Cultura E Costumes Da Colômbia

A Colômbia possui como nome oficial República da Colômbia, e está localizada na América do Sul, fazendo fronteira com a Venezuela e o Brasil pela sua parte leste, com o Equador e Peru ao sul, com o Mar do Caribe na sua parte norte, com o Panamá na parte noroeste e com o Oceano Pacífico na parte oeste. Suas fronteiras marítimas são com a Costa Rica, Nicarágua, Honduras, República Dominicana, Haiti, Jamaica e Venezuela.

A população do país gira em torno de 47 milhões de pessoas, fazendo com que ele possua a segunda maior população da América do Sul (atrás apenas do Brasil) e a 28º maior do mundo. Sendo esse o terceiro país mais populoso que possui como língua oficial o espanhol.

A etnia da Colômbia é extremamente diversificada, possuindo uma mistura entre os primeiros habitantes das terras, que eram os indígenas, com os espanhóis que colonizaram essas terras, e com os escravos que foram levados ao país vindo do continente africano. Com isso, o local possui um rico patrimônio cultural e histórico.

Além da miscigenação da população, a geografia da Colômbia faz com que pareçam muitos países em um só, isso porque há a parte dos Andes, onde ficam os centros urbanos, e também a parte de floresta Amazônica, dos litorais do Caribe e do Pacífico, fazendo com que haja diferentes ambientes em um mesmo país. A Colômbia é ainda um dos 17 países megadiversos, que possui grande diversidade de espécies em seu território.

Ao longo do tempo o país possuiu diversas culturas que foram se misturando, mas algumas vezes é possível notar claramente qual é a origem daquela tradição ou cultura, se ela veio dos índios, dos colonizadores ou dos povos escravos. Vamos conhecer um pouco mais da cultura e dos costumes da Colômbia:

A Cultura E Os Costumes Da Colômbia

Vamos falar sobre alguns tópicos da cultura Colombiana, sendo eles: a música, a literatura, o cinema, a culinária e os esportes. Logo depois iremos ver uma lista com os eventos culturais mais importantes do país, que expressam fortemente os costumes desse povo.

A Música

Foi na Colômbia que se originaram diversos gêneros musicais, como o Vallenato, o Bambuco e a Cúmbi, todos esses fazem parte da música popular do país, cada um deles sofrendo mais influência de um dos elementos principais da cultura desse país, que sempre giram em torno dos índios, dos espanhóis ou dos africanos.

A música colombiana tem se tornado bem expressiva na América do sul, trazendo reconhecimento grande a seus artistas. Grandes gravadoras do país apoiam os cantores colombianos, além de empresas independentes e o Ministério da Cultura, que não é realmente engajado na causa, porém, fornece um apoio.

O Sistema Nacional de Cultura do país aconselha o Governo sobre assuntos acerca da música, dividindo o país em seis regiões distintas. A Associação Colombiana de intérpretes e produtores de fonogramas e a Sociedade de Autores e Compositores da Colômbia coletam e distribuem os direitos musicais, como uso das obras para os membros e autores, que podem ser tanto nativos como estrangeiros.

O gênero mais comercial no país é o vallenato, um ritmo animado e empolgante, que conseguiu ganhar diversos admiradores. Gêneros originados fora do país, como a lambada, o rock, o pop, a salsa e o merengue, também são muito comum no país, sendo que esses misturados aos ritmos originários formaram novos ritmos, como o Tropipop e o Champeta.  Na década de 1920 o jazz era de grande sucesso no país, e foram criados a partir dele muitos festivais de jazz, que atraem diversos turistas.

A Literatura

O país possui certo destaque em seus escritores, possuem alguns de renome internacional, como Gabriel García Márquez, que escreveu Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera e Crônica de uma Morte Anunciada, sendo ele ganhador de um Prêmio Nobel da Literatura.

Gabriel García Márquez

Gabriel García Márquez

Além de Gabriel García Márquez há outros nomes, como José María Vargas Vila e Jorge Isaacs.

O Cinema

O cinema começou a existir no país por voltado do ano de 1897, mas essa não é uma indústria que possua grande rentabilidade ou destaque internacional. No início do século XX algumas empresas até tentaram ter maior destaque e produzir nesse ramo, porém, houve pouco apoio financeiro e a competição com o mercado internacional era muito forte, o que não fez com que o ramo alavancasse.

A Compañía de Fomento Cinematográfico  foi fundada com na década de 1980, a partir dela diversas produções surgiram, mas ela foi fechada no início dos anos 90.

No ano de 2003 foi aprovada uma lei de incentivo a produção cinematográfica, que mantém a indústria do cinema no país, produzindo filmes e curtas-metragens.

A Culinária

Um dos ingredientes mais presentes na gastronomia do país é o milho, além dele diversos outros tubérculos são bem frequentes, como a mandioca. O abacate é uma fruta que é amplamente usada nos pratos do país, sendo comida em diversas refeições. Além disso, os pratos do país possuem temperos fortes. A marca culinária do país é o café, conhecido mundialmente pela sua qualidade.

Cada região do país possui uma gastronomia especifica. A parte que abrange a floresta amazônica possui a sua culinária a base de peixe, sendo o pirarucu o que está mais presentes nos pratos do local, como a patarashca, que é um dos pratos mais típicos da região, sendo um filé de peixe temperado com alho, cebola, pimentão, e cozinho envolto em uma folha de bananeira, e é servido com farinha de mandioca e banana frita. Na região do Valle del Cauca os pratos mais comuns são o pandebono, arroz atolado e o ensopado de frango. Já na região de Paisa o prato principal e mais típico é a bandeja paisa, que combina carne de porco, banana frita, ovo, carne moída, abacate, arroz, feijão e arepa, além do pegao, o antioquia tripe, o hogao e a antioquia sancocho.

Os Esportes

O futebol é o esporte mais popular da colômbia, além dele a patinação também é muito praticada.

No ano de 2000 a Colômbia teve sua melhor participação nas Olimpíadas, quando María Isabel Urrutia ganhou a medalha de ouro no halterofilismo, em sua categoria, a de 75 kg.

Em 2001 a Colômbia venceu a Copa América com a seleção de futebol. Jogadores como René Higuita, Carlos Valderrama e Falcão García são nomes importantes do futebol, sendo um mais recente James Rodríguez, que disputou o prêmio de melhor jogador do mundo no ano de 2012.

René Higuita

René Higuita

Conheça agora tradições e festas culturais mais importantes da Colômbia, que demonstram os costumes desse país:

O Carnaval de Barranquilla

O Carnaval da cidade de Barranquilla é sem dúvida nenhuma a comemoração mais expressiva da data, sendo ainda um dos carnavais mais importantes da América Latina. Sua origem se deu por volta do século XIX, e é uma das expressões mais comuns e praticadas do sincretismo cultural do país. O primeiro registro dessa comemoração se data de 1865, ocorrida no dia 20 de janeiro, não havendo evidências de que era celebrado antes. O Carnaval de Barranquilla foi declarado Patrimônio Cultural da Nação, pelo Congresso Nacional no ano de 2011, e também Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco no ano de 2003.

A comemoração dura 5 dias, do sábado até a quarta feira, onde há muita música alegre, com a população toda na rua, havendo desfiles, fantasias, carros alegóricos e danças. O rei Momo aparece em toda a comemoração, assim como a rainha do carnaval.

O Festival da Lenda Vallenata, em Valledupar

Esse festival ocorre entre os meses de abril e maio, desde o ano de 1968, na cidade de Valledupar, no nordeste da Colômbia. O festival celebra um dos gêneros musicais mais conhecidos do país, o vallenato.

Nas comemorações se reúnem diversos compositores e intérpretes vallenateros, então juntos eles competem em diversas categorias por prêmios fornecidos pela organização do festival. A festa ocorre durante cinco dias. No estilo musical são usados instrumentos como o acordeão, a caixa indígena e o vallenato o guacharaca, que é um tambor.

O ritmo foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Nação e da Humanidade pelo Ministério da Cultura no ano de 2012, e pela Unesco, no ano de 2015.

Festival da Lenda Vallenata

Festival da Lenda Vallenata

O Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá

O festival que é realizado na cidade de Bogotá ocorre a cada dois anos, e é uma das mais importantes reuniões de teatro de toda a América Latina. Sua criação ocorreu no ano de 1988, pelo então Ministro da Cultura do país, Ramiro Osorio, e Fanny Mikey, uma atriz, diretora e empresária teatral.

O festival enche as ruas da capital colombiana, reunindo toda a população, ofertando diversas atividades gratuitas. Ele tem duração de 17 dias seguidos, ocorrendo normalmente entre o mês de março e de abril, reunindo grupos de até 45 países diferentes, sendo os artistas numerosos.

Além das apresentações de teatro, é possível ver apresentações de circo, artes cênicas, dança, pantomina, shows, conferências e workshops.

Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá

Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá

Semana Santa de Popayán

Essa é a manifestação mais importante envolvendo religião no país, sendo ela um evento da Igreja Católica. O catolicismo é predominante na Colômbia, e na cidade de Popayán ocorre uma das mais antigas tradições católicas do país.

As famosas procissões da Semana Santa são celeradas desde o século XVI, levando para a cidade milhares de fiéis, tanto da região como de toda a Colômbia. Há muitas estátuas feitas de madeira representando diversos santos, que ficam em diversas plataformas, que são decoradas com flores e velas.

Semana Santa de Popayán

Semana Santa de Popayán

O evento ocorre toda a noite de terça a sábado, sendo feita em forma de cruz pelas ruas da cidade, havendo fiéis durante todo o percurso. Essa expressão popular entrou como Patrimônio Cultural da Nação no ano de 2004, e também compõe a lista montada pela Unesco sobre representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, desde o ano de 2009.

As Novenas de Aguinaldos

Essa é uma tradição natalina que também está ligada a religião. Ela ocorre nos nove dias que antecedem a data do Natal, e todos os fiéis reúnem com alguns amigos ou vizinhos, em suas casas, em parques, no trabalho, em centros comunitários e nas igrejas, para que possam rezar a cantar juntos.  Além disso, nesses dias também são servidos pratos típicos do natal durante a celebração.

São escolhidos nove dias para representar os nove meses da gravidez da Virgem Maria, mãe de Jesus. Essa tradição teve início por volta do século XVIII, quando Frei Fernando de Jesús Larrea, um padre franciscano, escreveu as orações de aguinaldos. Depois as orações foram modificadas por Madre Maria Ignacia, que acrescentou as alegrias, que são as músicas durante o evento.

Desfile dos Silleteros, em Medellín

Essa é uma das atividades mais populares realizadas na Colômbia, ocorrendo na Feira das Flores, na cidade de Medellín. O desfile ocorre nos primeiros dias de agosto, e para ele, os camponeses das aldeias próximas ao local, montam milhares de flores juntas formando várias coisas, como personagens, monumentos, paisagens, mensagens, e diversas outras coisas bem originais.

Depois de tudo montado, as pessoas desfilam pelas ruas e avenidas, carregando seus arranjos de flores pelas costas em silletas, com diversas pessoas observando e admirando o trabalho feito. Esse é um costume que é passado de geração a geração. Sendo que ocorre desde o ano de 1957, e foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Nação no ano de 2015.

Desfile dos Silleteros, em Medellín

Desfile dos Silleteros, em Medellín

Carnaval De Negros E Brancos, Em Pasto

Essa festa teve origem no século XVI, e ocorre durante os dias 2 até o dia 7 do mês de janeiro. As datas escolhidas são as mesmas da veneração da lua pela população indígena que habitava essas terras. Em cada um dos dias ocorrem celebrações diferentes.

No primeiro dia, o dia 2 de janeiro, há um desfile das colônias, onde os nativos de diversas cidades mostram as suas tradições. No dia seguinte ocorre o Carnavalito, que é uma festa para as crianças. No dia 4, ocorre uma representação da chegada de uma família estrangeira, chamada de Família Castañeda. No dia seguinte é o dia dos negros, dia históricos, dos escravos serem livres. No dia 6 de janeiro é o dia do Branco. E no último dia ocorre a finalização de todas as festividades.

Carnaval De Negros E Brancos, Em Pasto

Carnaval De Negros E Brancos, Em Pasto

Essa comemoração foi declarada Patrimônio Cultural da Nação no ano de 2009 e também Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Festival Folclórico E Reinado Nacional Do Bambuco, Em Neiva

Esse festival teve início no século XVIII, sendo celebrado inicialmente em honra de São João Batista, e depois a união da comemoração de São Pedro. Por volta dos anos 50 esse festival se tornou mais formal, e a partir de então nunca deixou de existir.

Festival Folclórico E Reinado Nacional Do Bambuco, Em Neiva

Festival Folclórico E Reinado Nacional Do Bambuco, Em Neiva

A população se reúne para varias atividades, como passeios a cavalo, canoas iluminadas desfilando, carros alegóricos e muita música. Há concursos de dança e música, onde se dança o bambuco e também danças como o rajaleñas, sanjuanero huilense, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *