Pecuária Da Argentina

República Argentina, mais conhecida pelo nome de Argentina é um país que fica localizado na América Latina, ao sul do continente. O país esta entre os dez maiores em extensão territorial, sendo o segundo maior do seu continente, vencido apenas pelo Brasil, que é o maior em extensão territorial. A Argentina faz fronteira com a Bolívia, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai e ainda é banhado pelo Oceano Atlântico. O seu nome vem do latim que significa prata, pois acreditava que o país seria rico do metal.

Mercado Da Argentina

A Argentina é um país subdesenvolvido de economia emergente que vive da agricultura e pecuária, sendo esses responsáveis por uma parcela considerável do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Esses setores da economia consomem um número considerável da mão de obra do país, gerando grande número de empregos para a população.

Essa realidade econômica, dependência do campo para compor parte do PIB, não é exclusiva da Argentina, pois muitos países da América Latina possuem uma economia bem próxima da vivida na Argentina, e assim como em outros países da região há uma grande concentração de terras na mão de poucos proprietários, reflexo do modo de colonização que essas terras tiveram, onde durante a colonização as terras eram divididas sem observar os contornos geográficos e essas eram ofertadas aos colonizadores que tinham a obrigação de habitar esses locais e tornar o local rentável a suas colônias.

Exportação Agropecuária

A maior parte dos produtos eram exportados para países europeus e muito dessa forma econômica se mantém nos dias atuais, sendo que hoje vemos que no setor da agropecuária aproximadamente 50% do que é produzido nas terras do país são exportados, sendo os produtos mais relevantes da exportação o trigo, o milho e a carne.

Assim como nos outros países há regiões onde a pecuária e a agricultura são mais fortes, ainda mais a agricultura, que depende de bons solos para o seu cultivo, e também a pecuária que se desenvolve melhor em terrenos mais planos, para produzir uma carne de melhor qualidade e macia. Essas regiões são conhecidas como região da pampea e região extrapampeana que abrange Buenos Aires, Santa Fé, Rosário e Baía Blanca. Essas duas regiões fornecem a maior parte dos produtos que são vendidos para fora do país.

A produção do país não se limita a esses produtos. Lá também há produção de algodão, cana de açúcar, frutas, erva mate, dentre outros produtos.

Mercado

Há alguns anos a produção na pecuária sofreu uma queda considerável, mas com a entrada de um novo governo que se comprometeu com a agropecuária esse mercado deu uma reaquecida no país, gerando contentamento nos grandes produtores, pois a carne do país voltou a entrar para o mercado mais exigente de consumo.

A carne da Argentina é uma das mais conhecidas no continente e fora dele devido a sua qualidade e o consumo dentro do país também é elevado. Isso faz com que o número e o peso de abate se eleve, obrigando os produtores a aumentar o quilo de abate para abastecer tanto o mercado interno quanto o externo.

Carnes Da Bolívia

Para os turistas que planejam uma viagem ao país é importante saber dos diferentes tipos de carne que podem pedir nos restaurantes, pois os nomes nos cardápios podem receber o nome um pouco diferenciado do que costumamos verificar no Brasil. No Brasil o corte mais falado, por trazer ótimo sabor é a picanha, já na Argentina o bife mais pedido é o chorizo, sendo um dos mais pedidos, que corresponde ao contrafilé brasileiro. Na Argentina a picanha é correspondente ao Tapa de Cuadril. o Filé mignon é conhecido como Lomo, a costela é o assado de tira e o patinho é Bola de  lomo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *