Romantismo na Arte

O Contexto

O período em que o romantismo dominou a arte foi o início do século XIX, Nesse momento histórico estavam acontecendo diversas mudanças políticas, sociais e culturais que tinham ligação com os acontecimentos do fim do século XVIII. Dentre os principais acontecimentos estavam a Revolução Industrial que possibilitou a criação de máquinas que solucionaram problemas técnicos de produção, mas que também provocaram mudanças significativas como a divisão do trabalho e o começo da especialização da mão-de-obra.

Outro grande acontecimento desse período foi a Revolução Francesa em que a sociedade lutou em busca da valorização dos direitos individuais e conseguiu como resultado a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Em paralelo a convulsões sociais e advento de tecnologias importantes para os meios de produção a atividade artística também encontrou um período complexo. Em busca de conseguir se expressar mais livremente os artistas românticos estavam tentando deixar as convenções acadêmicas de lado.

Principais Características

Dentre as principais características do romantismo na arte podemos destacar a valorização da imaginação e dos sentimentos bem como o sentimento de nacionalismo (bastante compreensível dado o momento histórico). Também eram valorizadas a natureza e os princípios de criação da arte. Os sentimentos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade tão importantes na Revolução Francesa estavam presentes na arte.

Romantismo na Arquitetura e Escultura

No que diz respeito à influência do estilo na arquitetura e escultura não há nada de muito marcante. O que pode ser observado de maneira geral é que a tendência artística que dominou foi o neoclassicismo nesses segmentos. Houve ainda um flerte com o estilo gótico muito comum na época medieval que deu origem ao neogótico.

Romantismo na Pintura

O romantismo na pintura apresentou dentre as suas principais características uma aproximação com as formas do barroco além do uso de composição em diagonal que trouxe algum tipo de instabilidade dinâmica para quem observa esses quadros. Outros pontos valorizados dessa época foi o uso de claro e escuro que gerou uma dramaticidade mais evidente.

Os Temas da Pintura Romântica

A temática da pintura do romantismo incluiu tanto fatos reais ocorridos na história nacional como também no dia a dia dos pintores. Houve destaque ainda para a natureza apresentada de tal maneira que se tornou possível encontrar sentimentos da emoção humana nessas telas. Um tema bastante interessante que cercou as pinturas do romantismo foi a Mitologia Grega.

Artistas de Destaque

Goya

Um dos principais nomes do romantismo na arte, Goya, nasceu num povoado pequeno chamado de Fuendetodos, na Espanha no ano de 1746. Faleceu no ano de 1828 em Bordeaux. Dentre as temáticas mais abordadas pelo artista em suas pinturas estavam sonhos e pesadelos em que apareciam seres deformados e com tons que sugeriam uma aura opressiva.

Uma das características que se tornaram marcantes em seus trabalhos foi o seu grande talento para caricaturas. As obras de Goya incluem retratos de pessoas famosas da corte espanhola, retratos de pessoas simples do povo, imagens terríveis da guerra, telas com monstros, cenas da história além das lutas empreendidas em nome da liberdade. O grande destaque da sua obra fica com “Os Fuzilamentos” que data de 3 de maio de 1808.

Turner

Na obra de Turner podemos observar muito da natureza em especial telas que buscam fazer um estudo completo a respeito da luz e sombra. Existe a criação de uma atmosfera da paisagem com essas telas. Uma curiosidade a respeito do trabalho de Turner foi que em sua obra pudemos ver um dos primeiros registros feitos da máquina, uma locomotiva. Dentre os destaques das suas obras podemos citar “O Grande Canal, Veneza” e “Vapor e Velocidade”.

Eugène Delacroix

Na obra de Delacroix existe um intenso clamor de comprometimento político bem como o uso diferenciado de cores, luz e sombra que nos passa uma sensação de movimento. O artista que nasceu em 1798 e faleceu em 1863 tinha dentre os seus temas de destaque imagens abstratas que eram personificados como alegorias.

Na sua vida pessoal o pintor era conhecido por ser bastante namorador e por ter muito dinheiro. Nas suas relações de amizade estava Frèderic Chopin e Charles Baudelaire e dentre as inimizades também tinha nomes de peso como Honoré de Balzac. O que talvez tornasse Delacroix uma pessoa interessante era o fato de ter ideia de sua própria grandeza.

Para o pintor o que tornava um quadro realmente bom era que ele funcionasse como uma festa para os olhos de quem o observa. Na época em que o pintor nasceu a França passava por um momento histórico curioso em que a burguesia estava finalmente tendo acesso aos frutos da sua vitória sobre as monarquia. Depois de algum tempo as coisas começaram a voltar a ser como sempre foram com a ascensão e posterior queda de Napoleão Bonaparte.

Romantismo na Literatura

É curioso observar que o romantismo na literatura surgiu como uma tentativa de cativar o leitor, pois nessa fase os escritores precisaram trocar a figura do mecenas pela figura do editor. O público dessa literatura incluía pequenos burgueses que não possuíam os valores da literatura clássica e dessa forma tinham mais ligação com a emoção. Podemos dizer que a história do romantismo na literatura é bem interessante, ao longo do tempo houve um crescimento desse estilo. Dentre os nomes que mais se destacam estão Balzac, Stendhal, Victor Hugo e no Brasil José de Alencar.

O Termo Romantismo

Quando pensamos no movimento artístico do romantismo temos algumas dúvidas como, por exemplo, porque ele se denomina dessa forma. A origem desse termo está ligada ao comportamento, maneira de agir e de interpretar o cotidiano. A principal característica do comportamento romântico diz respeito ao sonho, ou seja, ter uma atitude emotiva frente as coisas.

Trata-se de um tipo de comportamento que pode aparecer em qualquer momento da história. Podemos concluir que o romantismo se apresenta como uma tendência da vida e também da arte. Dessa forma não podemos entender como sendo algo que está delimitado pelo tempo e que se findou em algum momento.

O Romantismo foi um movimento iniciado na Europa que atingiu a filosofia, as artes e a política. A época de sua duração é muito discutida entre os historiadores, não se tendo chegado em um consenso, sabe-se que iniciou no fim do século XVIII, e alguns acreditam que durou até a metade do século XIX. O romantismo era uma corrente contrária ao iluminismo e o racionalismo, já que defendia o nacionalismo. Iniciou apenas como um estado de espírito, depois passou a mais algo mais profundo e inscrito dentro dos que eram favoráveis.

Na pintura não é possível definir características certas do romantismo, por ter ocorrido em vários países ao mesmo tempo. Por isso em cada lugar se deu de maneira diferente, sem uma técnica ou temática própria. A intenção era a expressão do ator, pura e simples, refletindo o que estava acontecendo ao seu redor, os seus desejos de acontecimento. A literatura foi escrita para conquistar um novo público, os pequenos burgueses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Arte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *