Deodoro da Fonseca: Ícone Na Proclamação da República

O nome do personagem histórico está presente com destaque nos livros de história por conta do ato que o consagrou no movimento republicano nacional. O marechal lutou contra os interesses imperiais no tabloide político para decretar a Proclamação da República. Os portugueses conquistaram a ascensão do governo em terras nacionais quando D. João chegou com a corte que fugia dos franceses, em 1808. No período regencial, D. Pedro conquistou o apoio do partido brasileiro que buscou reforço para se livrar da condição de colônia, cujo processo exploratório iria se intensificar por conta das Novas Cortes Portuguesas.

Império X República: Deodoro da Fonseca

D. Pedro I assumiu a liderança do país em 1821, seis anos antes de nasceu Deodoro da Fonseca, em Alagoas, figura militar que no futuro foi responsável por proclamar a república, ou seja, o movimento que retirou o poder imperial que se estabelecia nos traços de Pedro II. Entre o começo do império e início dos movimentos republicanos o governo português-brasileiro não trouxe resultados positivos aos brasileiros, o que forneceu munição suficiente para acontecerem insurgências em regiões distintas do país. Os atos republicanos ganharem força entre os representantes da elite nacional no final no final do século XIX. 

Início da Carreira Militar: Deodoro da Fonseca

Na juventude começou a demonstrar destaque na vida militar que em termos práticos representava uma das poucas oportunidades aos jovens crescerem de forma econômica no país independente em termos políticos, mas dependente de infraestrutura na economia no sentido de crescer de forma sustentável e de maior controle político. As dívidas da colonização estavam presentes e o império não conseguiu corresponder aos anseios do país. Antes dos vintes anos, Deodoro terminou os cursos preparatórios à artilharia. Com vinte anos estava presente em destaque nas tropas militares.

Deodoro da Fonseca X Solano Lopes: Guerra do Paraguai

Esteve na frente de batalha em favor do império contra movimentos revolucionários com a ótica republicana que se prosperaram no país, da Revolução praieira até os cercos que acontecerem no território de Montevidéu. Figura destaque na vitória brasileira que acontece durante a Guerra do Paraguai. Há historiadores que colocam a Inglaterra como figura central ao patrocínio do exército nacional no sentido de conter os movimentos comunistas que se prosperavam em terras paraguaias por causa da ascensão de Solano Lopes, o que de forma prática se considerada primeira forma de comuna na América, dezenas de anos antes de acontecer a Revolução Russa de 1917. 

Deodoro da Fonseca X D. Pedro II

Em termos teóricos se considera a vitória na Guerra do Paraguai (que dizimou 1/3 da população masculina paraguaia) como principal influência na vida militar de Deodoro da Fonseca que regressou à pátria com status de herói. Por esse motivo que não foi difícil conseguir apoio popular ao movimento que organizou no sentido de derrubar os portugueses no poder. Brasil não era colônia, mas o comando do país por membros da corte de Portugal representou reveses aos vieses nacionalistas que evoluíram no país depois que os militares brasileiros venceram a guerra e sentiram naquela a oportunidade perfeita para tirar o império do poder e liderar a cartilha da República.

O período não estava favorável aos diferentes segmentos da sociedade brasileira. Igreja católica representou a fé central da época e não estava contente com o esquecimento da religião que proporcionou o império brasileiro. Cafeeiros também não tinham apoio por causa dos interesses nacionais de fazer guerra e solicitar empréstimo que atrasavam o desenvolvimento nacional. 

De Herói Ao Inimigo do Império: Deodoro da Fonseca    

Quando chegou da Guerra do Paraguai o império nacional promoveu a figura de Deodoro como herói nacional. Porém, o clima de amizade começou a se acinzentar, em principal por causa dos boatos progressistas que colocavam o militar ao lado dos ideais republicanos.  Em pouco tempo as tropas que ontem eram aliadas passam a procurar Fonseca no sentido de prender e ao mesmo tempo exemplificar que o poder bélico do imperador não teria piedade com os movimentos contrários à coroa brasileira.

Não se pode ignorar o fato de que o líder militar recebeu traição durante o caminho. Os soldados do império souberam o local no qual estava escondido e seguiram para capturar. Porém, a população que estava cansada dos séculos de exploração por parte de figuras imperiais não deixou os soldados capturar a personalidade militar. Os jornalistas também estavam ao lado do movimento republico, seja nos enfoques de mídia ou como força integrante de contenção física. O Brasil estava unido contra o império e Deodoro da Fonseca representou a maior força contra o poder do império. 

O povo ficou no poder quando as tropas do imperador não conseguiram colocar as mãos em Deodoro. Nesse momento, os populares se reuniram na Pça da Aclamação para proclamar o republica e por consequência assumir o poder via Deodoro no sentido de organizar novas regras a abolir os vestígios portugueses nos códigos legais. Em 25/02/1891, Fonseca assumir o poder executivo, três anos depois de a nação abolir a prática de escravidão. Rui Barbosa assume a Pasta do Tesouro, Benjamim Constant ganhou o poder de comandar a marinha, entre outros nomes famosos fizeram parte do primeiro corpo mandatário no país à época republicana.

A esperança ressurgiu no território nacional. Porém, começo de regimes políticos são modalidades difíceis de serem cumpridas. Deodoro não demonstrou qualidade semelhante nas perícias diplomáticas de forma semelhante ao sucesso que conquistou nos campos de batalhas. Problemas de economia foram cruciais ao Congresso se dissolver em menos de um ano. 

Marechal Mais Conhecido no Brasil

Em virtude das conquistas que obteve não apenas no campo de batalha como também na conquista da primeira era republicana colocam o nome de Fonseca em destaque na história. Por esse motivo seu nome está presente em estações de trens, nas cédulas monetárias em diferentes períodos históricos; Ruas, estradas, cidades, enfim, um mundo de pontos nomeados com o Marechal mais famosos na história do Brasil. Quando assumiu o poder de forma provisória não demonstrava estar no ápice de forma física. Na segunda metade do ano seguinte em que governou, Fonseca morreu por causa de dispneia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *