Figuras do Folclore: Lendas e Personagens

As lendas e os personagens do Folclore brasileiro são uma parte muito rica da nossa cultura. Em alguns lugares do país, as crenças na veracidade dessas lendas são bastante fortes, mas, além disso, são histórias interessantes que instigam a nossa imaginação. Quem nunca viu alguém na TV dizendo que já viu Saci ou o Curupira?

Para quem se interessa pelas lendas e pelos personagens do Folclore brasileiro, fazemos o convite de continuar lendo esse artigo e saber em detalhes mais sobre essas figuras.

O Que é Folclore?

A definição do dicionário nos diz que Folclore é o conjunto de conhecimentos, tradições ou crenças populares que são expressas através de contos ou mesmo de canções. Trata-se de histórias que conservam tradições e crenças do povo de determinada região.

Uma das principais características das lendas de Folclore é que são passadas de geração em geração, mantendo alguns costumes e hábitos sempre vivos. Uma forma de conhecer melhor um país ou uma região é saber sobre o seu Folclore, pois estaremos conhecendo as principais tradições que foram conservadas ao longo dos anos.

O Brasil tem um Folclore particularmente interessante porque nos permite conhecer mais dos povos que ajudaram a construir a identidade de nosso país, uma vez que todos eles tiveram grande importância na construção dessas histórias. 

Os Principais Personagens do Folclore Brasileiro

Boitatá

O nome Boitatá é indígena e significa cobra de fogo. De acordo com a lenda, o personagem não enxerga nada durante o dia, mas a noite é capaz de ver tudo. A lenda conta que uma noite a lua não apareceu e o breu foi total. Horas depois, o sol também não apareceu e durante alguns dias um vilarejo se viu totalmente na escuridão.

O povo passou a ter frio e fome, uma vez que não era possível cortar lenha para os braseiros e nem mesmo procurar comida. Além disso, ainda começou uma forte chuva que inundou completamente a região.

Durante essa chuva forte, os animais foram morrendo e uma cobra Boiguaçu que acordou do seu sono enrolada numa árvore passou a comer os olhos dos outros animais. Ela comia os olhos, pois eles brilhavam na escuridão e eram a única coisa que ela conseguia ver.

Devido a grande quantidade de olhos que a cobra comeu, ela ficou transparente e brilhante. Dessa forma, ela se transformou no monstro incandescente conhecido como Boitatá. A lenda diz que o Boitatá gosta de assustar as pessoas que viajam pela mata a noite.

Para outras pessoas, o Boitatá existe para salvar as matas. Seja como for, se encontrar um, mantenha os seus olhos bem fechados e não respire muito forte para não ser visto. 

Curupira ou Caipora

Essa lenda do Folclore é indígena e a figura do Curupira ou Caipora é vista como sendo o Pai ou Mãe da mata. Tudo depende se você imagina a entidade como homem ou mulher. Entre os índios Tupis Guaranis, existe ainda outra variação dessa figura que é a Anhanga.

Trata-se de um tipo de entidade do mal que causa doenças e até mortes entre os índios. Se observarmos o Folclore da América Latina e Central, perceberemos que existem figuras muito semelhantes ao Curupira em vários países.

A descrição do personagem em quase todos os casos é de um menino de cabelos vermelhos e que possui os seus pés virados para trás a fim de despistar quem tentar segui-lo. Existem descrições que falam do Curupira como sendo um índio que vive montado em um porco selvagem ou mesmo que tem o corpo todo coberto por pelos.

A função da figura do Curupira é cuidar das florestas protegendo-as contra a devastação e também ajudando os animais a não serem caçados. Dizem que o Curupira é muito rápido e por isso, quando ele passa pela floresta sentimos apenas um vento forte. Além disso, o Curupira tem o poder de ressuscitar os animais que foram mortos sem a sua permissão.

A Caipora é uma variação do Curupira e pode ser tanto homem como mulher. Trata-se de um ser unipede que está sempre andando aos saltos. 

Saci Pererê

O Saci Pererê é talvez o personagem mais famoso do Folclore brasileiro. Trata-se de um menino negrinho que é muito arteiro e adora aprontar com as pessoas. As suas principais características são pular num pé só e fumar cachimbo.

Além disso, as pessoas o descrevem com uma carapuça vermelha que lhe permite ficar invisível, fato que o ajuda ainda mais a aprontar com os demais. O Saci é uma figura que de acordo com a sua lenda mora no mato e cuida da floresta.

Dentre as traquinagens que esse personagem é acusado de fazer estão sumir com objetos, fazer tranças em crina de cavalo, estragar a comida alheia, azedar o leite, dentre outras. A sua marca registrada é um assobio que é uma forma de ele demonstrar que está presente nos locais para as demais pessoas. O Saci vai de lá para cá em rodamoinhos de areia. 

Mula-sem-Cabeça

A lenda da Mula-sem-Cabeça conta a história de uma jovem que se apaixonou e teve um romance proibido com um padre. Por esse motivo ela foi amaldiçoada e todas as noites de quinta para sexta, se transforma em um monstro que é uma mula que não tem cabeça.

Enquanto está transformada no monstro, a moça percorre sete povoados vitimando quem encontrar pelo caminho. De acordo com a lenda, ela come os olhos, unhas e dedos de suas pobres vítimas. Uma curiosidade é que, na verdade, a Mula-sem-Cabeça possui sim uma cabeça.

O que acontece é que, como ela possui uma grande chama na cabeça, não dá para “ver”. O fogo, aliás, é lançado pelo nariz e pela boca da mula. Nas noites em que o monstro está solto, é possível escutar o seu relincho e também ouvir o barulho do seu trote como se fosse um cavalo enfurecido.

Uma dica que as pessoas que acreditam na Mula-sem-Cabeça dão é que se você se deparar com uma, deve deitar no chão escondendo os olhos, dedos e unhas para que ela não te ataque. No caso de alguém arrancar os freios da boca da mula, ela se torna uma mulher novamente e a maldição é quebrada. 

Folclore Personagens

Passada de geração em geração as lendas folclóricas acompanha uma grande importância para a cultura brasileira. O Brasil possui uma grande riqueza quando falamos de cultura, e infelizmente muitas delas são deixadas para traz.

Contendo algumas tradições africanas, europeias, e até mesmo indígenas elas se juntam e formam a cultura do folclore.

Para vocês conhecerem ou recordarem melhor separamos os principais personagens do folclore brasileiro:

  • Iara.
  • Saci Pererê.
  • Mula sem cabeça.
  • Cuca.
  • Lobisomem.
  • Caipora.
  • Cobra grande.
  • Curupira.
  • Boitatá.
Folclore Personagens

Folclore Personagens

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *