Filósofo, Físico e Matemático, e muito conhecido também por “Renatus Cartesius”, esse incrível personagem da idade moderna, se destacou muito por seu trabalho que revolucionou a sua época, principalmente no campo da matemática, onde sugeriu a fusão da álgebra com a geometria.René Descartes, nasceu em 1596 na cidade francesa de La Haye. Graduou-se em Direito, no ano de 1616, mas na verdade nunca chegou a exercer a profissão. No ano de 1618, mudou-se para a Holanda e com intenção de seguir carreira militar, alistou-se no exército do príncipe Maurício de Nassau. Apesar dessa intenção de se tornar militar, Descartes, teve seu caminho levado para outros “ares”.
No ano de 1919, realizando uma viagem até a Alemanha, onde afirma que através de um sonho conseguiu ver um novo modelo de sistema matemático e científico, começou a realizar diversos estudos no campo da ciência, metafísica e começa a focar-se em estudos do universo.Em um destes estudos, Descartes, publica em 1643, “Os princípios da Filosofia”, que seria segundo ele, princípios filosóficos que formariam a atual ciência da época. Um ano após (1644) em viagem a Suécia, declara a rainha Cristina, que o universo, tem seu preenchimento por uma espécie de “éter onipresente”, e que os movimentos planetários seriam explicados por esse éter, que favoreceria a criação de ondas, gerados pela rotação do sol.
Sua tese, também dizia que era através deste mesmo éter que a luz se propagava, e atravessava o espaço chegando até nós. Continuou seus estudos a fundo com diversas outras publicações, e no ano de 1650, acabou falecendo de pneumonia, onde passou por dez dias estando doente. Alguns anos após seu falecimento, teve seus escritos colocados na lista da Igreja Católica como livros proibidos.Por ter vivido em uma época muito turbulenta, Descartes, se destacou por ser uma das pessoas que defendia muito o racionalismo, deixando sempre claro que a dúvida é o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
No seu tempo, imperava muitas guerras entre os Protestantes e Católicos na Europa, e foi dessa forma que René, ao viajar muito pelo mundo conseguiu ter a visão de vários costumes diferentes, crenças e tentar conseguir entender um pouco mais da indiferença que um ser humano tem em relação a outra crença diferente da sua.Seu pensamento e filosofia, até os dias de hoje são mencionados com imenso respeito. Sua contribuição para a Matemática, através da Geometria e da Álgebra, serviram de base para estudiosos com Isaac Newton, dentre outros. Seu método Cartesiano, defende uma ideia que a dúvida deve ser levada a sério, e tudo que se diz existir, deve, antes de mais nada, ser provado. Sua grande frase “Ego cogito ergo sum.” – “Penso, logo existo.” , é até os dias de hoje muito citada e lembrada.by Marcelo Marcolino