A Cultura
A cultura é o único bem intelectual que pode ser considerado individual e coletivo ao mesmo tempo. Cada povo tem sua manifestação as crenças e seus costumes, tornando-a um bem individual. Porém, todos possuem cultura e também um bem coletivo. Cada grupo social manifesta seus costumes, anseios e pensamento de uma maneira. Usa um canal de escape para demonstrar o que pensa e, talvez, isso seja com o pensamento de guardar para a posteridade as filosofias individuais que permeiam seus povos por séculos ou milênios.
As formas de expressão de costumes são denominadas ‘elementos da cultura’. Estes são divididos primariamente em materiais e espirituais. Entretanto, são considerados elementos materiais aqueles que usam um suporte físico para perpetuar os conhecimentos de um grupo social em específico. Exemplos: artes plásticas, teatro, música, dança. Tais suportes permitem a perpetuação por milênios, da forma de pensar e agir de um povo.
Artes Plásticas
As artes plásticas talvez tenham sido o primeiro meio usado para transmitir conhecimento. Lembremos das pinturas rupestres do período pré-histórico, onde os primeiros homens povoadores do planeta Terra deixaram em paredes de cavernas, desenhos feitos com lascas de minerais, expressando suas formas de caça, costumes de vivência e crenças em forças sobrenaturais como fogo e espíritos provindo dele.
O desenvolvimento da inteligência humana fez o homo sapiens partisse para outras formas de expressão, como pintura em tela, paredes, igrejas, esculturas, mas sempre com uma única finalidade: guardar e transmitir conhecimento. É a partir do estudo de manifestações artísticas que podemos conhecer um pouco mais sobre determinados povos da Antiguidade. Dá-se o exemplo das esculturas gregas, onde percebemos o anseio daquele povo pela busca da máxima perpetuação do homem enquanto ser físico e mental.
A Escrita
A escrita também é um marco na história do homem na forma de transmissão de pensamento, utilizada até hoje na publicação de livros. Foi tão forte seu desenvolvimento que nomeamos a história em antes e depois do surgimento da escrita. É a forma mais clara e comum de permitir entender anseios, devaneios e crenças de um grupo social, pois, com o tempo a oralidade é prejudicada pela memória e, no caso do massacre de um povo, suas lembranças irão perder-se.
Os elementos espirituais da cultura são as crenças e rituais de fé. Irônico como todos eles navegam e usam como suporte os elementos físicos para registro e, assim, arquivamento para a posteridade. A crença de um povo pode ser comum a mais de um grupo social, caso de grandes religiões como cristianismo e protestante, ou individual, como as tribos ritualísticas da África, que perpetuam a crença apenas entre sua tribo de sangue.
Todos os elementos culturais podem ser analisados isoladamente, mas o ideal é ser observada a navegação entre eles conjuntamente, como a forma de fazer uma única cultura. Separados significam algo, mas juntos transmitem muito mais.