África do Sul
Um dos países mais fascinantes em todo o planeta com toda certeza é a África do Sul, esse país que fica no extremo Sul do continente africano, é um país repleto de paisagens deslumbrantes, é um país também com uma história muito densa, de muita luta e de muita superação. É um país que nas últimas décadas vem se reerguendo como poucos no mundo o fizeram e que trilha um caminho de desenvolvimento, de civilidade, de harmonia e democracia.
Vamos começar falando sobre a África do Sul, falando sobre os seus idiomas, que oficialmente é tido como o inglês, a língua prevalecente em sua colonização, afinal eles foram colonizados em um período pelos povos holandeses, que depois se retiraram, mas então chegaram os povos ingleses, tidos como os grandes imperadores, mas que na verdade fizeram nesse país uma colonização cruel, racista, assassina e que causou uma devastação imensurável por toda a região. Além do inglês há mais 10 línguas oficiais, que são faladas nas comunidades locais ao redor do país, uma das mais comuns é o africâner. O português também é falado por mais ou menos 1 milhão de sul africanos, mas não está entre as línguas oficiais.
Há quem arrisque a dizer que a colonização que aconteceu na África do Sul pelos ingleses foi uma das mais cruéis já vistas em todo o mundo, ao lado deles estão os portugueses que tanto roubaram de nossa terra brasileira e os espanhóis, que assassinaram, abusaram e massacraram metade das Américas. Acredite ou não, a África do Sul só veio a ser realmente independente na década de 90, com o grande Nelson Mandela tendo sido democraticamente escolhido como presidente do país, o primeiro presidente negro em um país de população nativa negra, isso nos parece um absurdo não é mesmo, que os ingleses tenham tomado conta do lugar por tanto tempo? Pois aconteceu e foi a menos de 30 anos atrás.
A história da África do Sul é muito complexa, ela é uma história muito difícil e necessária de ser estudada, na verdade é uma história que deveria ter mais espaço nos currículos brasileiros, afinal muitos sul africanos vieram para o Brasil como escravos e hoje seus descendentes, junto com descendentes de outras nações, formam o grande povo brasileiro, mas no sistema de ensino ainda estudamos tudo pela ótica europeia, que sempre colocou como heróis aqueles que mais matavam e cometiam crimes, para grande parte do mundo o sistema europeu, roubou e devastou territórios.
A africa do Sul foi o país do apartheid, um dos maiores crimes de direitos humanos já cometidos pela humanidade, apesar de na teoria essa nação ter se tornado independente do Reino Unido no ano de 1931, ainda haviam muitos ingleses poderosos no país, muito mais poderosos do que os negros que realmente tinham direitos sobre a nação, com isso houve um pequeno período de trégua e unidade que durou até o ano de 1948, quando houveram muitas divergências o que ocasionou a ruptura entre os dois grupos, ficando os brancos no poder. Além disso, apensar de não ser colônia mais do Reino Unido, ainda fazia parte de um grupo de países que era chefiado pelos interesses ingleses.
Assim que o Partido nacional chegou ao poder, o partido de ingleses, eles dividiram toda a população do país em três grupos, dos brancos, dos negros e das outras etnias. A população branca ficou com o dinheiro, com o poder e com os direitos, eles tinham um padrão de vida europeu, enquanto que a maioria negra da população era marginalizada, não tinha direito aos mesmos tratamentos de saúde, não tinha direito ao mesmo ensino, não tinha direito as mesmas habitações, os negros sequer frequentavam a mesma escola de brancos, eles eram tratados completamente a margem da sociedade, a expectativa de vida dos negros passou a ser muito menor, muitas crueldades foram realizadas, os negros não podiam sequer votar para escolher os representantes.
Durante todo o século XX, principalmente na segunda metade do século XX, muitas nações do mundo começaram a impor bloqueios de todos os tipos a África do Sul por causa desse sistema de discriminação, no entanto, os brancos mantiveram o sistema até o ano de 1994, as negociações para acabar com as leis de discriminação começaram apenas no ano de 1990, após muitos e muitos anos de guerra civil, de ajuda humanitária de organizações, os brancos ingleses que comandavam o pais aguentaram até o ponto que se tornou insustentável, até o ponto que eles perceberam que eram vergonha mundial, mas se não houvesse pressão, o absurdo do apartheid existiria até hoje.
África do Sul: Curiosidades
Apesar da história da África do Sul, que é tão importante para vermos como caminhava a humanidade antes de nós, para vermos os erros que o ser humano já foi capaz de cometer, temos também muitas coisas boas para falar sobre esse país único e completamente maravilhoso. Ele é o terceiro país no mundo com mais biodiversidade de espécies, além disso é também o país de origem das maravilhosas girafas, um dos animais mais fascinantes do mundo, lá existem também leões, elefantes, rinocerontes, hipopótamos e tantos outros animais fascinantes.
A maior cidade do país é a cidade de Joanesburgo, a sede da administração do país está na cidade de Pretória, que é onde fica o poder executivo da nação, o poder legislativo por sua vez, tem como sede a linda Cidade do Cabo, enquanto que a sede do poder judiciário da África do Sul está na cidade de Bloemfontein. O país ainda conta com muitos problemas sociais, que vem desde muito tempo e que são carregados desde o seu período de colonização, ainda há muitas pessoas vivendo em situações de extrema pobreza e uma boa parte da população negra não tem boas condições de vida, tudo isso foi ocasionado pelos anos de exploração. Hoje o país é considerado uma economia de renda do tipo média, é considerado um país emergente, mas ainda há muito por fazer para melhorar as condições de vida da população.
Hoje a África do Sul é um dos países mais visitados do mundo, o turismo cresceu muito na última década, hoje inclusive a áreas turística e área de serviços representam cerca de 3% de todo o PIB, há muitas reservas e safáris que são procurados pelos turistas, uma pratica ainda vista com certo receio por muitas pessoas que não consideram correto o uso de animais para entretenimento, no entanto, o país vem aumentando os investimentos em ecoturismo, que é uma modalidade do turismo que vista manter a sustentabilidade do meio ambiente e não causar tantos danos, é um turismo integrado a natureza e que respeita a sua bio diversidade.