Cultura Afro-Brasileira

A cultura não deve sofrer nenhuma coerção por parte do poder, político ou econômico, mas ser ajudada por um e por outro em todas as formas de iniciativa pública e privada conforme o verdadeiro humanismo, a tradição e o espírito autêntico de cada povo.” Papa João Paulo II

Afro Brasileira

Afro Brasileira


É muito comum hoje em dia ouvirmos falar sobre a cultura afro-brasileira, já que o Brasil é o país que tem a maior população de origem africana fora da África. A cultura africana é uma das mais influentes em todo nosso país, sua influência é exercida principalmente na região Nordeste, que foi a primeira região efetivamente colonizada pelos portugueses. Mas o que é cultura afro-brasileira?
Nada mais é do que um conjunto de manifestações desenvolvidas no Brasil com grande influência da cultura africana.

Cultura Afro Brasileira

Cultura Afro Brasileira

Essas manifestações se destacam fortemente na culinária com pratos que hoje são apreciados por todo o país como o Acarajé, o Vatapá e a Pamonha. No folclore com ledas, como a do Negrinho do pastoreio e a do Quimbungo (uma espécie de bicho-papão), e na religião, que é fundamentada principalmente pela Umbanda, e no Candomblé dentro do nosso país. O que muita gente não sabe ou ao menos não se da conta é que o nosso vocabulário também recebeu influência, pois palavras do nosso cotidiano como: ferramentas, obrigação, saída, tempo e capoeira são de origem africana.

Cultura Brasileira

Cultura Brasileira

Por falar em capoeira…

…A Capoeira no Brasil

Quando começou, essa “arte marcial” de origem africana tinha o propósito de servir como uma espécie de defesa para escravos que eram capturados pelos senhores de engenho. Logo, os movimentos da luta foram adaptados para se parecerem mais com movimentos de dança, assim os escravos podiam praticar a capoeira livre das suspeitas dos capatazes. Houve uma época em que a capoeira foi proibida no Brasil, pois era vista como uma pratica violenta. Somente em 1930, o Presidente Getúlio Vargas aceitou a prática da capoeira como um esporte, pois segundo ele, é o único esporte originalmente brasileiro.

O preconceito racial (Racismo)

A grande decorrência de preconceito racial para com os negros no Brasil se deve ao histórico da condição de escravidão imposta no período colonial. O preconceito racial é um conjunto de opiniões pré-concebidas que tende a distinguir as raças por vezes em “superiores e inferiores”.
Embora atualmente o racismo esteja encoberto por uma falsa “democracia social”, ele ainda está presente no nosso cotidiano. O combate a essas ações é feito através de leis e constituições que lutam pela cidadania e pelos direitos da população negra.

A vinda dos negros para o Brasil, desde a época colonial, trouxe uma enormidade de elementos seja na vestimenta, no artesanato ou na música. Tudo isso contribuiu claramente para o aprimoramento e identidade da nossa nação. Sendo assim, o dia 20 de Novembro é dedicado ao Dia da Consciência Negra. A data foi feita para reflexão e homenagear a importância do negro na sociedade brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *