Cultura Popular dos Estados Unidos

Os Estados Unidos é considerado uma nação que possui uma mistura de culturas, é multicultural, o que gera um país rico de valores e tradições, graças a esse encontro de grupos étnicos.

Os Estados Unidos é formado por famílias descendentes da emigração pela qual passou nos últimos 5 séculos associadas aos grupos nativos do Havaí e das pequenas populações americanas. Porém, a cultura comum, aquela que predomina nos Estados Unidos é Ocidental, levada pelos imigrantes de proveniência da Europa, mas, somadas aquela da África, levada pelos escravos e também da Ásia. E não só, muitos pessoas da América Latina foram para o país, completando essa mistura de culturas.

Os Estados Unidos já foram um grande sonho para os mais diversos povos, entre eles, os brasileiros. O chamado “sonho americano”, fez e ainda faz que muitas pessoas arrisquem à vida ou entre legalmente no país e depois passem a viver de forma ilegal, almejando uma vida perfeita. Porém, acentuado pela recente crise que viveu, e não só por isso, porque se trata de um estudo não tão novo, os Estados Unidos se intitula uma nação sem classes, o que não é na prática. Estudiosos afirmam que existe sim diferença de classes e que são bem significativas, e mais, isso levaria a problemas de socialização e também de valores e linguagem.

Os mais recentes estudos sobre a nação americana revelaram que a grande maioria das mulheres que vivem nos Estados Unidos trabalham fora de casa e a maioria delas possuem nível universitário.  A idade média de criar família, isto é, de casamento, também é relativamente baixa, em 2007, 58% dos americanos com idade superior a 18 anos já eram casados e 10% divorciados.

Nos Estados Unidos as leis podem variar de um estado para o outro, por isso, em alguns deles, a união civil pode substituir o casamento, em outros não. Em vários deles, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já é permitido, assim como em alguns, a condenação de um crimioso pode chegar a pena de morte.

Cultura Americana: Esporte Preferido

Sim, os americanos são loucos pelo futebol, mas não como nós brasileiros, a preferência deles é outra: futebol americano, o esporte mais popular do país. Porém, desde final do século XIX, o esporte nacional dos Estados Unidos é o beisebol. Outros esportes amados pelos americanos são: o basquete, com a sua famosa NBA e o hóquei no gelo.

Cultura Americana: Culinária

Os americanos são têm “boa fama” quando o assunto é culinária, pelo contrário, dá até para arriscar que o prato preferido deles é o hambúrguer, comida muito popular entre a população americana, que sempre apresenta altos índices de pessoas acima do peso.

No café da manhã os americanos também não fazem por menos: ovos batidos, bacon, cereais, pães, panquecas, pasta de amendoim, o café ralo, que muitas vezes é substituído pelo suco. Porém, na hora do almoço, a comida é mais leve, porque normalmente, o tempo para pausa é mais curto. Nessa hora, muitos recorrem ao fast food.

Outro ponto negativo para os americanos quando o assunto é culinária e comer é pela quantidade de refrigerantes que eles consomem. Ficam em segundo lugar no consumo da bebida no mundo.

Veja outras coisas que fazem parte da culinária americana: milho, abóbora, trigo, peru, cervo de rabo branco, batata doce, batata, carne de porco cozida, muita batata frita, cookies e veado. Podemos ainda acrescentar a essa listinha nada diet: frango frito, torta de maçã, cachorros-quentes, massas e pizza.

Cultura: Televisão e Cinema

Os filmes de Hollywood são famosos no mundo inteiro, no Brasil, por exemplo, sempre batem recordes de bilheteria, superam de longe as produções nacionais. O sucesso cinematográfico americano no Brasil é tão grande, que muitas filmes são lançados em território brasileiro, com a presença das grandes estrelas de Hollywood e não só, alguns escolhem o país como cenário, mesmo que sejam para cenas rápidas.

Não é um simples acaso que fez dos Estados Unidos essa também super portência cinematográfica, a primeira vez que um filme comercial foi exibido no mundo, foi em 1894, na cidade de New York. De lá pra cá, eles foram se aprimorando, aprimorando e jamais foram superados por nenhum outro país.

Sucesso nas grandes telas e também na televisão, aliás, segundo pesquisa, o tempo médio de um americano em frente a tv é de 5 horas por dia. Eles são grandes “consumidores” de seriados, que também fazem sucesso em vários outros países, incluindo o Brasil. Algumas séries, duram anos sem ter a audiência alterada.

Cultura Americana: Música

Um dos estilos vocais que influenciou muito a música americana, essa também, que se espalha pelo mundo todo, foi a negra. Outros ritmos que embalam o país são o blues e o jazz, que teve grandes nomes como Louis Armstrong e Duke Ellington.

Outro ritmo que faz muito sucesso em algumas partes do país é o country, que surgiu na década de 1920 e como não falar o rock, com o seu grande representante, Elvis Presley e Chuck Berry.

Cultura Americana: Filosofia, Artes e Literatura

Já nos anos de 1950, os americanos se destacavam na literatura e um dos grandes nomes da época foi o de Jack Kerouac, que fazia parte da conhecida Geração Beat.

Na literatura, os Estados Unidos sofreu uma grande influência da Europa, isso no século XIX. Podemos citar nomes como: Edgar Allan Poe, Henry David, Nathaniel Hawthorne. Já na metade do século, se destacaram: o poete Walt Whitman e Mark Twain. Veja algumas das grandes obras americanas, consideradas de grande importância para literatura mundial: Moby Dick de 1851, The Great Gatsby de 1925, As Aventuras de Huckleberry Finn de 1885.

Os americanos ainda contabilizam bem 11 cidadãos que foram vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, em 1993, o último a ser premiado foi Toni Morrison. O prêmio de 1954, foi para Ernest Hemingway, que foi apontado como o escritor mais influente do século XX.

Os brasileiros sofrem grande influêncida da cultura americana, pela proximidade e também, pela quantidade de empresas dos Estados Unidos que possuem filiais em território brasileiro. Deles, se imita o modo de vestir, alguns hábitos de vida em sociedade, como o comércio que funciona 24 horas ou o hábito de comer fora, as músicas, os filmes, as grifes que passam a ser objeto de desejo no Brasil, entre outras tantas coisas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *