Na nossa vida vários são os momentos de tensão e nervoso que acabam gerando certo estresse em nosso organismo. Na vida escolar e acadêmica esses estresses podem ser constantes se não forem bem avaliados, cuidados e tratados. É comum no meio acadêmico haver apresentações orais, que deixa qualquer um muito constrangido e com certo medo devido as avaliações que serão realizadas, mas esse é um medo que deve ser vencido e algumas dicas acerca de postura e forma de falar podem ajudar.
Todos nós precisamos superar o receio de falar em público em algum momento da vida, pois isso será necessário em vários momentos. Alguns superam com maior facilidade devido já possuírem um jeito desinibido e tranquilo, já para outras pessoas esse processo pode exigir um pouco mais de dedicação e esforço e isso deve ser conquistado, pois é importante para a vida profissional, para conseguir subir de cargo na vida e de conquistar mais clientes e pessoas.
Algumas dicas podem ajudar e vamos falar delas nesse texto!
Preparação
É importante que você se prepare antes de uma apresentação. Esse tempo de conhecer um pouco mais sobre o assunto e se planejar para como irá realizar as colocações durante a palestra ajudará a se ter mais confiança e segurança no momento em que for discorrer sobre o tema escolhido.
Outro ponto importante para se conhecer é saber quanto tempo terá disponível para falar sobre o tema e estar preparado para discorrer mais o dobro ou triplo do tempo disponível caso haja oportunidade, assim você irá se sentir muito mais confortável quando for transmitir seus conhecimentos.
Conhecer Público Alvo
Outra maneira de sentir segurança no momento de ir realizar uma apresentação é conhecer antes o público para o qual irá falar, pois isso irá te orientar na sua preparação. Um público infantil demanda a utilização de uma linguagem diferenciada, um público jovem merece uma fala e apresentação mais interativa e um público adulto geralmente uma apresentação mais séria.
Usar Respiração A Seu Favor
Quando vai se falar em público muitos estão tremendo e ansiosos e uma das maneiras para se controlar esses sintomas é usar a respiração a seu favor. Muitos recomendam exercícios de respiração que ajudam a controlar o pânico de falar em público, basta inspirar profundamente prender o ar e soltar devagar. Esses exercícios costumam auxiliar para o inicio das apresentações. Além disso é bom se ter em mente que no momento de apresentar deve se continuar a controlar a respiração, pois muitas das vezes ela se encontra curta e rápida devido a ansiedade e pode atrapalhar oxigenação do cérebro.
Linguagem Corporal
Um dos tópicos que também deve se ter atenção é com a linguagem corporal. As vezes no inicio da apresentação é difícil ser natural e espontâneo, que é o ideal para se passar credibilidade ao público. Então se for apresentar em pé é interessante não se manter em todo o tempo parado, isso irá te ajudar a dissipar o nervoso e também a prender a atenção do público.