros, e os vales ficam em torno de 1.200 metros e 1.600 metros. Os Andes Marítimos estão na região leste, que se declinam e depois ressurgem, havendo regiões com 900 metros e outras com 1.500 metros. Essa parte se estende para a depressão de Maracaibo onde começa a se alternar com vales.
A Bacia do Orinoco fica ao sul da região de montanhas. Compreende toda a região que se encontra ao redor do rio Orinoco, sendo uma extensa e longa planície que sobe em direção aos Andes, que estão no centro do país. Na parte sul do rio encontra-se o Planalto das Guianas. É na Bacia do Orinoco que residem à maioria dos habitantes do país, pois é uma região propícia para se viver.
O Planalto das Guianas fica na parte sudeste e sul da Bacia do Orinoco, é o território chamado de Gran Sabana. Essa parte é a que faz fronteira com o Brasil e com a Guiana. O território possui diversos rios e cursos de água. Nessa região existe a catarata mais alta do mundo, com 1.000 metros de altura, chamada de Salto Angel. Há algumas cadeias de montanhas na região, como as serras Parima e Pacaraima, que estão na fronteira com o Brasil.
Hidrografia da Venezuela
A hidrografia da Venezuela possui diversos rios. Seu sistema do Orinoco ocupa quase 4/5 do país, os maiores afluentes desse rio são o Ventuari, o Chucivero, o Caura, o Aro e o Caroni, vindos do planalto das Guianas. Há também o Capanaparo, o Arauca e o Apure, que vem doAs Andes. Já o Caris, o Pao, o Suata e o Manapire, vêm das planícies do país. Os demais rios são bem pequenos e por eles não é possível navegar.
O rio San Juan, o Guarapiche e o Guanipa desaguam diretamente no Golfo de Paria. Já o Tuy, o Unare e o Aragua seguem em direção a costa leste do país. O Palmar, o Após, o Ana, o Santa Ana, o Catatumbo, o Escalante, o Chama e o Motatán desaguam no Lago de Maracaíbo. Há também outros lagos no país, como o lago de Valência e outros.