Documentários Brasileiros Sobre Cultura

O Brasil está repleto de documentários sobre os mais diversos assuntos. Entre os fenômenos discutidos em diversos sentidos está a compreensão do que vem a ser a cultura brasileira, que foi forma com a mistura entre indígenas, africanos e europeia. Brasil é conhecido como o país que está com as portas abertas para todos os tipos de visitante, resultado da cultura do povo que aceita a integração com imigrantes, independente das condições econômicas.

Darcy Ribeiro : O Povo Brasileiro

Documentário com dez episódios que conta a história do desenvolvimento social e econômico do país na tentativa de traçar os aspectos culturais do homem brasileiro. Neste sentido, a história começa em meados da colonização, quando europeus fizeram o contato com os índios e trouxeram os africanos para participarem do desenvolvimento da colônia.

Foi neste momento que a cultura do brasileiro começou a ser originada, ou seja, os filhos da relação existente entre homens e mulheres de diferentes raças formaram o povo caboclo, autênticos brasileiros.

Ninguém imagina como mundo será daqui a cem anos, mas o que sabe é que deve ser diferente do que é hoje. Alguém poderia imaginar que após as Grandes Guerras Mundiais o mundo iria mudar de forma tamanha! Neste sentido, o mundo está se reinventando e junto com ele todas as nações junto com os milhares de grupos que cultuam culturas iguais e dessemelhantes.

Neste sentido, o documentário traz todas as grandes mudanças do país para explicar como as mesmas impactaram nos anseios culturais do povo brasileiro. Em termos gerais a metragem está relacionada com a obra de Darcy Ribeiro, livro que é utilizado até os dias de hoje nas universidades durante aulas de antropologia. Neste sentido, a obra cinematográfica representa alternativa interessante para escapar da linguagem rebuscada de Darcy Ribeiro, direcionada para os intelectuais do início do século XX.

Com frequência surgem especialistas que tornam o tema bastante popular. As explicações são feitas no sentido de qualquer brasileiro entender quais são as fontes das suas origens. Interessante notar ainda que esta obra representa elemento interessante para estudar história do Brasil do início da colonização europeia até os anos noventa do século XX.

Clique neste link e acesse o vídeo de Darcy Ribeiro que conquistou diversos prêmios dentro do continente sul-americano.

Do Lado de Cá : Cultura na Periferia 

Documentário relacionado com a valorização da cultura nas periferias, consideradas como berços culturais ricos e cheios de diversidade em diversos campos artísticos. Futebol na várzea, música, literatura, enfim, os grupos sociais estão em constantes interações sociais que evoluir diversos fatos sociais notórios em níveis mundiais.

Cultura e periferia, duas palavras que são pautas constantes de discussões acadêmicas. O uso impróprio dos significados das duas concepções gera distorções em torno das concepções com relação ao conceito. Existem pensamentos de que cultura somente possui relação com o acúmulo de conhecimentos dos conceitos aceitáveis pela sociedade elitizada, ao passo que o significado antropológico a cultura possui relação com os sinônimos do estilo da vida de povos que se formaram como mais um dos clãs dentro das dezenas que existem em grandes metrópoles.

Cultura não possui relação com acúmulo de conhecimento sobre a história contada apenas pelos vencedores. A própria exclusão do valor cultura da periferia representa método para anular os comportamentos dos sujeitos, levando a crer que fatos culturais estão ausentes da pobreza financeira. Dinheiro e discriminação social são duas barreiras que impedem a evolução do que venha ser a concepção aceitável de valores culturais.

Na batalha pela concepção e valorização cultural se pode perceber o comportamento preconceituoso de parte da crítica que aponta falta de existência de cultura dentro das favelas e locais isolados da riqueza existente na cidade. Este tipo de concepção medida como equivocada para a antropologia está presenta de forma diária nos meios de comunicação. De acordo com especialistas, cultura representa o resultado das interações sociais, de tudo o que foi aprendido no convívio com diferentes membros da sociedade.

Neste sentido, documentários do gênero são importantes para elucidar a compreensão dos mais jovens com relação à valorização da cultura da periferia, que não é pior ou melhor do que a cultuada pela elite, apenas diferente.

Clique neste link e assista ao documentário “Do Lado de Cá: Cultura na Periferia”.

O Veneno da Jararaca – Acesso ao Patrimônio Genético Brasileiro

A Biodiversidade representa tesouro desconhecido não somente entre os brasileiros como também no mundo inteiro. As florestas possuem função primordial no mundo de manter os níveis de calor com menor temperatura, diminuindo assim o efeito estufa e auxiliando os gases de calor no caminho à estratosfera.

Especialistas dizem que entre todas as espécies de fauna e flora dentro do território nacional somente dez por cento estão catalogadas. Neste sentido, ainda existe grande universo para ser descoberto. No entanto, a pesquisa deve ser mais rápida do que o avanço da degradação que pode fazer desaparecer diversas espécies vegetativas que poderia trazer a cura de diversas doenças.

O documentário “Veneno da Jararaca” traz informações relevantes relacionadas com o patrimônio genético em território nacional. Neste sentido, objetiva provocar reflexões referentes aos processos legais, científicos e sociais que permitem acessos diferentes para valorizar o patrimônio genético do Brasil.

No documentário são desencadeadas opiniões de especialistas sobre os respectivos assuntos:

  • 01: Legislação de acesso
  • 02: Acordos internacionais
  • 03: Entraves à pesquisa científica
  • 04: Bioprospeção industrial
  • 05: Registro de patentes
  • 06: Inovação tecnológica
  • 07: Biopirataria
  • 08: Conhecimento tradicional
  • 09: Repartição de benefícios

Guerra do Tráfico no Rio de Janeiro: Repórter Record

Como grande parte dos brasileiros sabem o Rio de Janeiro sofre com a problemática relacionada com o tráfico de drogas. Nos morros e em seus arredores existem policiais e traficantes munidos até os dentes no sentido de entrarem em combate. Diversas balas perdidas afetam moradores que estão nas suas casas ou mesmo nos bailes funks.

As comunidades são vigiadas por 24h por dia pelos traficantes. Na primeira parte os policiais seguem para a favela do Jacarezinho no sentido de combater ações do morro que ainda não está pacificado.

O documentário está dividido em seis partes diferentes dividias por cerca de quinze minutos cada que explica de forma pragmática a situação no Rio de Janeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *